terça-feira, 30 de agosto de 2011

Livro acusa Bush de intromissão na Scotland Yard

Livro acusa Bush de intromissão na Scotland Yard10 de setembro de 2008 12h53 atualizado às 13h0


 

Um livro acusa o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o vice-presidente americano, Dick Cheney, de terem arruinado uma operação antiterrorista da Scotland Yard ao se intrometerem nela por motivos eleitoreiros.

Segundo o livro The way of the world, de Ron Suskind, em julho de 2006, em plena campanha para as eleições para o Congresso dos EUA, o então primeiro-ministro britânico, Tony Blair, falou com Bush da chamada "Operação Overt" contra um grupo que pretendia supostamente derrubar vários aviões sobre o Atlântico usando explosivos líquidos.
Os britânicos precisavam da ajuda dos americanos no Paquistão e decidiram compartilhar com eles a informação que tinham sobre o grupo.
Segundo Suskind, a Casa Branca se precipitou com uma detenção no Paquistão, pois queria demonstrar aos eleitores americanos que a Al-Qaeda continuava sendo uma ameaça, o que obrigou a Polícia britânica a prender vários suspeitos no Reino Unido antes de poder reunir provas suficientes contra eles.
O resultado daquela inoportuna ingerência foi vista quando nesta segunda-feira um júri britânico absolveu quatro dos sete detidos e declarou outros culpados de "conspiração para matar pessoas" ao não poderem demonstrar a existência de um complô para derrubar aviões, como sustentava o promotor.
Segundo o livro de Suskind, ganhador de um prêmio Pulitzer, a operação antiterrotista foi realizada depois que Blair informou a Bush que a Scotland Yard queria esperar ainda algum tempo para reunir mais provas antes de deter os suspeitos.
Segundo Suskind, os especialistas em antiterrorismo britânicos e americanos têm uma forma de atuar totalmente distinta. "Os norte-americanos são muito impacientes e têm o pavio curto, o que motiva queixas por parte dos britânicos", critica.
Dois anos depois, um júri britânico teve a responsabilidade de decidir com provas insuficiente reunidas "se tinham na sua frente um novo 11 de Setembro ou um grupo de loucos". Finalmente, os jurados optaram por esta última opção ao emitir seu veredicto, escreve hoje o conhecido jornalista Simon Jenkins no jornal The Guardian.
Segundo Jenkins, "isto é o que acontece quando uma conspiração criminal se redefine como um ato de guerra. Vira um assunto político".

PRESIDENTE DOS EUA BARACK OBAMA DISCURSARÁ EM WASHINGTON NOS 10 ANOS DOS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO

Obama discursará na Catedral de Washington em 11/09

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursará durante uma cerimônia na Catedral Nacional de Washington para marcar os dez anos dos atentados de 11 de Setembro, anunciou a Casa Branca nesta terça-feira.
O governo norte-americano já havia informado anteriormente que, no dia, Obama visitaria os três locais atacados uma década atrás: o marco zero de Nova York, onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, a sede do Departamento de Defesa (Pentágono) e Shanksville, na Pensilvânia, onde caiu um dos aviões sequestrados.

O secretário de Imprensa da Casa Branca, Jay Carney, fez o anúncio referente ao discurso na Catedral de Washington a jornalistas que acompanhavam Obama numa visita a Minnesota. As informações são da Associated Press.

Ocupação de APPs aumenta mortes em enchentes e deslizamentos

COMISSÕES / CÓDIGO FLORESTAL
Estudo: ocupação de APPs aumenta mortes em enchentes e deslizamentos
Fonte:Iara Guimarães Altafin / Agência Senado
 
[foto]
Estudo promovido pelo Ministério do Meio Ambiente mostra que o número de vítimas nas enchentes e deslizamentos ocorridos no início do ano na região serrana do Rio de Janeiro está diretamente relacionado à ocupação irregular de áreas protegidas, como as Áreas de Preservação Permanente (APPs), previstas no Código Florestal .
Segundo dados do Departamento de Defesa Civil do Rio de Janeiro, citados no estudo, a tragédia resultou em 910 mortos e 662 desaparecidos. Foram 426 mortes em Nova Friburgo; 382 em Teresópolis; 74 em Petrópolis; 22 em Sumidouro; duas em São José do Vale do Rio Preto; duas em Santo Antonio de Pádua; e duas em Bom Jardim. As chuvas deixaram 23.315 desalojados (pessoas momentaneamente impedidas de voltar para casa) e 12.768 desabrigados (pessoas que perderam suas casas) em 15 cidades.
De acordo com o relatório, as áreas mais atingidas são APPs que foram indevidamente ocupadas por atividades agrícolas, obras de infraestrutura ou edificações. Foram mais severamente afetadas pelas chuvas as margens de rios, incluindo pequenos córregos e nascentes; encostas com alta declividade e desmatadas ou modificadas por estradas e casas; e sopé dos morros, montanhas ou serras. Todas essas áreas são definidas pelo Código Florestal como APPs.
O estudo demonstra que os efeitos das chuvas teriam sido significativamente menores se existisse mata ciliar de 30 metros de largura de vegetação em cada margem dos rios e se não estivessem desmatadas e ocupadas as encostas e os topos de morros e serras.
Os pesquisadores também estudaram as conseqüências das chuvas nas áreas com florestas bem conservadas, sem ocupações humanas, e concluíram que o número de deslizamentos foi muito menor, sem consequências em termos de perdas materiais e humanas.
Frente aos resultados, os pesquisadores recomendam que os parâmetros de preservação permanente estabelecidos no Código Florestal sejam mantidos, tanto nas áreas rurais quanto urbanas. Eles também recomendam a adoção de medidas complementares de proteção a áreas sujeitas a riscos de enchentes, erosão ou deslizamentos.

 

Pessoa mais velha do mundo

Índia brasileira comemora aniversário de 121 anos

Fonte - EFE

A organização não-governamental britânica de defesa dos povos indígenas Survival International informou nesta terça-feira que localizou uma indígena brasileira que acreditam ser a pessoa mais velha do mundo, já que em breve completará 121 anos.

MAria Lucimar Pereira e seus familiares (Foto: Survival International)
Maria Lucimar Pereira, uma indígena caxinauá, vive no oeste da Amazônia e diz que comemorar em 3 de setembro seu aniversário com sua família. Maria nunca viveu em uma cidade e atribui sua longevidade ao seu modo de vida saudável, já que só come alimentos encontrados na floresta como carne na brasa, macaco, pescado, mandioca e papinhas de banana - não come sal, açúcar ou alimentos processados.
O diretor da Survival International, Stephen Corry, acredita que isto contribuiu para a longa vida da indígena. "Nós somos frequentemente testemunhas dos efeitos prejudiciais da mudança forçada dos povos indígenas. É revigorante ver uma comunidade que mantém forte vínculo com seu território ancestral e que desfruta dos inegáveis benefícios disso", disse Corry.
Segundo o comunicado da Survival, Maria se mantém saudável e relativamente ativa, tendo sua certidão de nascimento, que foi aprovada em 1985, indicando que nasceu em 1890.
A longevidade é algo muito comum em sua comunidade, conforme um de seus membros, conhecido como Carlos, que afirma que dos seus 80 habitantes, quatro já passaram dos 90 anos.

Brasileira Fabiana Murer é campeã mundial no salto com vara


Fabiana Murer é campeã mundial no salto com vara

Fonte:| Agência Estado



A saltadora Fabiana Murer entrou definitivamente para a história do esporte brasileiro nesta terça-feira. Com ela, o País conquistou a sua primeira medalha de ouro em todas as edições do Mundial de Atletismo. Principal esperança do País na competição, que está sendo realizada na cidade de Daegu, na Coreia do Sul, Murer não decepcionou e foi campeã mundial na disputa do salto com vara ao alcançar 4,85 metros.

A alemã Martina Strutz faturou a medalha de prata ao não conseguir superar os 4,90 metros. Ela atingiu apenas 4,80 metros e ficou com a segunda colocação. O bronze da disputa feminina do salto com vara do Mundial de Atletismo foi conquistado pela russa Svetlana Feofanova, com 4,75 metros.

A melhor marca da carreira de Murer foi obtida em 4 de junho de 2010, com 4,85 metros, que também é o recorde sul-americano da prova, e foi igualada nesta terça-feira. A brasileira já havia sido campeã em 2010, mas do Mundial Indoor, realizado em Doha. Agora, a brasileira conquistou o maior título da sua carreira.

Murer teve estratégia ousada na disputa do salto com vara ao decidir iniciar a disputa apenas na altura de 4,75 metros. E ela passou com facilidade pelo sarrafo. Depois, falhou em um salto, na primeira tentativa de alcançar 4,80 metros, mas passou em seguida. A brasileira superou depois o sarrafo de 4,85 metros. Este salto lhe garantiria o título mundial.

Depois, a brasileira falhou e não conseguiu superar os 4,90 metros duas vezes. Em seguida, tentou alcançar a melhor marca do salto com vara na temporada, com 4,92 metros, mas não teve sucesso novamente. Porém, o seu título mundial já estava garantido.

Yelena Isinbayeva ficou fora do pódio. Recordista mundial do salto com vara e bicampeã olímpica a russa era a principal favorita para a prova e havia sido campeã mundial em 2005 e 2007. Porém, Isinbayeva repetiu a decepção do Mundial de 2009, realizado em Berlim, quando também não conquistou medalha.

A russa falhou na primeira tentativa de superar o sarrafo de 4,75 metros. Depois, tentou alcançar 4,80 metros duas vezes, o que ainda não conseguiu nesta temporada, e voltou a fracassar, sendo eliminada. Assim, concluiu a disputa apenas na sexta colocação. Campeã mundial em 2009, a polonesa Anna Rogowska também decepcionou, não conseguiu alcançar 4,75 metros e terminou a disputa apenas em décimo lugar.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tesouro Nacional - Ministro Mantega anuncia aumento de 10 bilhões no superávit primário


Ministro MantegaAjuste também viabiliza queda na taxa básica de juros - Redução do gasto público permite queda na taxa básica de juros quando BC achar necessário, diz ministro.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou, nesta segunda-feira (29/08) um aumento de R$ 10 bilhões na meta de superávit primário do Governo Central (Tesouro Nacional Banco Central e Previdência) em 2011, que passará de R$ 81,7 bilhões para R$ 91,7 bilhões. O acréscimo equivale entre 0,25% e 0,30% do Produto Interno Bruto (PIB).

Com isso, a meta do superávit primário do setor público consolidado, que inclui estados, municípios e estatais, passa de R$ 117, 8 bilhões para R$ 127,8 bilhões.

O ajuste, segundo o ministro, tem como objetivo “abrir mais espaço” para que os investimentos no Brasil continuem aumentando, garantindo, assim a geração de empregos e o crescimento da economia. Para elevar a meta, o Executivo enviará um projeto de lei ao Congresso propondo a alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Esta é uma medida de conter aumento de gastos de custeio para que haja um contínuo aumento dos investimentos”, disse o ministro, ressaltando a preocupação do governo com a atual situação internacional.

Ele explicou que, medidas como essa de consolidação fiscal, possibilitam que as condições da economia do Brasil neutralizem eventuais consequências da crise de endividamento vivida por Estados Unidos, Japão e Europa.

Para o ministro, a situação internacional pode piorar ainda mais e, em função disso, o país está se preparando para que a desaceleração seja mais “suave”. “Queremos, desta vez, estar ainda mais preparados do que estávamos em 2008 para essa recessão internacional que se avizinha”, declarou Mantega.

Em pronunciamento a jornalistas, o ministro destacou, ainda que o ajuste viabiliza, no médio e longo prazo, a redução da taxa básica de juros (Selic). “À medida que se diminui ou se deixa de aumentar o gasto público, abre-se espaço para que haja uma queda da taxa de juros, quando o Banco Central entender que é possível”, esclareceu.

Mantega explicou, ainda, que, quando houver redução com os juros, será possível aumentar os gastos com investimento. Apenas no primeiro semestre deste ano, os gastos com juros foram de R$ 134 bilhões. Ele ressaltou, no entanto, que o projeto será viável apenas a médio e longo prazo, quando o BC achar conveniente.

O titular da Fazenda ressaltou que o aumento não se dá à custa de cortes adicionais no orçamento. “Este ajuste se dá para impedir o aumento de gastos correntes e não compromete nenhum programa prioritário do governo, porém, caminha no sentido de impedir que haja elevação de gastos correntes, que poderiam ser aprovados, por exemplo, no Congresso brasileiro”, afirmou.

O ministro esclareceu que o país continuará perseguindo a meta cheia de superávit em 2012, ou seja, sem descontar os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A busca por um desempenho fiscal sólido, na opinião de Mantega, é o que distingue o Brasil de países que hoje passam por uma situação de crise. “Ao longo desses anos, construímos um fiscal sólido que se compatibilizou com o crescimento, também sólido, do país”, afirmou.

PIB
O ministro afirmou que a economia brasileira não perdeu o dinamismo e que o governo continua trabalhado com um crescimento entre 4% e 4,5% para o Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, a desaceleração do segundo trimestre não pode servir de base para projeções e que, é preciso aguardar os próximos meses. “Não vejo necessidade de estímulos monetários neste momento, mas temos que estar atentos, porque o cenário muda”, ponderou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/GMF



CONFERENCIA SOBRE A LIBIA INCLUI BRASIL

Brasil será convidado para conferência sobre Líbia, diz Sarkozy.



O presidente da França, Nicolas Sarkozy (direita) e o líder rebelde líbio Mahmoud Jibril, em coletiva de imprensa em Paris. Sarkozy disse que a França continuará as operações militares na Líbia por quanto tempo os rebeldes precisarem.


Após reunião com um dos líderes do Conselho Nacional de Transição (CNT), o presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta quarta-feira que irá convidar Rússia, China, Índia e Brasil para uma conferência sobre a Líbia, que será realizada dia primeiro de setembro, em Paris.
Ao lado de Mahmoud Jibril, segundo no comando político do CNT, Sarkozy afirmou que houve um acordo com o primeiro-ministro inglês, David Cameron, para a formação de uma conferência internacional que vai discutir o futuro da Líbia no período pós-Gadafi.
O presidente francês anunciou, ainda, a criação do conselho "Amigos da Líbia" e que pretende convidar os Brics, grupo das cinco maiores economias emergentes, que inclui o Brasil.
Sarkozy afirmou que continuará com tropas na Líbia, a pedido da Organização das Nações Unidas.

 

 
 
 

Kadafi, esposa e tres filhos na Argélia

Argélia anuncia que 3 filhos de Kadafi e sua mulher chegaram ao país

O Ministério de Exteriores argelino anunciou nesta segunda-feira que a primeira esposa de Muammar Kadafi, Sofia, e três de seus filhos, Anibal, Mohammed e Aisha entraram na Argélia.
Segundo um comunicado recolhido pela agência oficial de notícias argelina "APS", os familiares do deposto líder líbio entraram nesta segunda-feira às 8h45 hora local (4h45 do horário de Brasília) pela fronteira terrestre entre Líbia e Argélia.
A nota que assegura que os filhos viajavam acompanhados de suas famílias, acrescenta que o Ministério de Exteriores já informou ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao Conselho de Segurança e ao presidente do Governo rebelde, Mahmoud Jibril.
Desde a queda de Trípoli nas mãos rebeldes, há pouco mais de uma semana, o paradeiro do coronel líbio e o dos membros de sua família foi uma incógnita e levantou diversas hipóteses e rumores.
Na sexta-feira passada a agência oficial egípcia "Mena", citando uma fonte do conselho militar líbio da localidade de Gadamas, que assegurou que seis veículos, da marca Mercedes, transportaram responsáveis de alta categoria da Líbia à Argélia, e que era possível que entre eles estivessem Kadafi, e seus filhos.
No entanto, no dia seguinte o porta-voz do Ministério de Exteriores da Argélia, Amar Belani, em umas declarações recolhidas pela agência de notícias argelina APS, assegurou que "essa notícia não tem nenhum fundamento" e a negava "de maneira categórica".
No entanto, o próprio Kadafi continua em paradeiro desconhecido, assim como dois de seus filhos Seif al Islam, o rosto midiático do regime, e Hamis, que comanda a brigada que leva seu mesmo nome e que poderia estar envolvido em crimes de guerra e de lesa-humanidade, segundo denunciou nesta segunda-feira de Trípoli a organização Human Rights Watch. 

Russia, um País, um sonho!!!


Российская Федерация
Federação Russa
Bandeira da Rússia
Brasão de Armas da Rússia

Por Jeferson da Silva Figueiredo.

Brasília - DF .A partir de hoje, 29 de Agosto de 2011, iniciarei uma série de postagens  sobre a Russia.
O motivo é simples: Sou auto-didata em russo e morei naquele país entre meados de 2005 e 2006. Aprendi a amar o povo russo, conheci suas tradições, culturas, história, geografia, culinária , música e costumes, viajei sobre os trilhos da Trans-Siberiana, fiz amizades, atravessei rios congelados à pé, sobre Esqui, aprendia falar fluentemente o idioma, e lá retornei outras vezes.
Quero dividir com o mundo tudo que aprendi e convivi com o maravilhoso povo russo.
Publicarei matérias pesquisadas na web, extraídas de livros, jornais, revistas, escreverei sobre minhas experiências no rigoroso inverno Russo, e mostrarei algumas das mais de 4.000 fotos registradas por mim, durante o meu tempo de permanência na Russia.
Espero que todos se divirtam e aprendam o suficiente para apaixonarem-se por aquele país, um dos mais lindos do planeta.
Meu email: domfigueiredo.floripa@yahoo.com.br
Abraços.
Jeferson da Silva Figueiredo

A TRAGÉDIA COMPLETA 300 ANOS



A TRAGÉDIA COMPLETA 300 ANOS
Por Wilson Santos de Andrade

Mais um janeiro negro para os moradores das áreas consideradas de risco, e mais uma vez a sociedade emprega mais energia para identificar um culpado, quando deveria se unir em busca de uma saída definitiva para um mal que completa 300 anos de registro!

Segundo documentos do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, em setembro de 1711, a cidade do Rio de Janeiro experimentou o que seria o primeiro grande evento de inundação (com registro) da cidade, em sua história. Não foi diferente nos séculos seguintes, quando vários eventos foram observados no Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Uberaba, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e em outras tantas vilas Brasil afora.
As enchentes são “fenômenos naturais” que ocorrem quando a precipitação - em alguns períodos do ano - é elevada o bastante para fazer com que a vazão das águas seja muito superior à capacidade de escoamento. Em outras palavras, quando a chuva é intensa e/ou constante, a quantidade de água nos rios aumenta, transbordando para as margens dos rios (áreas de várzeas ou ruas e avenidas) provocando transtorno à sociedade.
Em uma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro, uma precipitação superior a 50 ou 60 mm, em poucas horas, (segundo a Defesa Civil do Rio de Janeiro) já constitui um provável transtorno ao trânsito de veículos e pessoas nessas cidades. Portanto, não parece prudente culpar as “mudanças climáticas” ou “aquecimento global” pelos deslizamentos de encostas, grandes enchentes ou pelas mortes que a cada ano aumentam assustadoramente, porquanto estes desastres antecedem as “mudanças climáticas”.
As mudanças climáticas – ou aquecimento global, decorrentes da ação do homem, com origem na revolução industrial (Séc. XIX) e o no advento de automóveis e caminhões (Sec. XX) não estavam por aí em 1711, muito menos na primeira metade do Séc. XIX. Mas observe o gráfico da evolução da população do Brasil ao longo dos 3 últimos Séculos:







ANO
FONTE
POPULAÇÃO
1711
Celso Furtado – por Estimativa
300 mil
1800
Celso Furtado – por Estimativa
3.2 milhões
1872
1º Censo no Brasil
9.9 milhões
1900
Censo
17,4 milhões
2011
Censo
192 milhões

Diante do quadro acima, não podemos admitir que a atividade humana tenha contribuído para as catástrofes registradas ao longo dos Sécs. XVIII e XIX, ou seja, não se pode atribuir às ações do homem (atividade industrial, excesso de veículos, desmatamento sem controle, etc.) a responsabilidade pelos eventos a seguir:
Os dados abaixo estão disponíveis em alguns endereços eletrônicos como:

Set/1711 – “Grandes inundações são registradas no Rio de Janeiro”.
04/04/1756 – “Um grande temporal atingiu o Rio de Janeiro a partir das 13 horas. Foram 03 dias consecutivos de chuvas fortes que inundaram toda a cidade provocando desabamentos de casas fazendo inúmeras vítimas”.
10/02/1811 – “Outras inundações castigaram o Rio de Janeiro entre os dias 10 e 17 de fevereiro de 1811, o que ficou conhecida como “águas do monte”, em virtude da grande violência com que a enxurrada descia os morros da cidade. Fala-se em dezenas de vítimas e enormes prejuízos materiais. O Príncipe Regente determinou que as igrejas ficassem abertas para acolher os desabrigados”.
1822- “O governo provisório de São Paulo está muito preocupado com as recentes inundações do Rio Tamanduateí, o que atrapalha muito o comércio e o deslocamento de pessoas”. Documento da época... “todos padecem grandíssimos encommodos no tempo das águas por ficar o caminho intransitável”. Toda esta várzea tem ficado sempre no miserável estado de terem nella morrido animais empantanados á vista da cidade. (Registro Geral em 11.04.1822)
1823 – “A cidade de Porto Alegre (RS) teve a maior parte de suas plantações destruída pelo efeito das águas de enxurradas”.
1847- “Em 1847, outra enchente, também em setembro, castigaria a cidade de Porto Alegre. No ano seguinte, uma nova inundação. A enchente de julho inundou partes do Caminho Novo (hoje Voluntários da Pátria) A correnteza bloqueou ainda a recém construída ponte de acesso ao Menino Deus. Tais eventos se repetiram em 1873, 1879, 1885, 1897, obstruindo o serviço de bondes e deixando a Rua dos Andradas debaixo dágua, com o Guaíba sempre a mais de 3 metros acima da calha”.
1850 – “No dia 1º de janeiro de 1850, abateu-se sobre a capital paulista um intenso temporal, cuja lembrança manteve-se viva por longo tempo na memória paulistana. É fato que a cidadezinha daquele tempo estava habituada às enchentes de verão, que desde sempre alagavam as várzeas do Tietê e do Tamanduateí”. (Eudes Campos – historiador).
1863Se olharmos para a edificação [paulistana] alguma coisa há na realidade de novo, mais sólido e de melhor gosto, graças a inundação de 1850, que lançou por terra oitenta e tantas casas da antiga edificação de terra e bosta; mas isto é em relação aos particulares, porque no que diz respeito a obras públicas nada vemos por ahi que attraia a attenção.” (jornal “Doze de Maio”, edição de 08 de junho de 1863.)
Fragilidade, teimosia, incompetência e descaso com a lei.
Na verdade, o que se depreende do quadro acima, é que quanto mais a população ocupa, desordenamente, as áreas urbanas, sobretudo as encostas e aquelas áreas posicionadas no caminho das águas, aumentam as tragédias com perdas humanas e materiais.
O Brasil sempre experimentou trombas d’água, o que não se pode evitar. Mas, as tragédias, estas podem ser minimizadas com ações enérgicas de remoção e realocação de construções residenciais para fora das áreas de risco. Estamos lidando com problema de Política de Desenvolvimento Urbano e não de Aquecimento Global, o que, todavia, não pode ser relegado ao esquecimento, mas nem por isso culpado diretamente pelas tragédias pluviais urbanas.
O fenômeno climático (grande precipitação de chuva) está por aí desde sempre. O fato é que os cidadãos se põem de frente para as águas e sem a devida proteção contra tal fenômeno o que, invariavelmente, resulta em tragédia com mortos, desabrigados, crianças órfãs e sonhos desfeitos.
Antigamente, as margens dos rios faziam o controle natural da água em excesso. O solo contíguo a rios e lagos sempre esteve preparado para receber as inundações nas épocas de cheia, absorvendo a maior parte da água que transbordava dos leitos. Com a ocupação urbana, as vilas foram ficando mais densamente ocupadas e o solo, que antes absorvia a água, ficou impermeável pelo asfalto e pelo concreto. Galerias pluviais necessitam manutenção e redimensionamento quase que constantemente.
A ocupação desordenada de áreas urbanas; a construção de residências com pouca estrutura de sustentação nas encostas e a margem de córregos, rios e lagos; falta de política urbana que proteja as florestas municipais, somadas às grandes precipitações de chuva, que têm sido registradas desde 1711, formam a equação perfeita para sucessivas tragédias, que parecem não ter fim.
A ONU nos lembra que somos o segundo pior país em ações de redução de moradias em favelas, dentre 30 países estudados, entre 2000 e 2010. (Fonte – Conferência das Cidades – dez/2010).
No dia 10 de julho de 2011, o Estatuto da Cidade completará 10 anos. O instrumento regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, e ali consta tudo o que se deve respeitar para um convívio pacífico da sociedade com a natureza. É um dos tratados mútuos de não agressão a disposição da sociedade brasileira.
Se o homem honrar o que diz o Estatuto das Cidades, por exemplo, a natureza não mais lhe roubará a vida ou o patrimônio.
* * * * * *
Assessoria Técnica – CMMC – Em 03.02.2011

Russo é preso acusado de comer homem que conheceu em site homossexual

Russo é preso acusado de comer homem que conheceu em site homossexual


A polícia prendeu um russo de 21 anos que disse ter literalmente comido outro homem de 32 anos a quem conheceu em um site para homossexuais, indicou nesta segunda-feira a comissão investigadora da região de Múrmansk (noroeste da Rússia).
O jovem disse ter convidado a vítima para sua casa no dia 19 de agosto. Depois de esfaquear o convidado, o cortou em pedaços e o comeu. Durante uma semana, afirmou, cozinhou os restos e preparou croquetes e salsichões, acrescentou a comissão investigadora.
Seu "único motivo (...) era provar carne humana", segundo o chefe desta comissão, Fiodor Bliudionov, indicou a agência Ria Novosti. Optou por ter contato com sua futura vítima por meio de uma página para homossexuais por considerar que se trata de uma pessoa "reservada que prefere não divulgar os contatos que tem", acrescentou Bliudionov.

RICARDO GOMES, TÉCNICO DO VASCO É OPERADO E FICA EM OBSERVAÇÃO

Fonte. Agencia Estado
A cirurgia do técnico Ricardo Gomes chegou ao fim por volta das 23 horas de domingo. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Pasteur, a delicada operação foi um sucesso e as próximas 72 horas serão decisivas para definir seu estado de saúde, que ainda é considerado grave. O treinador sofreu um acidente vascular encefálico, com hemorragia, na tarde de domingo, durante a partida entre Vasco e Flamengo, que terminou empatada por 0 a 0 no Engenhão.

Ricardo Gomes foi operado para drenar o sangue de seu cérebro, a fim de reduzir a pressão intracraniana. Ele ficará em observação no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital no bairro do Méier, no Rio de Janeiro. "O Club de Regatas Vasco da Gama informa que a cirurgia para drenagem de hematoma cerebral, a que foi submetido o treinador Ricardo Gomes, foi bem sucedida", afirmou o Vasco, em nota oficial.

"O procedimento cirúrgico foi realizado pela equipe do neurocirurgião, José Guache, com o apoio de todo o departamento médico do Vasco. As próximas 72 horas serão determinantes para avaliar possíveis sequelas, que se houver, poderão ser reversíveis", completou o clube carioca.

O treinador, de 46 anos, começou a passar mal aproximadamente aos 20 minutos do segundo tempo do clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ele se sentou no banco de reservas e levou a mão à boca. O médico do time da Gávea, José Luiz Runco, auxiliou no atendimento inicial.

Ainda não há nenhuma informação em relação à sequela. O presidente vascaíno Roberto Dinamite, o goleiro Fernando Prass, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o ex-jogador Geovani são alguns dos amigos que foram ao local prestar solidariedade aos filhos e à mulher de Ricardo Gomes.








Dia nacional de combate ao fumo

A ofensiva do MS contra o fumo - Fonte Portal do Ministério da Saúde.
A luta contra o tabaco, hoje já visto como uma droga que causa dependência e graves transtornos a seus usuários, é dura. Sofisticadas e eficazes campanhas de marketing garantem à indústria do fumo sua expansão. No Brasil, o Ministério da Saúde busca apoio na sociedade para o projeto de Decreto Legislativo nº 602/04 que ratifica a Convenção-Quadro, documento internacional que propõe estratégias para controle do tabaco e derivados. No dia 31 de maio 2005, o Dia Mundial sem Tabaco, data instituída em 1987 e celebrada nos 192 países que compõem a OMS, o Ministério da Saúde enviou ao Senado Federal uma petição pública com 24 mil assinaturas solicitando que os senadores aprovem o projeto de decreto legislativo que ratifica a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, já validada pela Câmara dos Deputados em maio de 2004.

Em 1999, durante a 52ª Assembléia Mundial da Saúde, a OMS acordou junto a seus 192 estados-membros o início de um processo de elaboração da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, o primeiro tratado internacional de saúde pública da história da humanidade. Em 2003, durante a 56ª Assembléia Mundial da Saúde, o texto foi aprovado por unanimidade e todos os países se comprometeram a colocá-lo em prática. A Convenção-Quadro propõe padrões internacionais para o controle do tabaco, com providências relacionadas à propaganda e ao patrocínio, à política de impostos e preços, à rotulagem, ao comércio ilícito e ao tabagismo passivo, dentre outras medidas. Esse tratado não substitui as ações nacionais e locais para o controle do tabaco de nenhum país, mas estabelece padrões mínimos para essas ações.

O Ministério da Saúde também lançou, em 31 de maio de 2004, uma campanha nacional contra o fumo com o slogan "O cigarro causa prejuízo para o Brasil". A iniciativa engloba distribuição de folhetos e cartazes em todo o País, além de informações por rádio e televisão. As mensagens falam sobre os riscos que o fumo traz ao usuário e sobre o gasto de dinheiro que poderia ser aplicado na alimentação, na educação e na saúde de quem mais precisa. A campanha também mostra que (a maioria d)as pessoas dos países em desenvolvimento são (mais) vulneráveis aos efeitos da propaganda, graças à grande desinformação sobre os riscos do cigarro - por isso, desde 2000 é proibida por lei federal a veiculação de propaganda de cigarros na mídia no Brasil. E avisa que câncer, enfisema pulmonar, hipertensão arterial, derrames e problemas cardíacos são algumas das doenças causadas pelo fumo e que vão dificultar ainda mais a vida dessas pessoas. Ao tirar a saúde e os alimentos de milhões de trabalhadores fumantes, o fumo também está reduzindo suas chances de trabalho. A campanha enfatiza, ainda, que o governo gasta bilhões de reais por ano no tratamento de doenças causadas pelo fumo.

Em termos de Promoção da Saúde, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo diversos projetos de controle do Tabagismo, envolvendo o Instituto Nacional de Câncer/Coordenação de Prevenção e Vigilância; Secretaria de Vigilância à Saúde/Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis. Estas ações apóiam-se em atividades educativas para disseminar informações para a comunidade e promover ambientes livres de tabaco, além da mobilização de iniciativas legislativas e econômicas que contribuam para criar um macro ambiente social favorável à redução do consumo.

Dentre essas ações podemos destacar o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer,  (objetiva com) tem como objetivo que a população busque uma vida saudável - o que inclui, é claro, dizer "não" ao tabaco. Para isso, o (instituto) INCA tem parcerias com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde em prol de uma educação contra o fumo, inclusive no sentido de evitar que jovens se iniciem no consumo e no tabagismo. Realizar congressos, seminários, divulgar os perigos do fumo nos meios de comunicação e capacitar líderes comunitários, estão entre as ações do programa, que tem sido referência em apoio técnico a processos e projetos de lei.

Em cumprimento à Lei 9294/96, Art. 2º, ainda foi instituído o programa "Ambientes Livres do Tabaco" que visa induzir, regular e certificar recintos coletivos, privados ou públicos que proíbam o uso de produtos fumígeros. Neste sentido, o Ministério da Saúde, por meio da SVS, irá repassar recursos (à) aos Estados para implementarem ações referentes ao controle do tabagismo. Este projeto envolve a Vigilância Sanitária, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Secretaria de Vigilância à Saúde e o INCA.

Brasil Saudável - Orientações sobre o tabaco

Ricardo Gomes é operado para drenar sangue do cérebro

Fonte Agencia Estado.
A cirurgia do técnico Ricardo Gomes chegou ao fim por volta das 23 horas de domingo. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Pasteur, a delicada operação foi um sucesso e as próximas 72 horas serão decisivas para definir seu estado de saúde, que ainda é considerado grave. O treinador sofreu um acidente vascular encefálico, com hemorragia, na tarde de domingo, durante a partida entre Vasco e Flamengo, que terminou empatada por 0 a 0 no Engenhão.
Ricardo Gomes foi operado para drenar o sangue de seu cérebro, a fim de reduzir a pressão intracraniana. Ele ficará em observação no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital no bairro do Méier, no Rio de Janeiro. "O Club de Regatas Vasco da Gama informa que a cirurgia para drenagem de hematoma cerebral, a que foi submetido o treinador Ricardo Gomes, foi bem sucedida", afirmou o Vasco, em nota oficial.
"O procedimento cirúrgico foi realizado pela equipe do neurocirurgião, José Guache, com o apoio de todo o departamento médico do Vasco. As próximas 72 horas serão determinantes para avaliar possíveis sequelas, que se houver, poderão ser reversíveis", completou o clube carioca.
O treinador, de 46 anos, começou a passar mal aproximadamente aos 20 minutos do segundo tempo do clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ele se sentou no banco de reservas e levou a mão à boca. O médico do time da Gávea, José Luiz Runco, auxiliou no atendimento inicial.
Ainda não há nenhuma informação em relação à sequela. O presidente vascaíno Roberto Dinamite, o goleiro Fernando Prass, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o ex-jogador Geovani são alguns dos amigos que foram ao local prestar solidariedade aos filhos e à mulher de Ricardo Gomes.

sábado, 27 de agosto de 2011

Bonde de Santa Tereza descarrila, mata 5 pessoas e fere outras 54 pessoas no Rio de Janeiro.

RIO  DE JANEIRO -  Cinco pessoas morreram e 54 ficaram feridas na tarde deste sábado 27 Jul 11, depois que um bonde de Santa Teresa descarrilou e tombou quando descia a Rua Joaquim Murtinho, na altura do número 273, perto do Largo do Curvelo. Segundo o comandante do Destacamento de Bombeiros do bairro, Fábio Couri, quatro morreram na hora. Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Entre os mortos, estava o motorneiro que conduzia o veículo. Segundo testemunhas, ele fazia aniversário neste sábado.
Dezesseis feridos foram levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro; seis, para o Hospital do Andaraí; e cinco para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Outros 27 foram levados de ônibus para outras unidades. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, o estado de quatro vítimas é grave. Segundo a secretaria municipal de Saúde, alguns feridos precisam ser operados.
- O bonde estava super lotado e naturalmente isso contribuiu para o acidente - afirmou Simões. - A perícia está no local, mas é preciso ressaltar que o acidente aconteceu num lugar delicado, numa descida em curva.
O secretário de Transportes, Julio Lopes, esteve em Santa Teresa à noite e lamentou o acidente, que, segundo ele, representa uma tragédia para o turismo na cidade. Lopes disse que o serviço de bondes no bairro ficará suspenso até que sejam apuradas as causas.
O secretário, que foi vaiado ao chegar no local do acidente, admitiu que o bonde passava por reformas, mas informou que os reparos ainda não tinham sido concluídos. Segundo ele, há informações de que o bonde estaria super lotado.
- A questão da superlotação e do uso inadequado é algo que nos preocupa muito e temos informações preliminares de que o bonde estava muito cheio - disse ele. - Foi uma fatalidade, uma tragédia e teremos transparência na apuração deste caso.
  Algumas testemunhas disseream que o bonde perdeu o freio. O comandante dos bombeiros disse, porém, que apenas a perícia pode comprovar o que de fato causou o acidente.
O secretário informou ainda que a secretaria de Transporte está em entendimento com o Ministério Público para fazer um TAC (termo de ajustamento de conduta).
- Estamos preocupados com o funcionamento dos bondes há muito tempo, precisamos recuperar e reordenar o seu uso - acrescentou.
Embora seja o mais grave, este não é o primeiro acidente com o transporte em Santa Teresa. Em junho, o turista francês Charles Damien Pierson morreu após escorregar do bonde onde passeava e  que passava sobre os Arcos da Lapa. Ele viajava no estribo quando escorregou e caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros.
Em 2009, a professora Andreia de Jesus Resende, de 29 anos, morreu e outras dez pessoas ficaram feridas após um bonde perder o freio numa ladeira de Santa Teresa e ser atingido por um táxi. Ao deixar o veículo em pânico, a professora foi atropelada por um ônibus.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ministra Ideli em audiência com a presidenta Dilma e a bancada do Partido Verde (PV)

Ministra Ideli Salvatti em audiência com a presidenta Dilma e a bancada do Partido Verde (PV)

Ministra Ideli em audiência com a presidenta Dilma e a bancada do Partido Verde (PV)
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff, acompanhada da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatt e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, recebe a bancada do Partido Verde (PV)







Noticias sobre o show de Ricky martin no Brasil


Sem namorado, Ricky Martin chega ao Brasil


                                              
Neto Lucon, da Container Conteúdo

O cantor Ricky Martin já está no Brasil! O astro porto-riquenho, que fará show em São Paulo nesta sexta-feira, 26, desembarcou na manhã de quinta-feira, 25, no aeroporto internacional de Guarulhos.

Rick estava em Miami, Estados Unidos, e chegou sem a companhia dos filhos gêmeos – Valentino e Matteo – e do namorado, Carlos Gonzáles Abella.

Animado com a vinda, ele chegou a comemorar em seu Twitter há uma semana: “#Brasil está pronto? Eu vou aí na próxima semana! Vamos fazer barulho! #show em São Paulo, Rio, Porto Alegre”, escreveu o artista no microblog.

Os shows estão agendados para os dias 26, em São Paulo (Credicard Hall), 27, no Rio de Janeiro (Citbank Hall) e dia 30, em Porto Alegre (Ginásio Gigantinho).


 

“DILMA a poderosa” e a imprensa.

A “poderosa” e a imprensa – Observatório


Luciano Martins Costa faz comentário no programa radiofônico do OI, postado no portal:


A informação [sobre o ranking da Forbes, que aponta a presidenta Dilma como a terceira mulher mais poderosa do mundo] foi divulgada com sobriedade nos telejornais da noite de quarta-feira (24/8) e repercutiu até os últimos noticiários, permanecendo discretamente nas páginas de imprensa na internet até a manhã de quinta, dia 25. Também está nos jornais de papel, embora sem chamadas de primeira página [correção; está no Globo, fora do título, e no Correio e no BE] (...)

Em 2009, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi cotado em 33º lugar na lista dos homens mais poderosos do mundo elaborada pela mesma Forbes, o destaque foi dividido com o agroempresário Blairo Maggi, listado na 62ª posição entre os 67 nomes.

Na ocasião, Lula foi considerado importante por governar “o maior produtor de alimentos do mundo, o maior exportador de açúcar, de suco de laranja, de café, de carne e de frango”, e por seu projeto de explorar as reservas de petróleo do pré-sal.

Maggi foi destaque por ter ajudado a transformar a soja no maior produto de exportação brasileiro, e no seu perfil aparecia ainda que foi acusado de desmatar a Amazônia mas conseguiu se redimir com um projeto de compensação financeira para agricultores que preservam a floresta.

No perfil da presidente Dilma Rousseff, a revista Forbes a apresenta como “a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina”.


Dilma fica em posição de mais destaque do que outras chefes de Estado ou dirigentes de instituições importantes, como Sonia Gandhi, presidente do Partido do Congresso da Índia, que no ano passado era a segunda colocada e neste ano ficou em sétimo lugar; Christine Lagarde, diretora-presidente do FMI, em nono; e a presidente argentina Cristina Kirchner, 17ª colocada.

Analistas consultados por jornais brasileiros consideram que a posição de Dilma Rousseff reflete a importância que o Brasil assumiu no cenário mundial.


(...) o modo discreto como os jornais brasileiros publicaram a notícia reflete certo conservadorismo, como se a imprensa nacional ainda tivesse reservas com relação ao fato de ter uma mulher na presidência da República.


Pode parecer picuinha de observadores da imprensa, mas junte-se esse fato ao recente noticiário sobre as mudanças que a presidente vem fazendo em seu ministério e em cargos importantes do governo, no rastro das denúncias de corrupção, e pode-se suspeitar de certo paternalismo em relação à mulher que dirige o país.


A insistência com que os jornais procuram “empurrar” a chefe do governo para fora do seu núcleo partidário e, principalmente, para uma posição de confronto em relação ao seu antecessor e padrinho político, Lula da Silva, também deve ser levada em consideração.


(...)


Nas edições de quinta-feira (25/8), não dá para ignorar a frustração dos jornais com a declaração da presidente da República de que sua missão não é fazer faxina política, mas eliminar a miséria.


Ao participar de jantar festivo que lhe foi oferecido pelos próceres do PMDB, Dilma reafirmou a aliança que apoia seu governo e fez desandar de vez a corte que lhe faziam os jornais.


Os editoriais que se seguem não escondem o despeito pelo fato de que a presidente repudia a condição de “faxineira” que lhe pretendeu aplicar a imprensa – de resto, um dos ícones da condição feminina na sociedade brasileira.


A se observar, a partir desta data, o fim da lua de mel que lhe queria impor a imprensa.