
Foto Ricardo Stuckert
A recente descoberta de um câncer na laringe do ex-presidente Lula e o início do tratamento de quimioterapia, foram manchetes dos principais jornais do Brasil e do mundo.
A Presidenta Dilma acompanhada de ministros visitou Lula, que está sob os cuidados da equipe de médicos do Hospital Sírio-Libanês (SP). Ao seu lado, a sua esposa dona Marisa, acompanha tudo atentamente, e as visitas são restritas.
O ex-presidente passa bem após a primeira sessão de quimioterapia, e manda uma mensagem de agradecimento ao povo brasileiro através de um vídeo divulgado pela imprensa.
Simultaneamente, são veiculadas nas redes sociais, blogs, sites e até em grandes empresas de comunicação no Brasil, mensagens absurdas, maquiavélicas, maldosas e com digitais anônimas, embora não seja tarefa difícil, identificá-las de que lado origina-se politicamente falando.
Os ataques cibernéticos de má qualidade e com alto grau de ofensa moral tem sido uma constante quando se fala em comunicações em geral.
Com o ex-presidente Lula não está sendo diferente. Uma enxurrada de comentários, mandando ele se tratar no SUS, dizendo que ele tem um esgoto na boca, desejando a morte, e que ele vai tarde, refletem a maldade humana fétida e descabida.
A internet é a campeã, entretanto alguns jornais de grande visibilidade não ficam atrás quando o assunto é a ofensa à dignidade humana.
Quando se trata de empresas, aonde estão e o que fazem os moderadores e os responsáveis por essas empresas? Eles autorizam tais publicacões, ou nem lêem? Mas de toda forma são os responsáveis e respondem por aquilo que publicam!!!
Quando se trata de empresas, aonde estão e o que fazem os moderadores e os responsáveis por essas empresas? Eles autorizam tais publicacões, ou nem lêem? Mas de toda forma são os responsáveis e respondem por aquilo que publicam!!!
No Brasil, qualquer pessoa pode criar um perfil “falso ou anônimo” e espalhar seus comentários ofensivos e até criminosos contra quem quer que seja. Isto acontece principalmente contra personalidades públicas, embora pessoas de várias camadas sociais diariamente sejam vítimas desses ataques desqualificados.
O que nos deixa cada vez mais indignados é a publicação de tais comentários em algumas das grandes empresas de comunicação do país.
Que colaboração este tipo de ataque leva à sociedade? O que a família pensa a respeito disso? Certamente a família brasileira reprova.
A democracia foi uma importante invenção dos gregos, e uma grandiosa vitória do povo brasileiro. A liberdade de imprensa que chegou junto com a democracia no Brasil não exclui o respeito.
Li em vários jornais, revistas, redes sociais e em emails, comentários aproveitando-se da doença do ex-presidente Lula, sem qualquer fundamento, sem qualquer respeito à dignidade humana, com palavras que violam todas as leis da moral e dos bons costumes de qualquer povo do mundo, e me recuso a reproduzi-las.
Fiquei perplexo e absorto.
Fiquei perplexo e absorto.
Isto não se faz!!!
Qual é o objetivo de quem lança palavras caluniosas, difamatórias ou injuriosas, ou mesmo palavras de ordem que não faz o menor sentido? O pior, é que são reproduzidas por empresas de comunicações de todo o Brasil.
A quem interessa a publicação e a proliferação de afrontas sem limites?
Quais são os objetivos? desestabilizar um governo? Desmoralizar um líder mundial? Desacreditar uma nação? Criar um sentimento de ódio entre grupos e camadas sociais? Fazer apologia e incitar ao crime? Ou simplesmente alegrar-se com a desgraça alheia desejando-lhe que o pior lhe suceda?
O Brasil tem por tradição ser um país de um povo pacífico, onde religiões convivem em harmonia, onde temos a liberdade de expressão e, sobretudo onde não são praticados atos terroristas.
Mas ao contrário desta aparente tranqüilidade, comunidades infiltradas o organizadas multiplicam-se rapidamente, encobertas pelo anonimato e covardemente espalham o ódio, humilhando pessoas de todas as camadas sociais, credos, orientação sexual, cor, etc.
Movimentos ideológicos ou não? Organizados ou não?
De qualquer forma o que nos parece ao ler certos comentários em algumas redes sociais e em algumas empresas de comunicação é que temos ao contrário da aparente tranqüilidade do povo brasileiro, um Estado com, com organizações xenófobas, participantes e comandando no subterrâneo maldoso e covarde do anonimato cibernético uma campanha silenciosa e cruel contra o povo brasileiro.
Deixem o ex-presidente Lula em paz no seu tratamento contra uma enfermidade que pode atingir qualquer pessoa do planeta.
A divergência política, as diferenças ideológicas são partes legítimas e fazem bem à democracia.
Podemos paulatinamente ensinar aos nossos jovens e aos nossos adultos que ainda insistem nas idéias insanes, de que não existem limites para a maldade e que o crime anônimo é apenas uma brincadeira de mau gosto pode não ter um final feliz.
Sociedade civil organizada, vamos fazer uma corrente do bem, da paz e do amor contra a brutalidade e a intolerância midiática.
Senhores Congressistas, esta é a hora de darmos um basta e criarmos elementos jurídicos eficazes contra aqueles que insistem em comandar, aliciar e disseminar o ódio e a prática de crimes seja pela internet ou por empresas de comunicação.
Vamos ao debate nacional!!
Vamos ao debate nacional!!
A prática de insultos criminosos precisa ser combatida por todos.
Parafraseando José Datrino, “ gentileza gera gentileza”. É disto que precisamos.
Senhor ex- presidente Lula, desejamos que o senhor tenha uma ótima recuperação da sua saúde, e que em breve esteja totalmente curado do câncer.
Seja ao ex-presidente Lula, seja ao cidadão humilde, pobre, de classe A, B ou C, todos merecem o mínimo de respeito estando ou não com saúde.
Saúde e Paz a todos!!
Saúde e Paz,Lula!!
Saúde e Paz,Lula!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário