sábado, 7 de abril de 2012

Mais de 100 soldados paquistaneses ficaram soterrados após uma avalanche neste sábado


Acidente ocorreu na Geleira de Siachen, na Caxemira, região disputada por Índia e Paquistão desde os anos 40.

Soldados paquistaneses carregam suprimentos para posto na Base de Kalpani, no Distrito de Dir

A avalanche atingiu um acampamento militar paquistanês próximo à geleira de Siachen, na cordilheira de Caracórum, nos Himalaias. A geleira é conhecida por ser o campo de batalha em maior altitude no mundo, com 6,7 mil metros.

O porta-voz do Exército paquistanês, o general Athar Abbas, disse à BBC que alguns corpos foram encontrados, mas que não há estimativa de sobreviventes. Uma equipe de resgates está trabalhando no local.

A imprensa local está noticiando que até 130 soldados podem ter sido atingidos pela avalanche, que ocorreu no distrito de Gayari às 6h do sábado no horário local (22h de sexta-feira, no horário de Brasília).

O Exército paquistanês disse que a prioridade é agir rapidamente para salvar vidas. Helicópteros, cães farejadores e soldados também estão sendo usados na missão de resgate. As condições climáticas neste sábado estão favorecendo os trabalhos das equipes.

De acordo com a correspondente da BBC em Islamabad, no Paquistão, a região da geleira de Siachen é de difícil acesso.

Nos últimos anos, mais soldados morreram devido ao frio e às difíceis condições do local do que em batalhas entre paquistaneses e indianos.

Soldados paquistaneses carregam suprimentos para posto na Base de Kalpani, no Distrito de Dir

Nenhum comentário:

Postar um comentário