O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ofereceu denúncia contra 38 réus do caso do mensalão do DEM no Distrito Federal. Entre os denunciados estão o ex-governador do DF, José Roberto Arruda, e o então vice, Paulo Octávio.
O caso vai ser analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo Gurgel, o governo do DF reconhecia dívidas de empresas e fazia pagamentos a elas que, depois, eram remetidos a parlamentares da Câmara Distrital. Com isso, o GDF garantia apoio político de deputados distritais.
A denúncia tem mais de 180 páginas. O Ministério Público Federal anexou 70 caixas de documentos ao processo que vai ser analisado pelo STJ. Agora, o tribunal vai determinar a oitiva de testemunhas e ouvir os réus.
Gurgel afirmou que Arruda tinha um papel central no esquema. Segundo ele, o pagamento aos deputados distritais era feito para a busca de apoio político pelo governador. “Eu acho a prova extremamente contundente. Ela é documental. Nós estamos com a acusação extremamente bem fundamentada”, afirmou o procurador-geral.
O ex-governador Joaquim Roriz não está entre os denunciados por causa da idade. Ele tem mais de 70 anos e, de acordo com Gurgel, os supostos crimes que teriam sido cometidos por ele já teriam prescrito.
ficaram 3 anos pra fazer essa merda de denuncia vazia, baseada apenas nesse bandido do Durval?
ResponderExcluir