A Receita Federal vai liberar R$ 54,8 milhões em restituições do segundo lote do Imposto de Pessoa Físcia (IRPF) para contribuintes do Ceará. Segundo o órgão, o valor corresponde a 49.9363 restituições de cearenses. De acordo com a Receita, a consulta ao segundo lote está disponível a partir desta terça-feira (10) por meio do site ou pelo telefone 146.
A restituições podem ser sacadas a partir de 16 de julho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano. No Ceará, o segundo lote ultrapassa o primeiro em número de restituições. Em junho, foram feitas 40.335 devoluções no estado. Nesse segundo lote do imposto de renda, também vai estar disponível restituições residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008.
O segundo pagamento deste ano bate novamente o recorde como o maior na história no Brasil, de acordo com a Receita. O Fisco vai pagar R$ 2.518.495.8000,18 em restituições para 2.423.538 contribuintes.
Regras do IR deste ano
Neste ano, foram recebidas 25,2 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo regulamentar, ou seja, entre o início de março e o fim de abril.
A declaração pôde ser entregue pela internet ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.
A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda está relacionada com a data de envio do documento. Quem apresentou a declaração do IR mais cedo, no início do prazo, sem erros ou omissões, tende a receber a restituição do IR mais rapidamente.
Processo de autorregularização
O Fisco lembra que os contribuintes já podem saber se há inconsistências em suas declarações do Imposto de Renda deste ano e se, por isso, caíram na malha fina do Leão, ou seja, se tiveram seu IR retido para verificações.
Essas informações estão disponíveis por meio do extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR
De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário