quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vitória-régia, a maior do mundo está em Corupá

Vitória régia



Eu Jeferson Figueiredo conheci o espetáculo da maior vitória régia do mundo está presente mais uma vez em Corupá, na propriedade de Manfredo Millnitz, na rua Francisco Piccione 540, próxima do Seminário Sagrado Coração de Jesus.

   A grandiosidade das folhas, que chegam a 2,50 metros de diâmetro e a 7,85 metros de circunferência, não encontra similar em nenhuma parte do mundo, mesmo na região tropical da Amazônia, de onde é originária. É a maior planta aquática do mundo.  
Manfredo mantém uma pequena chácara, onde reside, cercada de muito verde, onde se destaca a vitória régia, bromélias e ninféias com seis cores. Está aberta diariamente para visitação. O acesso é fácil. É a mesma rua do Seminário, na segunda entrada à direita, uma estrada encascalhada e bem conservada. Desde o trevo de Corupá, na BR-280, existe uma ampla sinalização indicativa.
   O tamanho das folhas impressiona. Elas são vistas de fevereiro a maio. Atualmente existem doze folhas, muitas em crescimento, devendo chegar a vinte, calcula o proprietário. Há, também, a floração, que acontece à noite. A flor da vitória régia exala um cheiro muito forte e dura apenas l5 horas. "Olhando atentamente, é possível vê-la desabrochando", conta Manfredo, um amante da natureza.
   O diâmetro da flor chega a 45 centímetros. "Ela tem hábitos noturnos", afirma o proprietário. Para atingir a grandiosidade das folhas, ele acredita que a fertilidade do solo, sobre rocha vulcânica de milhões de anos, proporciona os nutrientes necessários para o seu crescimento, além da média das encontradas em regiões de clima tropical.
   É cobrada  entrada para conhecer a propriedade e estudantes em viagem de estudos pagam meio entrada. "As reservas devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (47) 375-2411". A família Millnitz possui produção de strudel, apreciado doce, geralmente nos sabores de requeijão e bananas, para venda congelada, no local.
   Eu estive lá e recomendo a visitacão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário