sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vaso sanitário capaz de transformar dejetos em adubo e combustível


Bangcoc, 19 jul (EFE).- Um grupo de cientistas de Cingapura criou um vaso sanitário ecológico que transforma a urina e as fezes em adubo e combustível através de um sistema que ainda economiza até 90% de água.

Os pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang anunciaram que o protótipo do No-Mix Vacuum começará a ser utilizado em 2013 nos banheiros da instituição acadêmica de Cingapura, um dos países mais desenvolvidos da Ásia.

"A Universidade está produzindo seu próprio vaso sanitário para o ano que vem. Várias companhias, incluindo imobiliárias e até um parque temático já mostraram interesse no sistema de evacuação desde que foi anunciado (no final de junho)", contou à Agência Efe Lester Kok, do Departamento de Comunicação do centro.

O vaso ecológico é equipado com dois recipientes que recolhem separadamente os dejetos líquidos e sólidos, além de um sistema de sucção similar ao utilizado em aviões.


A urina é transportada a uma câmara onde se decompõe em nitrogênio, fósforo e potássio, utilizados como adubo, enquanto os excrementos chegam a um biorreator que os processa e transforma em biocombustível de metano.

O gás metano é inodoro e pode ser utilizado para substituir o gás natural no fogão e ainda pode ser empregado como gerador de eletricidade.

"O sistema No-Mix Vacuum não exige que o vaso sanitário esteja conectado aos encanamentos da rede de hidráulica e ao esgoto", explicou Kok.

O vaso sanitário usa apenas 200 ml de água para evacuar a urina e um litro para os dejetos, o que representa 90% de economia em relação ao sistema convencional, que utiliza de quatro a seis litros a cada vez.

Com uma média de cem usos por dia, o banheiro idealizado pelos pesquisadores de Cingapura utiliza 160 mil litros a menos em um ano, suficiente para encher uma piscina de 160 metros cúbicos.
O professor Wang Jing-Yuan, diretor do projeto, afirma que o sistema que leva o material, que também transforma as sobras de comida e outros resíduos orgânicos em fertilizante e energia, representa um método de reciclagem mais eficiente e barato, já que realiza esse processo de forma automática.

"Separando os dejetos humanos domésticos e processando-os in situ, economizaremos a verba dos processos tradicionais de reciclagem, já que o sistema inovador utiliza um método mais simples e barato para produzir fertilizantes e combustível", defende Wang, doutor em tecnologia ambiental pela Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos).

A universidade singapuriana negocia agora com as autoridades da cidade-Estado a instalação de protótipos nas casas de uma área residencial que se planeja construir e acredita que cidadãos de outros países possam adotar os banheiros ecológicos nos próximos três anos.

Segundo os pesquisadores, o sistema também foi pensado para hotéis e construções afastadas que não contam com rede hidráulica e saneamento e precisam de certa autonomia.

O dispositivo No-Mix Vacuum faz parte de um programa iniciado há dois anos com um financiamento de dez milhões de dólares singapurianos, (cerca de US$ 7,8 milhões), concedido pela Fundação Nacional de Pesquisa de Cingapura.

A Universidade Tecnológica de Nanyang apresentou o projeto na feira de ciência e tecnologia WasteMet Asia 2012 em 4 de julho em Cingapura e assinou um acordo de colaboração com o Centro de Engenharia da Terra da Universidade de Colúmbia (Estados Unidos).

Carteira de identidade agora é gratuita


SÃO PAULO - A partir desta quinta-feira (19) passa a ser gratuita a emissão da primeira via da carteira de identidade para os cidadãos de todo País.

Publicada no Diário Oficial da União, a medida agora sancionada pela presidenta Dilma Rousseff altera a lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983.

Homem “tranca” a vagina de esposa com cadeado e é preso

O indiano Sohanlal Chauhan (foto), um mecânico de 43 anos, foi preso na cidade de Indore sob a acusação de lesão corporal grave e crueldade. Para garantir a fidelidade da esposa, ele instalou um cadeado no órgão sexual da mulher.

Ele perfurou a vagina de Sita Chauhan, de 38 anos, com uma agulha e depois inseriu um cadeado nas duas extremidades da agulha, fechando a entrada da vagina dela.

A ideia surgiu há cerca de quatro anos. Desde 2008, sempre que viaja, ele tranca a vagina da esposa. O caso foi descoberto em um hospital, após Sita ter tentado se matar.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Impunidade: Acidente da TAM completa 5 anos sem julgamento

Passados cinco anos da tragédia com o Airbus A320 da TAM que matou 199 pessoas, nenhum dos denunciados pelo acidente foi julgado. Parentes das vítimas ainda aguardam a conclusão do processo. Nesta terça-feira (17), as vítimas da tragédia com o voo JJ 3054 serão homenageadas durante a inauguração da Praça Memorial 17 de Julho, no Campo Belo, em São Paulo.

O acidente aconteceu às 18h51 do dia 17 de julho de 2007. Um Airbus A320 da TAM, que voava de Porto Alegre para São Paulo, não conseguiu pousar no aeroporto de Congonhas, ultrapassou o fim da pista e bateu contra o prédio do setor de cargas da TAM, próximo à cabeceira da pista. Houve uma explosão, matando todos os 187 ocupantes do avião. Outras 12 pessoas morreram em solo.

O Ministério Público (MP) denunciou três pessoas por atentado contra a segurança de transporte aéreo: Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, diretor de Segurança de Voo da TAM, na época; Alberto Fajerman, era vice-presidente de Operações da TAM; e Denise Maria Ayres Abreu, então diretora da Anac.

O memorial às vítimas do acidente foi construído em torno da única árvore próximo ao local do acidente que suportou a explosão. O local foi criado pela Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ3054 (Afavitam) em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O espaço foi construído no terreno em que ficava o prédio da TAM Express, destruído com o choque da aeronave.

No centro da praça, 199 luzes iluminaram o espaço. O número de lâmpadas faz referência ao total de vítimas do acidente.

Dieta : Dona de casa sem remédio nem cirurgia perdeu 76 quilos



Dieta : Dona de casa sem remédio nem cirurgia perdeu 76 quilos

Quem olha a fotomontagem acima não acredita que as duas mulheres são a mesma pessoa. Nem mesmo a dona de casa Maria Ponzetta (1,76 m de altura), 45 anos, se reconhece nas fotos antigas, quando ela chegou a 145 kg. Hoje, com 69 kg, ela comemora não só a vitória em relação à balança, mas também as conquistas que essa mudança proporcionou na vida dela. Maria não recorreu a nenhum tipo de cirurgia nem remédios. Ela garante que reeducação alimentar, prática de atividade física e bom senso são o casamento perfeito para o emagrecimento saudável.

Mas foi preciso chegar ao fundo do poço para que a dona do blog Emagrecer é Possível criasse coragem para iniciar essa árdua luta. Diagnosticada com lúpus eritematoso sistêmico, uma doença inflamatória autoimune que pode ser fatal e é complicada com a obesidade, Maria ainda recebeu a notícia de que o marido havia sido demitido após 22 anos de emprego.

“Eu vivia no hospital, perdi o rim esquerdo e 5 centímetros do pulmão. Além disso, meu marido ficou desempregado e meus filhos sofriam muito preconceito por ter uma mãe gorda. Depois que emagreci, nunca mais tive atividade lúpica e ainda devolvi a confiança à minha família”, conta. “Antes do pacote trágico, eu estava decidida a ficar gorda, mas foi uma questão de sobrevivência. Senti que se eu fizesse algo importante por mim resgataria todos os outros”.

A gota d’água, segundo Maria Ponzetta, foi o dia em que ela ficou presa em uma cadeira, na sala de espera de um consultório médico. “Nesse dia, eu prometi a mim mesma que iria mudar. Não contei nada para ninguém, até porque todo mundo já tinha desacreditado de mim. Diziam que era só eu ver uma fatia de torta que a dieta acabaria”, lembra.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sete mortos na comemoração do título do Palmeiras


A festa pelo título do Palmeiras na Copa do Brasil teve um capítulo triste nesta madrugada. Sete torcedores palmeirenses morreram e dois ficaram feridos após serem alvejados em ataques a tiros nos bairros do Jardim Mutinga, Jardim Baronesa e Jardim Munhoz Júnior, em Osasco, região oeste da Grande São Paulo.


As vítimas, todas a princípio do sexo masculino, foram distribuídas nos prontos-socorros municipais Antonio Giglio, no Centro, Helena Maria e Mutinga, na zona norte. Segundo o que policiais militares do 42º Batalhão apuraram no local das ocorrências com testemunhas, os atiradores em parte dos casos ocupavam um veículo de passeio e nos demais passaram atirando em uma moto.


O delegado do 10º Distrito Policial, do Jardim Baronesa, percorreu alguns dos locais dos crimes e os hospitais para onde as vítimas foram levadas.Não há informações sobre identidade ou estado de saúde dos feridos. Ninguém foi preso.
Futura Press
Torcedores comemoram a conquista nas ruas de São Paulo

Policiais foram flagrados fazendo sexo em viatura militar

Policiais foram flagrados tendo relações sexuais dentro de uma viatura, em Fortaleza. As imagens, captadas pelas câmeras internas da viatura, foram gravadas em novembro de 2010, mas divulgadas somente agora.

O vídeo mostra os agentes namorando em horário de trabalho. Segundo a Polícia Militar, eles já foram afatados do cargo, já que a atitude é reprovada pela corporação. Uma sindicância foi aberta para apurar o caso, que também será acompanhado pelo Ministério Público Estadual.

A ação deve pedir a punição penal e administrativa dos militares envolvidos na prática irregular.

Desembargadora é acusada por PMs de desacato em blitz da lei seca



Ela estava em carro dirigido por filha que foi parado na Avenida Paulista.
Mãe e filha dizem que policiais foram agressivos.


Uma blitz de trânsito terminou em confusão no fim da noite desta quarta-feira (11) na Avenida Paulista, em São Paulo, Segundo a Polícia Militar, uma motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro. Ela e a mãe, que é desembargadora, teriam desacatado os policiais. Já as duas dizem que os policiais as agrediram.
A desembargadora Iara Rodrigues de Castro e a filha, a advogada Roberta Sanches de Castro voltavam de um show quando foram paradas pela PM em uma blitz da lei seca. A filha dirigia o carro. Segundo os policiais, ela teria se recusado a fazer o teste do bafômetro.
Houve uma discussão, que foi gravada com um celular por um policial. Roberta teria chamado a blitz de “palhaçada” e perguntado aos policiais se eles sabiam com quem estavam falando. Já a desembargadora afirma que a polícia foi agressiva.
“Pediram documento, nós demos, simplesmente disseram ‘desce todo mundo do carro que nós vamos revistar’. Falei ‘não, cadê o mandado?’. Ele falou ‘ah, não vai deixar? Vai passar pelo bafômetro então’”, contou a desembargadora.
A filha disse então que não faria o bafômetro por não apresentar sinais de embriaguez. Ela também disse que foi para cima de um dos policiais porque ele agrediu sua mãe. “O soldado da PM empurrou minha mãe, e eu peguei e fui para cima dele, porque ele bateu na minha mãe”, disse Roberta.
Mãe e filha prestaram depoimento na corregedoria da PM acusando os policiais de agressão. Já os policiais foram até uma delegacia da Zona Oeste e registraram boletim de ocorrência contra as duas por desacato.
Em nota, a PM disse que os policiais foram desacatados e agredidos por mãe e filha. Mãe e filha foram encaminhadas ao Instituto Médico-Legal (IML) para fazer exames de corpo de delito. A PM registrou a ocorrência como autuação de recusa de alcoolemia e desacato.

Os suplentes do senador cassado Demostenes Torres


Demóstenes Torres ex-DEM (sem partido-GO) foi cassado no Senado, e seus suplentes estão na mira de investigações.



Primeiro  suplente

O primeiro dos suplentes é o empresário Wilder Morais (DEM), que declarou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um patrimônio de R$ 14,5 milhões. Desse total, R$ 2,2 milhões são de dinheiro em espécie.

Comparativamente, o senador Demóstenes Torres declarou R$ 374 mil à Justiça Eleitoral. É um valor quase 40 vezes menor que o de Morais. O empresário foi envolvido na relação de Demóstenes com o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso e investigado por suposto envolvimento com jogos ilegais.

Demóstenes tentou explicar sua relação com Cachoeira dizendo que pretendia resolver um problema sentimental, já que a ex-mulher do empresário foi viver com Cachoeira após o divórcio.

Morais atualmente ocupa o cargo de secretário de Estado de Infraestrutura do Goiás e já declarou que não gostaria de assumir o cargo “nessas condições”. Não seria a primeira baixa no governo goiano desde que a operação Monte Carlo da Polícia Federal prendeu Cachoeira.

Na última semana, a chefe de gabinete do governo, Eliane Pinheiro, deixou o cargo após investigações da PF revelarem suas ligações com o bicheiro, preso em fevereiro acusado de comandar uma suposta máfia que explorava jogos de azar no Estado.

Na sequência, foi o presidente do Detran no Estado, Edivaldo Cardoso, que pediu exoneração do cargo. Cardoso não é investigado no inquérito que apura a máfia dos jogos ilegais, mas aparece em escutas da PF conversando com o bicheiro.

Segundo o diálogo entre o presidente do Detran e Cachoeira, Cardoso teria intermediado com o governo o repasse de verbas para uma empresa supostamente ligada ao grupo de Cachoeira.

Segundo suplente


O segundo suplente é o pecuarista José Eduardo Fleury (DEM), que declarou um patrimônio de R$ 1,4 milhão. Dentre seus bens consta uma fazenda de 800 hectares no valor de R$ 1,2 milhão. Em 2010 Fleury não declarou nenhuma cabeça de gado ou qualquer atividade produtiva no imóvel rural.

Já em 2002, quando foi suplente de Demóstenes pela primeira vez, informou ao TSE um patrimônio de R$ 5,7 milhões, que incluía cerca de 2.000 cabeças de gado.

Ao contrário de Wildner Morais, Fleury já revelou ao jornal O Estado de S. Paulo ter planos caso assuma o mandato no Congresso Nacional:

— Quero assumir, quando for de direito, se eu tiver direito. A primeira decisão minha é abrir todo sigilo, bancário, telefônico e do sindicato do qual fui presidente, o Sindicato Rural de Quirinópolis. Mas ele [Demóstenes] tem de se defender com a consciência tranquila.

Fleury disse que não considera apropriada a relação entre um senador e um contraventor.

Demóstenes ex-DEM, sem partido, foi cassado por decoro parlamentar




Demóstenes Lázaro Xavier Torres, nascido em Anicuns, interior de Goiás, no dia 23 de janeiro de 1961, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tido como guardião da ética, sempre pronto para deflagrar adversários em atitude suspeita, foi relator da Lei da Ficha Limpa e hoje é alvo de uma série de denúncias.
O ex-senador é procurador licenciado do Ministério Público e ex-secretário da Secretaria Pública de Goiás. Presidiu, desde 2009, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado. No ano seguinte foi relator do projeto da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados e daqueles que renunciam a mandatos para não serem cassados. Reconhecido nessa atuação, foi convidado pela OAB a redigir prefácio de livro em comemoração à lei.
Em fevereiro deste ano, foi aberto processo de expulsão de Demóstenes do partido Democratas, o DEM, por suspeitas de desvios éticos. Entretanto, no dia seguinte à abertura do processo, o ex-parlamentar protocolou ofício pedindo a desfiliação do partido, livrando-se assim da expulsão. Dessa forma permaneceu no Senado, entretanto sem partido.
Grampos feitos pela Polícia Federal (PF) e outras informações de inquéritos do órgão ligariam o senador Demóstenes Torres (Sem partido) ao bicheiro Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira. Investigado por esquema de corrupção na Operação Monte Carlo, da PF, Cachoeira foi preso em fevereiro, sob acusação de exploração ilegal de jogos de azar em Goiás.
Demóstenes Torres é suspeito de manter conversas freqüentes com Cachoeira e também de ter recebido presentes e pedido dinheiro ao empresário. No dia 6 de março, durante sessão plenária, Demóstenes admitiu que trocou telefonemas com o bicheiro, mas que apenas recebeu presentes de casamento de Cachoeira, como uma geladeira e fogão importados. Pressionado, Demóstenes negou que seja investigado por crimes de contravenção e afirmou que a violação do seu sigilo telefônico não obedeceu a critérios legais.
Considerado por colegas como um dos principais quadros do Congresso e cogitado até para uma eventual candidatura à Presidência da República nas eleições de 2014, Demóstenes Torres, é acusado de quebra de decoro e é o segundo senador cassado do país. Agora, deverá voltar ao cargo de procurador de Justiça de Goiás, do qual se licenciou em 2001 a fim de se eleger pela primeira vez como senador da República.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Mulher é fuzilada no Afeganistão e o mundo permanece calado


Por: Jeferson da Silva Figueiredo


A execução sumária e em público, de uma mulher no Afeganistão publicada pela internet no dia de ontem (9/7/12), foi assistida por bilhões de pessoas em todo mundo. 

Ela chamava-se Nagiba e a sua morte não pode ser encarada como apenas mais uma das mulheres mortas violentamente ao longo da existência humana, onde a impunidade é a única certeza. Uma mobilização internacional de todos os setores e classes sociais, de todos os países, deveria dar início a uma série de debates com acordos e  propostas rápidas e eficazes, objetivando o fim da violência contra a mulher.   

Onde está a ONU?  

Este blog repudia toda e qualquer forma de violência e no caso de hoje, fazemos referência especial à violência contra a mulher. 

A história civilizada é recente se levarmos em consideração que o planeta tem mais de 4.57 bilhões de anos e a escrita tem aproximadamente 4.000 anos, onde na mesopotâmia, no vale do rio Tigre e Eufrates, os Sumérios, primeiro povo da civilização Mesopotâmia a inventaram. 

É evidente que com o advento da escrita, não queremos dizer que começamos a ter relatos de violência registrados em cartórios ou delegacias, mas sim, demonstrar um parâmetro básico acerca dos milênios de anos de maus tratos, subserviência e morte pela qual as mulheres foram submetidas ao longo da sua existência na terra na qual não temos quaisquer relatos. 

É uma questão de justiça global, de resgate da dignidade humana. Precisamos dar um basta na violência e na execução sumária das mulheres. A impunidade alimenta esses atos e precisa ter fim. 

Os números são ínfimos e as estatísticas não revelam a total realidade dos fatos. Os governos mundiais pouco fazem ou fizeram para conter o avanço desenfreado da covardia masculina praticada contra o sexo oposto em que trata a mulher como ser inferior, sobmetida às piores condições de trabalho, dignidade e oportunidade. 

A submissão da mulher ao homem é a nítida expressão da condição de inferioridade que ao longo da história perseguiu o sexo feminino.

Em pleno século 21 a violência e o homicídio contra as mulheres continuam sendo praticados nos quatro cantos do mundo, tanto nos países desenvolvidos quanto nos mais pobres, independente do fundamentalismo religioso ou da ignorância estarem presentes. 

No Brasil, avançamos muito nos últimos anos, com a criação da Secretaria Especial das mulheres, das delegacias especiais de proteção à mulher ( a primeira criada em 1985) e finalmente da sanção da Lei Maria da Penha (11.340/06) de 07 de agosto de 2006. 

Desde a sanção da lei Maria da Penha, foram abertos mais de 300 mil processos e promulgadas mais de 1.500 prisões em flagrantes, e segundo o IBGE, menos de 10% dos municípios brasileiros possuem uma delegacia de proteção à mulher. 

Se após seis anos da Lei Maria da Penha, temos esses números oficiais, podemos imaginar quais seriam as cifras se tivéssemos condições de mensurar através de mapeamento e monitoramento da quantidade de mulheres que foram executadas por seus pares, por covardes masculinos ao longo da nossa história? 

Fica aqui uma reflexão urgente e inadiável que cabe a todos os seres humanos sensatos possuidores de um mínimo de amor ao próximo e razão, no sentido de coibir de maneira rápida e eficaz todo tipo de violência contra as mulheres do mundo inteiro, através da conscientização, de políticas públicas inclusivas e  de leis mais duras contra os que praticam barbáries contra as mulheres, a serem aplicados por Estados menos omissos e tribunais menos machistas. 

Jeferson Figueiredo é músico, Bacharel em Direito e estudou na Universidade de Samara na Rússia.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Deputado saca arma na tv, em programa ao vivo na Jordânia






















Síria - Um deputado da Jordânia sacou uma arma durante uma discussão com um ativista em um debate sobre a situação da Síria transmitido pela TV. O parlamentar Mohammed Shawabka puxou um revólver após atirar um sapato contra um participante do programa

No mundo árabe, atirar um sapato em alguém é um gesto considerado como uma grande ofensa. A transmissão foi interrompida durante a confusão, mas não há registro de feridos

Assista ao vídeo, em árabe e sem legendas:



Bruno e Macarrão teriam relação amorosa,segundo advogado do jogador

Bruno e Macarrão teriam relação amorosa,segundo advogado do jogador

O advogado do goleiro Bruno de Souza, de 27 anos, Rui Pimenta, afirma que a carta que teria sido escrita pelo ex-atleta do Flamengo para Luiz Henrique Romão, o Macarrão, refere-se à relação homossexual entre os dois, e não a um pedido dele ao amigo para assumir a autoria do assassinato de Eliza Samudio, modelo com quem Bruno teve um filho e desapareceu em 2010. O documento foi publicado sábado pela revista Veja. O desenrolar das investigações seria o motivo que leva Bruno a fazer o pedido, que ele chama de 'plano B'.

“E você mesmo disse para mim que si (sic) precisasse você ficaria aqui e que era pra mim (sic) nunca te abandonar, então irmão chegou a hora”, diz um trecho da carta.

“Ela parece mais uma carta de amor, uma referência a uma relação homossexual entre eles. Ele fala ‘perdoe’, fala de amor, filhos, família. O plano B seria uma referência à separação dos dois. O Bruno já está pronunciado e não pode sair da cadeia, a não ser que seja inocentado no júri, portanto esse plano B não existe. Isso é uma interpretação equivocada da revista”, alegou Pimenta, que vai se encontrar hoje com Bruno no presídio Nelson Hungria (MG). É lá que também está Macarrão. “Vou perguntar se ele escreveu essa carta, que nem data tem”, disse Pimenta.

Bruno e Macarrão dividiram a mesma cela ano passado. Hoje, Bruno está sozinho.

“Ele será julgado por pessoas comuns da sociedade e essa imagem, de que ele pediu ao Macarrão para assumir o assassinato de Eliza, é que vai ficar. Mas ele é inocente”, concluiu o advogado Rui Pimenta.

Bruno já foi casado com Dayane Souza, com quem teve duas filhas. Atualmente, é noivo da dentista Ingrid Calheiros. Ela, aliás, é a visita íntima que Bruno recebe todo mês.

Assistente de acusação dispara: ‘Para Bruno, não tem mais jeito’

Assistente de acusação do caso, o advogado João Arteiro vai pedir que a carta seja anexada ao processo e contesta a explicação de Rui Pimenta sobre o teor do documento. “Esse plano estava traçado desde o início, mas não deu certo porque os advogados que começaram no caso atrapalharam tudo. Agora, para o Bruno, não tem mais jeito. Ele (Pimenta) quer ressuscitar o ‘plano B’ e dizer que o Macarrão é amante do Bruno. Isso é tudo conversa”, disse ele.

Macarrão tatuou as costas: ‘Bruno e Maka, amor verdadeiro’. A inscrição teria sido feita cinco horas antes do sequestro de Eliza, ainda no Rio.

Arteiro pedirá também que o policial civil aposentado José Lauriano de Assis Filho, o Zezé, seja novamente investigado. Segundo ele, foi Zezé que apresentou Bruno e Macarrão ao ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de executar Eliza. Zezé prestou dois depoimentos à polícia, que não conseguiu provas da participação dele. “Há provas suficientes de que ele está envolvido”, afirma.

Filho do cantor Leonardo recebe alta na tarde desta segunda-feira

Filho do cantor Leonardo recebe alta na tarde desta segunda-feira

O cantor Pedro Leonardo recebeu alta do Hospital Sírio Libanês na tarde desta segunda-feira. "Muito obrigado pelo carinho de todos. Estamos juntos e misturados", disse Pedro, em meio a uma multidão de fotógrafos, repórteres e fãs. O sertanejo passou 69 dias internado após sofrer um grave acidente de carro em Minas Gerais. O artista foi submetido a mais uma sessão de fisioterapia na manhã desta segunda, antes de ser liberado.

Dr. Roberto Kalil acompanhou a saída de seu paciente e disse à imprensa que sua completa recuperação é uma questão de tempo. "É possível que em seis meses ele volte a ter uma vida normal. Até lá, ele passará por sessões de fisioterapia e fonoaudiologia em casa e aqui no hospital".

Leonardo se aproximou da bancada montada com microfones para a primeira declaração de Pedro e ensaiou dizer alguma coisa: "Só queria dizer que...", disse ele, e depois anunciou que quem iria falar era o próprio Pedro. E assim o cantor se pronunciou sozinho, deixando claro que não teve nenhuma sequela de comuinicação.

Segundo a assessora de imprensa do cantor, Ede Cury, Pedro vai ficar com algumas sequelas do acidente, mas ainda não quis antecipar quais serão. "Ele ainda está falando muito baixo, emagreceu 30 kg durante a internação" disse. "[Mas] hoje é dia de festa".

Galinhada

De acordo com a assessora do cantor, agora que recebeu alta, Pedro quer comer um de seus pratos preferidos. "Ele quer comer uma galinhada, já pediu para fazer, mas falou que tinha quer ser com as galinhas de Goiás que vieram congeladas. A irmã dele, Mariana, já trouxe as galinhas que a avó mandou de Goiás para fazer" disse Ede, rindo.

O acidente

O cantor Pedro Leonardo, de 24 anos, sofreu um acidente de carro no dia 20 de abril, em uma rodovia na divisa entre Goiás e Minas Gerais, entre as cidades de Araporã e Tupaciguara. Pedro estava sozinho no veículo e foi levado inconsciente para o hospital em Itumbiara, Goiás, onde passou por uma cirurgia para a retirada do baço. Com traumatismo craniano e trauma abdominal, o filho do cantor sertanejo Leonardo foi colocado em coma induzido e foi transferido para a UTI do Instituto Ortopédico de Goiânia.

No dia 23, o cantor sofreu uma parada cardíaca de seis minutos, mas os médicos conseguiram reverter o quadro. O astro também precisou passar por sessões de hemodiálise. Três dias depois, Pedro Leonardo foi levado para o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Na noite do dia 20 de maio, o cantor acordou do coma ao ser instigado pela mãe a falar. No processo de recuperação, no dia 22 de maio, Pedro passou por uma cirurgia de cerca de três horas para corrigir uma fratura na perna esquerda e foi transferido da Unidade Semi-Intensiva para o quarto no dia 3 de junho.

Filho do cantor Leonardo e de Maria Aparecida Dantas, Pedro Leonardo se lançou na carreira de cantor ao lado do primo Thiago, filho de Leandro, em 2002. Juntos, gravaram o álbum "Toque de Mágica", tendo a faixa homônima como a principal música de trabalho da época. Ainda no mesmo ano, a dupla aceitou um convite da Globo para participar do projeto Jovens Tardes durante duas temporadas, o que serviu também para aumentar a divulgação do trabalho dos dois.

Consulta ao 2° lote está disponível nesta terça-feira (10)

A Receita Federal vai liberar R$ 54,8 milhões em restituições do segundo lote do Imposto de Pessoa Físcia (IRPF) para contribuintes do Ceará. Segundo o órgão, o valor corresponde a 49.9363 restituições de cearenses. De acordo com a Receita, a consulta ao segundo lote está disponível a partir desta terça-feira (10) por meio do site ou pelo telefone 146.

A restituições podem ser sacadas a partir de 16 de julho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano. No Ceará, o segundo lote ultrapassa o primeiro em número de restituições. Em junho, foram feitas 40.335 devoluções no estado. Nesse segundo lote do imposto de renda, também vai estar disponível restituições residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008.

O segundo pagamento deste ano bate novamente o recorde como o maior na história no Brasil, de acordo com a Receita. O Fisco vai pagar R$ 2.518.495.8000,18 em restituições para 2.423.538 contribuintes.

Regras do IR deste ano
Neste ano, foram recebidas 25,2 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo regulamentar, ou seja, entre o início de março e o fim de abril.

A declaração pôde ser entregue pela internet ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.

A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda está relacionada com a data de envio do documento. Quem apresentou a declaração do IR mais cedo, no início do prazo, sem erros ou omissões, tende a receber a restituição do IR mais rapidamente.

Processo de autorregularização
O Fisco lembra que os contribuintes já podem saber se há inconsistências em suas declarações do Imposto de Renda deste ano e se, por isso, caíram na malha fina do Leão, ou seja, se tiveram seu IR retido para verificações.

Essas informações estão disponíveis por meio do extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR

De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.

domingo, 8 de julho de 2012

Anderson Silva e Chael Sonnen

Anderson Silva e Chael Sonnen

Espanha, 1605. Um cavaleiro conhecido como Don Quixote cruzava o país buscando aventuras heroicas e vitórias impossíveis. Nunca conseguiu. Las Vegas, 2012. Um lutador chamado Chael Sonnen buscava a maior das vitórias, contra um inimigo tão poderoso quanto os moinhos que Quixote, 407 anos antes, ousou enfrentar. Como o personagem da obra-prima de Miguel de Cervantes, Sonnen também descobriu, da pior maneira, que sua missão era impossível. Diante de si havia não um moinho, mas um gigante: Anderson Silva, o brasileiro que, pela 15ª vez seguida venceu no UFC, defendendo seu cinturão de campeão dos pesos-médios pela décima vez consecutiva. Com um nocaute rápido e preciso no segundo round, o brasileiro escreveu com letras de ouro mais um capítulo da sua história. Essa sim, vitoriosa e heroica.

- Esse esporte é o melhor esporte do mundo. Nós trabalhamos duro por vocês. Nessa luta, eu lutei contra Chael, e ele contra mim. Ele desrespeitou meu país. Mas é isso aí. Um segundo - disse o campeão, ao chamar Chael Sonnen para cumprimentá-lo - Vamos mostrar que o país tem um povo educado. Se você quiser fazer um churrasco lá em casa, eu te cconvido. Vamos lá - disse Anderson diante de um constrangido Chael Sonnen.

Sonnen não manteve a postura arrogante e falastrona após a derrota. Olhando para baixo, o americano respondeu secamente a Joe Rogan ao ser perguntado como se sentia após a luta.

- Ninguém entrou aqui comigo. Me deram uma oportunidade, e eu agradeço pela chance. Ele me acertou com um bom golpe, e o resto vocês viram. Ele é o campeão - disse Sonnen, claramente decepcionado.

A luta

Antes da luta, como foi prometido pelos atletas, eles não se cumprimentaram no centro do octógono, ao receberem as orientações finais do árbitro Yves Lavigne. O combate começou com Chael Sonnen partindo para encurtar a distância e levando Anderson Silva para o chão. O brasileiro manteve Sonnen na guarda, mas recebia golpes no rosto e nas costelas. Na meia-guarda, o americano acertava o rosto do brasileiro com os cotovelos e com a palma da mão. Mantendo a calma, Anderson seguia com o desafiante na guarda, sem conseguir desvencilhar-se do wrestling do americano.

A cerca de um minuto do fim do round, Sonnen conseguiu passar a guarda de Anderson Silva e manteve o brasileiro em desvantagem, sem conseguir reagir ao domínio imposto por Sonnen.

No segundo round, Sonnen novamente encurtou a distância para o brasileiro e travou-o na grade, em pé. Anderson Silva manteve a calma e aproveitou um erro em uma cotovelada rodada do americano, quando Sonnen caiu, e partiu para o ataque. Uma joelhada e uma sequência de socos potentes fizeram Sonnen deitar no solo do octógono, sem reação. O árbitro Yves Lavigne encerrou a luta faltando cerca de dois minutos para o fim do combate, mantendo o título dos médios com o maior de todos.

Confira todos os resultados do UFC 148:

Anderson Silva venceu Chael Sonnen por nocaute técnico no segundo round
Forrest Griffin venceu Tito Ortiz por decisão unânime dos juízes
Cung Le venceu Patrick Côté por decisão unânime dos juízes
Demian Maia venceu Dong Hyun Kim por nocaute técnico no primeiro round
Chad Mendes venceu Cody McKenzie por nocaute no primeiro round
Mike Easton venceu Ivan Menjivar por decisão unânime dos juízes
Melvin Guillard venceu Fabrício "Morango" Camões por decisão unânime dos juízes
Khabib Nurmagomedov venceu Gleison Tibau por decisão unânime dos juízes
Costa Philippou venceu Riki Fukuda por decisão unânime dos juízes
Shane Roller venceu John Alessio por decisão unânime dos juízes
Rafaello Oliveira venceu Yoislandy Izquierdo por decisão unânime dos juízes


sábado, 7 de julho de 2012

Anderson Silva e Sonnen fazem a "luta do século" do MMA

Os próprios integrantes do principal campeonato de MMA do mundo não têm pudor em anunciar: neste sábado ocorrerá a maior luta da história do UFC. Após quase dois anos de um dos combates mais marcantes da franquia, o astro brasileiro Anderson Silva voltará a ficar frente a frente com seu desafeto, o falastrão americano Chael Sonnen, em uma disputa que começará por volta das 2h (de Brasília) já de domingo (ou 22h em Las Vegas) - mas que teve início extraoficial em agosto de 2010.

Sonnen apelou de todas as formas para atacar Silva; fosse para pedir revanche, para provocar o brasileiro ou para promover o UFC 148, no MGM Grand Hotel & Casino de Las Vegas. E o americano conseguiu tudo o que queria. Chegou até tirar do sério um Anderson que sempre foi comedido e até certo ponto midiático em frente das câmeras.

Nas últimas duas semanas, o "Aranha" saiu do sério. Ainda que tenha tentado equilibrar o tom quando estava longe do adversário desta noite. "Sou profissional. Não tenho problema com ninguém, isso é esporte e não tem espaço para briga", pregou Anderson Silva na última quinta-feira, embora tivesse mostrado um comportamento bem diferente nos últimos dias. A começar uma semana atrás, quando disse em uma conferência por telefone que iria "quebrar Sonnen por inteiro". A declaração foi até certo surpreendente para um lutador que sempre havia se esquivado das polêmicas.

Depois, nesta terça-feira, quando concedeu já em Las Vegas uma entrevista ao lado do americano, deu um empurrão no adversário e aqueceu ainda mais os ânimos do combate. A prova de que o octógono deste sábado estará prestes a pegar fogo para a última luta do card principal veio na pesagem oficial desta sexta: Anderson deu uma ombrada no rosto de Sonnen sem razão aparente. Entretanto, toda essa exaltação do brasileiro tem uma explicação: os dois últimos anos de provocações e mais provocações de Chael Sonnen.

Derrotado de maneira incrível no UFC 117, em agosto de 2010, Sonnen nunca engoliu a finalização que sofreu de Anderson Silva no quinto round depois de massacrar o brasileiro por quatro assaltos seguidos. Quase implorou a revanche para o presidente da franquia, Dana White, e usou todos os meios possíveis para provocar: recorreu ao Palmeiras, enquanto o Aranha é um atleta contratado pelo Corinthians. Criticou o Brasil. Só que o ataque mais eficiente foi quando envolveu a família do atual campeão dos médios: disse que acariciaria a bunda da mulher de Anderson e lhe pediria um bife mal-passado.

Silva pareceu ter ficado saturado com a saraivada de provocações do falastrão americano - o "mal", como o próprio Sonnen se intitulou. E entrou na jogada do rival: para Anderson, a luta deste sábado será de toda uma nação contra um lutador que falou mais do que deveria. "Ele desrespeitou nossa bandeira. Todos os brasileiros, até aqueles que pessoalmente não gostam de mim, torcerão não pelo Anderson, mas pelo Brasil", sugeriu.

Revanche, provocações, tentativas de agressões, altíssimo número de profissionais de imprensa in loco, recorde de vendas de pacotes de pay-per-view, Las Vegas. E ainda sobra espaço para dois detalhes de extrema importância, que pareceram ter ficado para segundo plano nesse turbilhão de temperos para o UFC 148. Anderson Silva luta para manter a invencibilidade no maior campeonato de MMA do planeta (pode chegar a 15 vitórias consecutivas) e, sobretudo, para manter o cinturão dos médios, que detém desde 2006 e que já defendeu em nove ocasiões.

E é por tudo isso que o duelo Anderson Silva x Chael Sonnen ganha o status de luta mais aguardada dos últimos tempos - algo semelhante ao que acontecia com grandes nomes da época de ouro do boxe, em longínquas noites de sábado de décadas atrás. Agora, trata-se de um verdadeiro show. Da maneira que o UFC e Las Vegas adoram.

O que é o Bóson de Higgs

Bóson ou Bosão de Higgs é uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas, teoricamente surgida logo após ao Big Bang de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula. Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares. Todas as partículas conhecidas e previstas são divididas em duas classes: férmions (partículas com spin da metade de um número ímpar) e bósons (partículas com spin inteiro).
As massas da partícula elementar e as diferenças entre o eletromagnetismo (causado pelo fóton) e a força fraca (causada pelos bósons de W e de Z), são críticas em muitos aspectos da estrutura da matéria microscópica e macroscópica; assim se existir, o bóson de Higgs terá um efeito enorme na compreensão do mundo em torno de nós.
O bóson de Higgs foi predito primeiramente em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, trabalhando as ideias de Philip Anderson. Entretanto, desde então não houve condições tecnológicas de buscar a possível existência do bóson até o funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC) meados de 2008. A faixa energética de procura do bóson vem se estreitando desde então e, em dezembro de 2011, limites energéticos se encontram entre as faixas de 116-130 GeV, segundo a equipe ATLAS, e entre 115 e 127 GeV de acordo com o CMS.
Fora da comunidade científica, é mais conhecida como a partícula de Deus (ou "partícula-Deus", do original God particle), alcunha dada pelo físico Leon Lederman devido ao fato desta partícula permitir que as demais possuam diferentes massas.
A 4 de Julho de 2012, cientistas do CERN anunciaram que, ao fim de 50 anos de investigação, descobriram uma partícula nova que pode ser o bóson de Higgs.

Detalhes teóricos

A partícula chamada Bóson de Higgs é de fato o quantum (partícula) de um dos componentes de um campo de Higgs. No espaço vazio, o campo de Higgs adquire um valor diferente de zero, que permeia a cada lugar no universo todo o tempo. Este valor da expectativa do vácuo (VEV) do campo de Higgs é constante e igual a 246 GeV. A existência deste VEV diferente de zero tem um papel fundamental: dá a massa a cada partícula elementar, incluindo o próprio bóson de Higgs. No detalhe, a aquisição de um VEV diferente de zero quebra espontaneamente a simetria de calibre da força eletrofraca, um fenômeno conhecido como o mecanismo de Higgs. Este é o único mecanismo conhecido capaz de dar a massa aos bóson de calibre (particulas transportadoras de força) que é também compatível com teorias do calibre.
No modelo padrão, o campo de Higgs consiste em dois campos carregados neutros e duas componentes, um do ponto zero e os campos componentes carregados são os bósons de Goldstone. Transformam os componentes longitudinais do terceiro-polarizador dos bósons maciços de W e de Z. O quantum do componente neutro restante corresponde ao bóson maciço de Higgs. Como o campo de Higgs é um campo escalar, o bóson de Higgs tem a rotação zero. Isto significa que esta partícula não tem nenhum momentum angular intrínseco e que uma coleção de bósons de Higgs satisfaz as estatísticas de Bose-Einstein.
O modelo padrão não prediz o valor da massa do bóson de Higgs. Discutiu-se que se a massa do bóson de Higgs se encontra, aproximadamente, entre 130 e 190 GeV, então o modelo padrão pode ser válido em escalas da energia toda a forma até a escala de Planck (TeV 1016). Muitos modelos de super-simetria predizem que o bóson de Higgs terá uma massa somente ligeiramente acima dos limites experimentais atuais e ao redor 120 GeV ou menos.

Medidas experimentais

A massa do bóson de Higgs não foi medida experimentalmente. Dentro do modelo padrão, a não observação de sinais desobstruídos em aceleradores de partícula conduz a um limite mais baixo experimental para a massa do bóson de Higgs de 114.4 GeV no nível da confiança de 95%. Não o bastante, um pequeno número de eventos foi gravado pela experiência do LEP no CERN que poderia ser como resultado de bósons interpretados de Higgs, mas a evidência é inconclusiva. Espera-se entre os físicos que o Grande Colisor de Hádrons, construído no CERN, confirme ou negue a existência do bóson de Higgs. As medidas de precisão observáveis da força eletrofraca indicam que a massa modelo padrão do bóson de Higgs tem um limite superior de 175 GeV no nível da confiança de 95% até a data de março de 2006 (que usam uma medida acima da massa superior do quark).

Ex-goleiro Bruno Fernandes troca a luva por vassouras e renda cai em 99%


Festas, mulheres e carros de luxo não fazem mais parte da vida do goleiro Bruno Fernandes há dois anos. Acostumado a esbanjar dinheiro em farras, o jogador agora vive em uma cela de 6 m² sem qualquer tipo de regalia. Desde julho de 2010, quando foi detido pela polícia mineira, teve uma queda de 99% na sua renda mensal. Segundo o advogado do atleta, Francisco Simim, o Flamengo pagava um salário de R$ 150 mil ao goleiro, que também recebia cerca de R$ 250 mil em propagandas.

Após a prisão, com o cancelamento de trabalhos comerciais e a suspensão do contrato com o clube, Bruno desceu do patamar de milionário, com um saldo de R$ 400 mil mensais, para figurar no cenário vivido por muitos brasileiros. Desde que foi incorporado ao time de detentos que faxinam o pavilhão da Penitenciária Nelson Hungira, em Contagem, na região metropolitana de BH, tem uma remuneração de 3/4 do salário mínimo, o que corresponde a R$ 466. A cada três dias trabalhados, o atleta tem um dia reduzido na pena.

Os advogados do goleiro ainda acreditam em sua soltura e na recuperação do patrimônio perdido. Hoje, ele possui apenas um sítio em Esmeraldas, avaliado em R$ 1.200.000, que decidiu dividir com a ex-mulher, Dayanne Souza, na ocasião do divórcio. No entanto, o imóvel está embargado pela Justiça por ter sido o provável cativeiro de Eliza Samudio. A casa em que Bruno morava na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Land Rover - que custa em média R$ 300 mil, e os vários apartamentos comprados na planta ficaram para trás, assim como sua ascendente carreira no futebol.

Antecedentes
Nascido em uma família pobre de Ribeirão das Neves, na região metropolitana, em 1984, Bruno foi criado pela avó e teve uma infância difícil no bairro Minaslândia. Em 2005, estreou pelo Atlético Mineiro, onde ficou por dois anos, e atuou em 59 jogos. Depois de uma contratação passageira pelo Corinthians, em 2006 foi vendido ao Flamengo, onde viveu o auge de sua carreira e teve o nome cogitado para integrar a seleção brasileira. O goleiro ficou conhecido pela personalidade forte e se envolveu em algumas confusões antes da acusação da morte de Eliza Samudio.

Em 2008, o meio-campo Marcinho, seu então companheiro de clube no Flamengo, agrediu uma prostituta em uma festa em seu sítio. Em defesa da mulher, disse que “independentemente de ser prostituta ou não, é mulher, e bater em mulher é covardia”. No entanto, dois anos depois, logo após a agressão do atacante Adriano à sua noiva, Joana Machado, virou manchete ao defender o companheiro com a seguinte alegação: “Qual de vocês que é casado que nunca brigou com a mulher? Que não discutiu, que até não saiu na mão com a mulher, né cara? Não tem jeito. Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. A declaração teve tanta repercussão, que o atleta pediu desculpas em público.

Mesmo casado com Dayanne, Bruno mantinha várias amantes, entre elas a carioca Fernanda Castro, também apontada como participante do crime. O jogador conheceu Eliza Samudio em um churrasco na casa do atacante Adriano. Em 2008, a modelo o acusou de sequestro e agressão, no Rio de Janeiro. Em junho de 2010, Eliza desapareceu após ser vista no sítio do goleiro, em Minas Gerais.

A vida segue
- É um exercício diário, eu tento esquecer. Quando está no auge, vivem me lembrando.

Na tentativa de enterrar o passado, a ex-mulher de Bruno, Dayanne Souza, não gosta de falar sobre o suposto crime e leva uma vida normal, sem luxos ou holofotes. Trabalha como vendedora em uma loja de roupas, na capital mineira, para sustentar as filhas, pois não recebe um centavo de pensão do goleiro. A jovem é compreensiva e entende que o jogador não tem condições financeiras, mas batalha para mantê-las em boas condições.As meninas, de 3 e 6 anos, estão matriculadas em uma escola evangélica, onde segundo mãe, não sofrem recriminações em relação à situação do pai.

Quando perguntada sobre a inocência de Bruno, prefere o silêncio, mas afirma que ele foi um pai exemplar, imagem que tenta passar até hoje para as crianças.
- Eu tento apagar o que aconteceu, tento passar o pai que ele foi. Minha filha fala que o pai é o herói dela. A imagem dele foi danificada. Eu mantenho essa visão de mega pai, independente do que digam. Pelo amor que sinto por minhas filhas, não vou acabar com a reputação dele. Convivi com ele por três anos e não conheci esse lado monstro.

Por isso, acata o pedido do jogador e não deixa que as meninas vejam qualquer notícia sobre o assassinato de Eliza, para que "quando crescerem, se tiverem acesso, tenham a chance de repensar". Aliás, Dayanne reforça que sua imagem também foi distorcida durante o processo de investigação, quando também foi detida suspeita do sumiço da modelo.

Enquanto isso, Dayanne diz que segue a vida sem ressentimentos do ex-marido e ainda tem um forte sentimento de amizade por ele.

 - Você conhece a Dayanne no papel, não conhece o coração. Não quero pensar que minha imagem está distorcida. Quero pensar que foi melhorada, eu tento viver com o que eu sei que sou.

O caso Eliza Samudio

O jogador Bruno Fernandes e mais sete pessoas foram indiciados pelo sequestro e morte de Eliza Samudio. A jovem desapareceu em junho de 2010. No dia 25, seu filho foi encontrado na casa de uma amiga da ex-mulher do goleiro, Dayanne Souza.

Após depoimento de todos os suspeitos, a polícia concluiu que Eliza foi sequestrada com seu filho no Rio de Janeiro, no dia 4 de junho, e levada para Minas Gerais. As investigações indicaram que a modelo foi mantida no sítio de Bruno, em Esmeraldas, na região metropolitana. Dias depois, ela teria sido assassinada na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, em Vespasiano, também na região metropolitana.

Apesar de o corpo de Eliza não ter sido encontrado, a polícia concluiu que ela está morta.

No final de junho deste ano, a mãe da jovem recebeu uma carta com descrições detalhadas do corpo da filha. O texto dizia que os restos mortais da modelo estão em um poço no bairro Planalto, na região da Pampulha, na capital, mas o delegado Wagner Pinto descartou buscas no local.

Avião da FAB cai em Campo Grande e mata oficial da Marinha do Brasil

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na manhã deste sábado (7) em Campo Grande. A queda do caça A-29 Super Tucano aconteceu às 7h40 (horário de MS) em uma área de pastagem próximo a um distrito industrial da cidade. O piloto, único ocupante do avião, morreu no local.

Conforme a FAB, o capitão-tenente Bruno de Oliveira Rodrigues, 32 anos, era oficial da Marinha e, desde o início de 2011, fazia o Curso de Líder de Esquadrilha da Aviação de Caça no Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação da FAB, na capital sul-mato-grossense.

O comandante do Esquadrão de Comando da Base Aérea de Campo Grande (BACG), major Luciano Sivieri, disse ao G1 que o A-29 Super Tucano estava indo com outra aeronave do mesmo modelo para um operação de uso de armas na Base Aérea do Cachimbo, em Novo Progresso (PA). Os dois caças pertencem ao Esquadrão Flecha, sediado na capital de Mato Grosso do Sul.

  Quando uma das aeronaves caiu, a outra voltou para a Base em Campo Grande. Segundo a FAB, o piloto se ejetou às 7h40 (horário de MS) antes da queda na área de pastagem.
 
O corpo dele foi localizado em outro local e foi resgatado por helicópteros da Aeronáutica. Com o impacto da queda, a aeronave ficou parcialmente enterrada, ficando apenas com a parte traseira visível.

Previsões de Astros e tarô para a luta de Anderson Silva contra Chael Sonnen

Quando perguntado sobre sua próxima luta, Anderson Silva costuma dizer que não é a Mãe Diná, vidente que ganhou fama nos anos 90, para fazer previsões. Foi assim antes de enfrentar Vitor Belfort e a história vem se repetindo nas entrevistas que precedem a revanche contra Chael Sonnen, programada para 07 de julho, em Las Vegas, pelo UFC 148. Nesta reportagem, a TATAME sacia a curiosidade de quem conta os dias para o evento trazendo previsões feitas por astrólogos, numerólogos e tarólogos.

Autora de livros e palestrante no Brasil e no exterior, a numeróloga Aparecida Liberato é capaz de analisar a energia que irá reger Anderson Silva e Chael Sonnen no fatídico reencontro no octógono. Através da data de nascimento e do nome dos envolvidos, ela traçou um panorama sobre os lutadores. De acordo com Aparecida, Anderson vive, em 2012, a energia 5, que traz mudanças no último momento e um ano instável.

“Ele sabe muito bem lidar com essas instabilidades porque sua característica de personalidade é exatamente correr riscos. Sua energia no mês de julho é 3, o que lhe garante uma enorme visibilidade. Porém, exatamente em 7 de julho, ele vive a energia 1, que comparando com a energia do seu rival nesse dia, não traz resultados excelentes”.

Aparecida explica que não é possível cravar um vencedor ou um perdedor, mas que dificilmente quem está com a energia mais positiva sai derrotado, dando a entender que o americano se tornará o novo campeão da categoria.

“Sonnen está sob a energia 3 em 2012 e isso lhe traz muita sorte, visibilidade e boas notícias. Sua energia em julho, a 1, dá força a sua característica de personalidade que é ser poderoso e admirado. E no dia 7 desse mês o Universo lhe traz a energia do número 8, que é exatamente o que mais aparece em seu nome, potencializando dessa maneira sua autoridade, determinação e conquista”.

Terapeuta humanista e numeróloga, Marcia Pugliesi sinaliza que o somatório da data completa do evento é igual a 1, que traz o pioneirismo, ou seja, novas oportunidades tanto para os lutadores como para o evento em si, para o público, patrocinadores e organizadores.

“Na história do esporte mundial será, com toda a certeza, um momento que marcará época. Será um dia mais agitado, ansioso e irritadiço para quem participar do evento de alguma forma. O importante é manter o foco, o objetivo e o direcionamento. A tendência é que seja uma disputa bem elitizada, com uma qualidade técnica acima do normal, mas também com a sensação de frieza e fanatismo ao mesmo tempo. Tem tudo para ser um grande e espetacular evento. Que vença o melhor e aquele que poderá passar uma boa mensagem para seus seguidores e espectadores”.

Especulações, ilações, palpites e previsões podem ser feitas à vontade. Fato é que Anderson Silva defenderá seu posto pela décima vez no Ultimate, contra o adversário que mais se aproximou de derrotá-lo nos últimos anos. Independente do resultado, o duelo vai merecer um capítulo especial nas páginas do esporte que mais cresce no mundo, mas só no próximo mês saberemos quem irá confirmar ou contrariar as previsões.

Servidores federais em greve terão ponto cortado

O governo vai cortar o ponto dos servidores federais em greve. A Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Planejamento confirmou a expedição da ordem da Secretaria de Relações de Trabalho do ministério a todos os gestores de recursos humanos do governo federal.

O governo disse que as negociações com os servidores não serão interrompidas, pois trabalha com uma data limite de 31 de julho para concluir os estudos sobre a possibilidade de conceder o reajuste salarial, embora considere que o prazo final é 31 de agosto, data final para enviar o projeto do Orçamento para 2013 ao Congresso Nacional.

Ontem pela manhã mais de 500 servidores de doze órgãos federais em greve participaram de assembleia na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A reunião, organizada pelo Sindicado dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF), deliberou sobre a intensificação e ampliação da greve, por causa de um comunicado do Ministério do Planejamento que anunciou o corte do ponto de todos os servidores desde o dia 18 de junho, dia que foi iniciada a paralisação.

De acordo com o sindicato estão em greve: Funasa, Ministério da Saúde , Ministério do Planejamento, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Integração Nacional, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Justiça, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério da Agricultura, Arquivo Nacional, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e Hospital das Forças Armada (HFA).

Os servidores reivindicam novos concursos públicos, contratação de servidores, a criação de plano de carreira, criação e estabelecimento de data-base no dia 1º de maio, melhores condições de trabalho e equiparação de salário e benefícios com os servidores do Legislativo e Judiciário.

Inflação cai pelo 2º mês e chega ao menor nível desde 2010

RIO - A inflação oficial desacelerou pelo segundo mês consecutivo em junho, informou nesta sexta-feira o IBGE. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou alta de 0,08% no mês passado, a menor taxa registrada desde agosto de 2010, quando subiu 0,04%. Em maio, o índice ficara em 0,36%.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses também caiu em junho: era de 4,99% em maio e agora está em 4,92%. É a menor variação acumulada desde setembro de 2010, quando a alta ficou em 4,70%.

O IPCA veio um pouco mais brando do que esperavam os economistas do mercado financeiro. Analistas ouvidos pela agência de notícias Reuters esperavam alta de 0,11% no mês passado, acumulando em 12 meses ganho de 4,95%. Para a variação mensal, as projeções ficaram entre 0,09% e 0,17%.

Inundações no sul da Rússia matam mais de78 pessoas

Moscou, 7 jul - Mais de 78 pessoas morreram nas últimas 24 horas em consequência das fortes chuvas que caíram na comarca de Kuban, que fica na região russa de Krasnoda, no litoral do Mar Negro.

Os serviços de resgate localizaram os corpos de 67 pessoas - sendo uma criança de 10 anos - no distrito de Krimski, informou o porta-voz do centro de emergências do Ministério do Interior russo.

Outras duas pessoas se afogaram na cidade de Novorossiysk, o maior porto do Mar Negro, enquanto nove morreram em diferentes localidades do distrito de Gelendzhik.

O Ministério de Situação de Emergências adverte que o litoral do Mar Negro na região de Krasnodar pode se transformar em cenário de novas inundações, já que os serviços meteorológicos preveem fortes chuvas na região durante as próximas horas. Os distritos de Gelendzhik e Krimski, os mais afetados pela catástrofe, voltarão a ser castigados pela água, segundo as previsões.

As autoridades russas organizaram um centro operacional para atender as consequências da tragédia registrada no sul do país, após chuvas sem precedentes em algumas áreas da catástrofe, como é o caso em Gelendzhik, que sofreu a maior inundação de sua história.

Nesse distrito, um dos balneários mais populares da Rússia no Mar Negro, cinco pessoas - três homens e uma mulher - morreram eletrocutados após a queda de um cabo sobre a rua pela qual passavam enquanto chovia, e outro homem se afogou devido às inundações.

Outros dois corpos, o de um homem e uma mulher, foram localizados no porão de uma casa na cidade litorânea de Divnomorskoye, também em Gelendzhik.

Cerca de 5 mil casas ficaram submersas em Krimski, onde continua chovendo forte, e 2 mil em Gelendzhik, onde mais de 90 mil pessoas ficaram sem eletricidade, desligada por motivos de segurança.

Só na região de Gelendzhik mais de 700 soldados e 100 veículos trabalham no resgate de vítimas.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Surras na infância podem aumentar as chances de transtornos mentais, diz estudo

Pessoas que levaram surras na infância têm maiores chances de sofrerem de doenças mentais quando adultas, incluindo distúrbios de humor e ansiedade, além de problemas com o uso abusivo de álcool e drogas, revelaram cientistas nesta segunda-feira.

O estudo, liderado por pesquisadores canadenses, é o primeiro a examinar a relação entre problemas psicológicos e danos físicos, sem considerar agressões mais graves ou abuso sexual, para medir com mais eficácia os efeitos da punição física isoladamente.

Aqueles que apanhavam quando crianças tinham uma probabilidade entre 2% e 7% maior de sofrer de doenças mentais mais tarde, indicou a pesquisa na publicação americana Pediatrics, baseada em uma investigação com mais de 600 adultos dos Estados Unidos.

A taxa parece pequena, especialmente porque cerca de metade da população americana afirma ter apanhado na infância, No entanto, ela mostra que os castigos físicos podem trazer consequências futuras, dizem os especialistas.

"O estudo é importante porque sugere uma reflexão sobre a paternidade", afirma Victor Fornari, diretor da divisão de psiquiatria da criança e do adolescente do Sistema Único de Saúde Judaica de North Shore-Long Island, em Nova York.

A taxa "não é dramaticamente maior, mas é maior, o que sugere que o castigo físico é um fator de risco para o desenvolvimento de distúrbios mentais na idade adulta", disse Fornari, que não esteve envolvido no estudo.

Pesquisas anteriores já mostraram que crianças abusadas fisicamente tinham mais distúrbios mentais quando adultos, e têm mais chances de apresentar um comportamento agressivo que crianças que não apanharam.

Entretanto, esses estudos geralmente lidavam com abusos mais graves.

A pesquisa atual exclui abuso sexual e qualquer abuso físico que deixe hematomas, cicatrizes ou ferimentos.

Em vez disso, ele foca em outros castigos físicos, como empurrões, agarrões, tapas ou palmadas.

Dois a 5% dos entrevistados sofriam de depressão, ansiedade, transtorno bipolar, anorexia ou bulimia, o que pode ser atribuído aos castigos na infância.

Já 4% a 7% tinham problemas mais sérios, incluindo transtornos de personalidade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e dificuldades de raciocínio.

Os pesquisadores destacaram que o estudo não pode garantir que os castigos físicos tenham sido a causa das doenças em alguns adultos, e sim que há uma ligação entre as lembranças relacionadas a essas punições e uma maior incidência de problemas mentais.

Os participantes foram perguntados: "Quando criança, com que frequência você era empurrado, agarrado, estapeado ou levava palmadas dos seus pais ou de outro adulto que vivia na sua casa?" Os que responderam "às vezes" ou mais foram incluídos na análise.

Novas pesquisas poderão se aprofundar mais no assunto. Enquanto isso, o estudo serve para lembrar que existem outras opções para disciplinar as crianças, como o reforço positivo e a proibição de algum lazer, o que é mais aconselhado pelos pediatras.

"O fato é que metade da população (americana) apanhou no passado. Há maneiras melhores de os pais disciplinarem as crianças", disse Fornari.
RIO DE JANEIRO - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) avalia a possível suspensão da comercialização de produtos de 40 operadoras de planos de saúde, que infringiram a Resolução Normativa nº 259. A norma, em vigor desde dezembro de 2011, determina prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias.

Os prazos são de 14 dias para agendar consultas médicas de especialistas, 7 dias para consultas básicas e até três dias úteis para exames de sangue, por exemplo.

Segundo informações publicadas nesta terça-feira pela ANS, no período entre março e julho foram apuradas 4.682 reclamações por beneficiários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos máximos estabelecidos.

Das 1.016 operadoras médico-hospitalares existentes, 162 receberam pelo menos uma queixa. Entre as 370 operadoras odontológicas existentes, duas receberam queixas.

As operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos definidos pela ANS estão sujeitas a multas de R$ 80.000,00 ou de R$ 100.000,00, para situações de urgência e emergência.

Já em casos de descumprimentos constantes, podem sofrer medidas administrativas, tais como a suspensão da comercialização de parte ou da totalidade dos seus produtos e a decretação do regime especial de direção técnica, inclusive com a possibilidade de afastamento dos dirigentes da empresa.

- O consumidor deve ter acesso a tudo o que contratou com a sua operadora de planos de saúde. Aquelas que não cumprirem este normativo poderão ter a venda de planos suspensas - afirmou o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin.

Após tentar agendar o atendimento com os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados pelo plano e não conseguir dentro do prazo máximo previsto, o beneficiário deve entrar em contato com a operadora do plano para obter uma alternativa para o atendimento solicitado.

Se a operadora não oferecer solução para o caso, o beneficiário deverá, tendo em mãos o número do protocolo, fazer a denúncia à ANS.

Senado aprova pedido de cassação de Demóstenes Torres

Os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovaram nesta quarta-feira (4) por unanimidade o relatório do senador Pedro Taques (PDT-MT) pela legalidade do pedido de cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).

Segundo o parecer de Taques, aprovado com 22 votos a 0, o processo que pode levar à cassação de Demóstenes está sendo conduzido de forma legal e em respeito à Constituição.

O pedido de cassação será encaminhado agora para a Mesa Diretora do Senado. A data prevista para a votação em plenário é na próxima quarta-feira (11), onde a votação dos parlamentares será secreta. Para que a cassação seja aprovada será necessário ao menos 41 senadores, dos 81, votem a favor.

O parlamentar goiano pode perder o mandato pela acusação de quebra de decoro parlamentar pelo envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro sob a acusação de comandar um esquema de corrupção.

Discussão
Demóstenes Torres não compareceu à reunião e foi representado pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. O defensor afirmou que o parlamentar tem sido vítima de um prejulgamento baseado em provas ilegais e em vazamentos “criminosos”.

– É um massacre que dura mais de três meses – protestou ele, acrescentando que Demóstenes “quer ser julgado por seus pares e não irá fugir aos debates”.

Já o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), do partido autor da representação que deu origem ao processo administrativo de cassação, afirmou que Demóstenes mentiu e defendeu interesses de uma organização criminosa no Parlamento.

– Está claro que o comportamento do senador é incompatível com a ética e o decoro. Ele se envolveu, dialogou e atuou em defesa de interesses de organização criminosa. Por mais duro e difícil, a verdade tem que ser dita. Os fatos mostram isso – opinou.

A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP) também fez duras críticas a Demóstenes Torres, a quem considerou “uma pessoa com duas personalidades, com capacidade de mentir, enganar e manipular como raramente se vê em pessoas corretas, para não dizer normais”.

– Ele tinha sim conhecimento das atividades ilícitas de Carlos CAchoeira quando foi à tribuna do Plenário, em março, fazer seu primeiro discurso. Ele tentou nos enganar mais uma vez e atuou o tempo inteiro aos interesses do contraventor – opinou.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Vice de José Serra é acusado de desviar dinheiro público para ONG dos donos da Veja

Alexandre Schneider, vice de Serra à prefeitura de São Paulo, é pivô de processo de favorecimento de empresa privada com dinheiro público

Escolhido no último fim de semana para disputar a prefeitura de São Paulo como vice de José Serra (PSDB), Alexandre Schneider (PSD) tem contra si um processo em que é acusado por desvio de dinheiro dos cofres públicos da prefeitura e do estado de São Paulo para favorecer a Fundação Victor Civita – ONG ligada ao grupo Abril, dono da revista Veja.

O processo, que resultou de denúncia oferecida pelo Ministério Público devidamente acatada pelo juiz, é o 0006305-89.2010.8.26.0053 e tramita na 12ª Vara de Fazenda Pública - Foro Central. A ação teve origem em representação apresentada pelo então vereador Beto Custódio (PT-SP). Nela, os promotores acusam:

1) Schneider, quando foi secretário municipal de Educação (na gestão Kassab), contratou a Fundação Victor Civita por relações de amizade e compadrio político, violando o princípio da impessoalidade;

2) A escolha foi feita "a dedo" e ilegalmente, dispensando a necessária licitação, já que havia muitas outras instituições habilitadas a prestarem o serviço chamado “Projeto de Formação Continuada para Diretores e Supervisores”;

3) Quem fez o serviço, de forma terceirizada, foi o Instituto Protagonistés, cuja presidenta é Rose Neubauer, uma tucana que foi secretária estadual de educação do governo Mario Covas, e amiga de Schneider – chama atenção e também causa estranheza a Fundação Victor Civita ter sido uma espécie de "laranja", apenas servindo de intermediária para a repassar o serviço contratado sem licitação para tal instituto.

4) As cartilhas do projeto foram impressas na gráfica da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, e a ONG dos Civita, junto com o instituto da tucana, só pagou a matéria prima utilizada, sem ressarcir aos cofres públicos o valor dos serviços dos funcionários e outras despesas diretas ou indiretas, causando prejuízo ao erário estadual. O presidente da Imprensa Oficial que autorizou a maracutaia era Hubert Alquéres, outro a compor esta "ação entre amigos" demotucanos, segundo a denúncia.

Diante disso, os promotores pedem na Justiça a devolução, aos cofres públicos da prefeitura, do valor de R$611.232,00, além das outras punições cabíveis. A decisão judicial negando tentativa de Schneider de trancar o processo, dá detalhes da denúncia.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Deputado da oração da propina sai da cadeia após ameaçar "explodir e entregar todo mundo"

Conhecido por ter misturado religião e corrupção na hoje famosa oração da propina, o ex-deputado distrital Júnior Brunelli passou nove dias preso e quase enlouqueceu.

Em um momento de pânico, Brunelli gritou para quem quisesse ouvir que não iria pagar sozinho pelo escândalo do mensalão do DEM de Brasília:

– Se acham que vão me fazer pagar por isso sozinho, estão muito enganados. Se continuar assim, vou explodir e entregar todo mundo.

O recado de Brunelli deu resultado. Ele não só teve uma passagem relâmpago pela cadeia como ficou hospedado na Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil do Distrito Federal. A “cela” era, na verdade, uma confortável sala de 100 metros quadrados com TV e até micro-ondas.

domingo, 1 de julho de 2012

Rio de Janeiro recebe da UNESCO o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural urbana

O Rio de Janeiro se tornou, neste domingo, Patrimônio Mundial, como paisagem cultural urbana. A cidade foi a primeira do mundo a se candidatar nesta categoria. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que está sendo realizada em São Petersburgo, na Rússia. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, que acompanharam os trabalhos, comemoraram a decisão que resultou na inclusão de mais um bem brasileiro na Lista de Patrimônio Mundial.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/rio-patrimonio-mundial-como-paisagem-cultural-urbana-5363704#ixzz1zNURU8z0
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

De acordo com a ministra, a conquista permitirá ao Brasil construir um novo mapa da herança cultural:

- Diante dessa novidade, e dos desafios que ela representa, gostaríamos de compartilhar nossa alegria com a comunidade internacional. Para nós no Brasil esta convenção representa muito para o futuro, mas em termos de paisagens é impossível avançar no estabelecimento de políticas culturais sem entender as relações entre seres humanos e seu ambiente. Essa conquista nos permitirá construir um novo mapa da herança cultural, rompendo com uma visão historicista e substituindo-a por um entendimento mais amplo do mundo - discursou Ana de Hollanda, na Rússia, após a escolha.

Para Ana de Hollanda, “o resultado é a consequência de um estudo minucioso do Iphan em que se avaliou a forma criativa com que o habitante se adaptou à topografia excepcionalmente bela e irregular da cidade, inventando modos inéditos de usufruir a vida”.

Já o presidente do Iphan explicou que “a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”.

Segundo o Iphan, a partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. São eles: o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a Praia de Copacabana, e a entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem o Forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a Enseada de Botafogo.

O secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, afirmou que a escolha do Rio como Patrimônio Mundial na categoria paisagem cultural urbana foi um reconhecimento merecido:

- A cidade que é um orgulho para seu povo e uma paixão para todo turista que a visita recebe, de forma merecida, o reconhecimento oficial de seu carinhoso apelido de Cidade Maravilhosa - comemora o secretário de Turismo, Pedro Guimarães.

O Iphan trabalhou na candidatura do Rio, em parceria com o governo estadual, a prefeitura do Rio, a Fundação Roberto Marinho e a Associação de Empreendedores Amigos da Unesco. Em setembro de 2009, o Iphan entregou à Unesco o dossiê completo da candidatura, justificando seu valor universal pela interação da sua beleza natural com a intervenção humana.

O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais, conforme a Convenção de 1972 que instituiu a Lista do Patrimônio Mundial.

Até o momento, os locais reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.

Brasil tem outros 18 bens culturais e naturais

Além da paisagem cultural do Rio, o Brasil tem com outros 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pela Unesco.

Os bens culturais são: Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais (1980); Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (1982); Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul (1983); Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas (1985); Centro Histórico de Salvador, Bahia (1985); Conjunto Urbanístico de Brasília, Distrito Federal (1987); Centro Histórico de São Luís, Maranhão (1997); Centro Histórico de Diamantina, Minas (1999); Centro Histórico de Goiás, Goiás (2001); Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe (2010).

Já os bens naturais são: Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (1986); Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo (1997); Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí (1998); Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná (1999); Parque Nacional do Jaú, Amazonas (2000); Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000); Reservas do Cerrado: Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás (2001); e Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco (2001).

Procurador-geral Gurgel denuncia mensalão do DEM no DF

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ofereceu denúncia contra 38 réus do caso do mensalão do DEM no Distrito Federal. Entre os denunciados estão o ex-governador do DF, José Roberto Arruda, e o então vice, Paulo Octávio.

O caso vai ser analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo Gurgel, o governo do DF reconhecia dívidas de empresas e fazia pagamentos a elas que, depois, eram remetidos a parlamentares da Câmara Distrital. Com isso, o GDF garantia apoio político de deputados distritais.

A denúncia tem mais de 180 páginas. O Ministério Público Federal anexou 70 caixas de documentos ao processo que vai ser analisado pelo STJ. Agora, o tribunal vai determinar a oitiva de testemunhas e ouvir os réus.

Gurgel afirmou que Arruda tinha um papel central no esquema. Segundo ele, o pagamento aos deputados distritais era feito para a busca de apoio político pelo governador. “Eu acho a prova extremamente contundente. Ela é documental. Nós estamos com a acusação extremamente bem fundamentada”, afirmou o procurador-geral.

O ex-governador Joaquim Roriz não está entre os denunciados por causa da idade. Ele tem mais de 70 anos e, de acordo com Gurgel, os supostos crimes que teriam sido cometidos por ele já teriam prescrito.