A vice-presidente malaui, Joyce Banda, assumiu o país sul-africano neste sábado, após a morte do presidente Bingu wa Mutharika, e os temores de uma luta pela sucessão recuaram com os altos funcionários e o exército apoiando a transferência constitucional.
Ela se tornou a primeira mulher a presidir um país do sul da África.
Joyce, uma ativista dos direitos da mulher de 61 anos e defensora da educação, assumiu o cargo neste sábado, na capital Lilongwe, disseram autoridades.
O governo só confirmou oficialmente a morte de Mutharika, de 78 anos, na manhã deste sábado, dois dias após sua morte, consequência de um ataque cardíaco.
Seu corpo tinha sido levado para um hospital militar na África do Sul.
O atraso no anúncio havia gerado preocupações sobre uma crise política, pois Joyce havia sido expulsa do partido governista de Mutharika, o DPP, em 2010, depois de uma discussão sobre a sucessão, embora ela tenha mantido sua posição de Estado.
A Constituição estabelece que o vice-presidente assuma caso o presidente morra, mas Mutharika parecia ter preparado seu irmão Pedro, o ministro das Relações Exteriores, como seu sucessor de fato.
Em um sinal de que Joyce teve apoio em todo o espectro político, líderes da oposição pediram que ela fosse rapidamente empossada como chefe de estado e cerca de 20 membros do Conselho Nacional do Partido Democrático Progressista (DPP) de Mutharika também expressaram seu apoio por ela.
Banda presidirá o país até ocorram as eleições, previstas para 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário