sábado, 31 de março de 2012

Três pessoas ganham loteria milionária nos EUA

Três pessoas ganham loteria milionária nos EUA

Três pessoas ganharam o prêmio recorde de 640 milhões de dólares na loteria nos Estados Unidos, informaram neste sábado os responsáveis pelo jogo em seu site.

Os bilhetes com os números ganhadores "foram vendidos (nos estados de) Illinois, Kansas e Maryland", afirmaram os organizadores em um comunicado divulgado no site megamillions.com.

"Três bilhetes levavam os seis números do sorteio de sexta-feira, 30 de março", indicou um comunicado publicado no site megamillions.com, que especifica que os ganhadores "repartirão a soma recorde extraordinária de 640 milhões de dólares".

Os números ganhadores foram 2, 4, 23, 38, 46 e 23.

O prêmio de sexta-feira foi o maior já disponibilizado por uma loteria em todo o mundo.

Devido à soma, foi observado um verdadeiro frenesi nos Estados Unidos nos últimos dias. No entanto, o organizador do jogo, Mega Millions, havia informado que um jogador tinha menos chances de ganhar do que de morrer atingido por um raio.

Presidente Dilma afirma que Brasil e Índia podem ajudar a combater a crise econômica internacional

Presidente Dilma afirma que Brasil e Índia podem ajudar a combater a crise econômica internacional

A presidente brasileira Dilma Rousseff mantém sua agenda de atividades na Índia, onde participou do encontro dos Brics, o bloco dos maiores países emergentes, e agora integra o "Seminário empresarial Índia-Brasil: uma nova fronteira para oportunidade de negócios". Neste sábado, ela fez uma visita ao suntuoso palácio Taj Mahal, principal cartão postal da Índia.

No encontro, Dilma, afirmou que Brasil e Índia podem juntos enfrentar e superar de forma mais efetiva os efeitos da crise econômica internacional.

“Eu tenho certeza que o dinamismo característico das nossas economias permitirá que superemos no melhor sentido esta fase crítica da economia internacional. Por isso é com alegria que eu vejo a nossa relação comercial se tornar cada vez mais expressiva. O Brasil permanece como principal parceiro comercial da Índia na América Latina”.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Sigh, destacou ao final de um encontro com a presidente brasileira, Dilma Rousseff, o "profundo nível de convergência" entre ambos os países.

"Vamos aumentar nossas consultas sobre a reforma do sistema de governança mundial, particularmente no contexto das reformas das Nações Unidas e no âmbito do G20", com especial ênfase na reorganização do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no qual aspiram ter um assento permanente, disse Singh.

Após incêndio em motores cruzeiro fica à deriva nas Filipina

O cruzeiro Azamara Quest com cerca 590 turistas a bordo - a maioria americanos e europeus - está à deriva neste sábado nas águas das Filipinas depois que um incêndio desativou seus motores.

O fogo teve origem na noite de sexta-feira na sala de máquinas do cruzeiro, um dia depois de o navio zarpar de Manila rumo a Sandakan, Malásia. A administradora Azamara Club Cruises disse que nenhum dos passageiros ficou ferido por conta do incêndio. Entretanto, cinco tripulantes sofreram intoxicação, e entre eles um ficou ferido gravemente.

"Um membro da tripulação está ferido seriamente e requer atendimento médico urgente em um hospital. Assim que o navio chegar a Sandakan, ele será transportado a um hospital local", indicou a companhia em seu site.

A empresa também informou que foi possível regular um dos motores, que está sendo utilizado para manter o ar-condicionado, a água corrente e o serviço de cozinha

Foi suspendido uso e venda de dipirona sódica pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a partir de hoje (30) o uso e a venda de lote do analgésico dipirona sódica solução oral, de 500 mg/ml, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor.

A vigilância sanitária determinou a suspensão da distribuição, venda e uso do lote 0710/10 do medicamento porque testes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante.

Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa. A empresa farmacêutica terá de recolher as unidades que ainda restam no mercado.

Publicada no Diário Oficial da União, a medida é definitiva e válida em todo o território nacional. (ABr)

A enfermeira Fernanda Ouverney Valente é presa no Rio por aplicar silicone

A enfermeira Fernanda Ouverney Valente, de 25 anos, foi presa por policiais da 64ª DP, de São João de Meriti, no Rio, acusada de aplicar silicone em mulheres na Baixada Fluminense. Na casa da enfermeira foram apreendidos frascos de soro, medicamentos, luvas, agulhas, fotos, receitas e diversos cheques.

Os maridos de duas mulheres, que estão internadas em estado gravíssimo, segundo a polícia, denunciaram Fernanda na última quarta-feira, 28. Segundo a polícia, a enfermeira havia aplicado silicone e metacrill em dezenas de mulheres na Baixada Fluminense.

O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal de São João de Meriti e a enfermeira será indiciada por lesão corporal e exercício ilegal da medicina. A pena pode variar entre 10 e 15 anos de reclusão, segundo a polícia.

Mulher suspeita de colocar veneno em doces que foram entregues a uma adolescente foi presa

Foi presa na madrugada deste sábado, 31, em Santa Catarina, a mulher suspeita de colocar veneno em doces que foram entregues a uma adolescente, de 14 anos, em Curitiba, no último dia 12, de acordo com a Polícia Civil.

Segundo informações da Delegacia de Homicídios de Curitiba, a mulher foi encontrada por policiais militares dormindo dentro de uma carro, em Barra Velha, por volta das 4 horas. O delegado Rubens Recalcatti, responsável pelo caso, foi para cidade buscar a suspeita e os dois devem chegar em Curitiba por volta das 15h30 deste sábado.

Margareth Aparecida Marcondes, de 45 anos, mora em Joinville e estava desaparecida. Ela fazia doces e teria sido contratada para organizar a festa de 15 anos da adolescente, que recebeu uma caixa de brigadeiros envenenados. Ela foi internada no Hospital de Clínicas de Curitiba e apesar de ter tido duas paradas cardíacas, a menina não ficou com sequelas. Quatro adolescentes também passaram mal após comerem os bombons. (AE)

Hillary Clinton pede apoio ao Golfo para conter Irã

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou neste sábado que os Estados Unidos buscam melhorar as estratégias em segurança marítima e defesa de mísseis com os países do Golfo Pérsico, a fim de conter a ameaça do Irã.

Em uma conferência na Arábia Saudita, ela informou que os EUA e os governos da região compartilham preocupações sobre a atividade nuclear e a interferência nos assuntos dos países árabes por parte do Irã. A secretária declarou ainda que a parceria tem um "enorme potencial" de progredir no que se refere aos interesses comuns.

Hillary acrescentou que o compromisso dos EUA com o Golfo Pérsico é "sólido e inacabável." Ela se reuniu ontem por cerca de duas horas com o rei saudita Abdullah para discutir questões que variam desde a estabilidade do mercado de petróleo até a pressão para acabar com o regime de violência de Bashar Assad.

No domingo, a secretária de Estado norte-americana participará de uma conferência do grupo dos 60 países Amigos do Povo Sírio, incluindo o Brasil, onde discutirá a situação da oposição síria. As informações são da Associated Press.

Protesto contra morte de brasileiro na Austrália

Cerca de 100 pessoas ocupavam, por volta das 13h30 deste sábado, 31, todas as faixas de rolamento do sentido Paraíso da Avenida Paulista, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em protesto contra a morte do brasileiro Roberto Laudisio Curti, morto em Sydney, na Austrália, no último dia 18.

Segundo a CET, o grupo saiu em passeata por volta das 12h30, da Alameda Santos, altura do número 700, onde está localizado o consulado da Austrália, em direção à Avenida Paulista. Os manifestantes ocuparam o sentido Consolação da via e agora retornam pelo outro sentido, segundo a CET.

A passeata provocava congestionamento nos dois sentidos. Na direção do Paraíso, o trânsito estava lento em 1,1 km entre as alamedas Joaquim Eugenio de Lima e João Manuel e do outro lado entre a Alameda Joaquim Eugenio de Lima e Praça Oswaldo Cruz.

Roberto morreu após levar choques de Taser, após sair de uma loja conveniência de onde teria levado um pacote de biscoito. O roubo teria provocado a perseguição policial que resultou na morte do estudante.

Governo chinês fecha 16 websites para conter rumores sobre golpe

O governo chinês é protagonista de mais um ato de censura, depois de fechar 16 sites de internet, penalizar duas populares redes sociais e prender seis pessoas por circularem rumores sobre um golpe de Estado em meio à pior crise política do país em anos. A repressão, anunciada na noite de sexta-feira pela mídia estatal, destaca a preocupação de Pequim em relação a um público conectado à internet e ávido para discutir eventos políticos, apesar da censura e das ameaças de punição.

A agência estatal Xinhua News informou que a polícia de Pequim interrogou um número indeterminado de usuários da internet e prendeu seis pessoas ainda não identificadas.

Além dos 16 sites fechados, dois serviços similares ao Twitter - administrados pela chinesas Sina Corporation e a Tencent Holdings -, com mais de 300 milhões de usuários cada, anunciaram que desativarão as funções de microblog por três dias, como uma de uma "manutenção conjunta" necessária. Quando tentavam publicar seus comentários, os usuários receberam a notificação explicando que a suspensão se devia aos muitos "rumores e informações ilegais e prejudiciais."

"Toda vez que você mata a liberdade de expressão, todos nós tomamos conhecimento de sua reação. A perda gradual de credibilidade pública é resultado de tal desordem", escreveu Wang Gongquan, executivo de private equity, em sua conta de microblog, que tem mais de 1,3 milhão de seguidores.

As especulações sobre um golpe de Estado e a repressão por parte do surgem após a destituição duas semanas atrás de Bo Xilai, prefeito da cidade de Chongqing e um dos políticos mais populares do país.

Microblogs como o Twitter, com seu enorme número de usuários e rápido sistema de postagem, se revelaram um desafio para Pequim. Uma nova regra exigindo que os usuários de mídias sociais registrem as contas sob as identidades verdadeiras até meados de março não conseguiu deter os rumores sobre Bo ou um golpe de Estado.

Após detenções, fechamentos e outras punições, Pan Shiyi, celebridade no setor de incorporação imobiliária com mais de 9 milhões de seguidores, questionou hoje se as táticas eram "o remédio certo" para lidar com as especulações. Pan não publicou comentários diretamente sobre o assunto, mas observou a pesada censura. As informações são da Associated Press.

sexta-feira, 30 de março de 2012

'Heleno', com Rodrigo Santoro

Heleno, com Rodrigo Santoro

Para interpretar ‘Heleno’, o craque botafoguense da década de 40, Rodrigo Santoro se entregou de corpo e alma, literalmente. Além de ter suado a camisa para levantar os R$ 12 milhões da produção, é emocionante a interpretação do galã, principalmente na fase decadente do jogador.

Rodrigo perdeu 12 quilos para viver Heleno de Freitas adoecido — o jogador contrai sífilis e morre esquecido em uma clínica no interior de Minas. Sem considerar a construção do enredo, as sequências de Rodrigo valem o preço do ingresso e ele leva o filme nas costas.

Não é à toa que esse já é apontado como um dos melhores papéis de sua carreira.

Destaque também para a fotografia em preto e branco, que garante o charme romântico da época, mostrando a beleza e o glamour dos grandes bailes no Copacabana Palace, que, entre os boleiros (numa época em que eles não eram valorizados como hoje), apenas Heleno frequentava.

Advogado, com família bem estruturada e rico, ninguém entendia por que ele se transformou em jogador de futebol. Mesmo com a profissão pouco valorizada, ele não negava a sua origem: levava uma vida boêmia e sofisticada, e usava seu lado sedutor para mexer com os corações, principalmente de sua mulher, Silvia (Alinne Moraes).

Contado em duas épocas para lembrar as fases de glória e a de destruição, o filme do diretor José Henrique Fonseca, por mais que não seja explicitamente sobre futebol, peca pela falta de cenas com a bola rolando.

Os alvinegros e os fãs de futebol vão sentir falta dos golaços e das jogadas do polêmico atacante.


Operação Canivete contra tráfico de drogas prende 77 no Rio Grande do Sul

A Polícia prendeu nesta sexta-feira 77 pessoas e apreendeu um arsenal de armas, dinheiro e veículos, assim como uma quantidade de drogas, em uma ampla operação contra o narcotráfico lançada no Rio Grande do Sul.

As investigações da "Operação Canivete", que realizou as detenções nesta madrugada no município de São Borja, perto da fronteira com a Argentina, foram iniciadas há dois anos com o objetivo de desarticular grupos dedicados ao tráfico de entorpecentes, segundo um comunicado da Polícia Civil do estado.

Foram identificadas até 13 facções criminosas em atividade, que controlavam o tráfico de drogas em diferentes pontos da cidade.

O inspetor Gerri Adriane Mendes, que supervisiona a operação, explicou que um dos maiores grupos tinha 40 membros.

De acordo com a versão policial, cada um dos pontos de tráfico estabelecidos pelos delinquentes obtinha lucros diários que oscilavam entre R$ 500 e R$ 2 mil.

A "Operação Canivete" é a maior ofensiva contra o narcotráfico lançada na região e é integrada por 632 policiais encarregados de cumprir 95 mandados de prisão temporária e 124 de busca e apreensão.

A presidente Dilma diz que este é o século de um novo caminho das Índias

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta sexta-feira, em Nova Déli, na Índia, que este é o século de um novo caminho das Índias, em uma referência à rota marítima que levava os europeus aos portos indianos e que passava pelo Brasil, nos tempos da Colônia.

"Vamos criar este corredor entre Brasil e Índia de tal forma que possamos nos orgulhar de termos iniciado uma nova era. (...) Este século 21 é o século dessa nova carreira das Índias", disse a presidente durante o encerramento do fórum empresarial Brasil Índia, realizado logo após a Quarta Cúpula do Brics.

O objetivo do evento - que contou com a participação de 60 empresários brasileiros - é incrementar e diversificar as relações entre os dois países.

Em 2011, o comércio bilateral entre Brasil e Índia chegou a US$ 9,2 bilhões e a meta é que chegue a US$ 15 bilhões até 2015, algo que seria viável, segundo o governo, devido ao dinamismo das duas economias.

O Brasil é o principal parceiro comercial da Índia na América Latina e, nos últimos cinco anos, o intercâmbio comercial entre os países cresceu 200%.

Segundo a presidente Dilma, essa relação reforça uma "tendência de profunda transformação" no fluxo de comércio e nos investimentos internacionais, em relação à importância das economias dos países emergentes.

"Hoje, fica evidente que as relações entre nós não são apenas vantajosas e produtivas, mas representam importante fonte de dinamismo para a economia internacional."

Produção industrial
Apesar de estarem entre os países cujas economias mais cresceram nos últimos anos, tanto Índia como Brasil enfrentam atualmente uma forte desaceleração da produção industrial.

Para tentar estimular o crescimento no Brasil, a presidente Dilma afirmou que anunciará uma série de medidas, que não foram detalhadas, assim que voltar ao País.

Uma das medidas estudadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, é a desoneração da folha de pagamentos da indústria do país. Representantes do setor alegam que o real valorizado leva a uma invasão de importados, prejudicando empresas brasileiras.

A redução de custos para a indústria nacional seria feita através da redução da contribuição atual à Previdência Social, em alguns setores.

Segundo o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Tigre, que também participou do fórum, em Nova Déli, é preciso também "corrigir defeitos".

"Ao mesmo tempo que falamos que o câmbio é ruim, nós temos estados que dão vantagens ao importador", disse Tigre.

"Além de já termos problema de câmbio, aumentamos a competitividade do produto importado, então acredito que temos de tomar medidas boas e rápidas. A medida, muitas vezes, pode ser boa, mas não é rápida".

quinta-feira, 29 de março de 2012

Polícia indicia 4 pessoas no caso da menina Grazielly

Polícia indicia 4 pessoas no caso da menina Grazielly

O dono da moto aquática, o caseiro, o proprietário da marina e mecânico responderão por homicídio culposo por acidente em Bertioga

A Polícia decidiu nesta quinta-feira indiciar quatro pessoas pela morte da menina Grazielly, atingida por uma moto aquática em fevereiro, em Bertioga, na Baixada Santista. A criança foi atropelada pelo veículo quando brincava com a mãe no mar.

Segundo o delegado Seccional de Santos, o proprietário do veículo, por permitir que o jovem usasse o veículo, e o caseiro, por ajudar a levar o equipamento ao mar, vão responder ao processo. Também responderão na Justiça o proprietário da marina e o mecânico que fez um reparo na moto aquática.

A polícia entendeu que a lubrificação feita por eles antes do acidente deixou o veículo sem condições de uso. Todos irão responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O caso

Grazielly, de três anos, morreu atropelada por uma moto aquática praia de Guaratuba, em Bertioga, na Baixada Santista. Informações preliminares indicam que a menina brincava na areia com a mãe quando foi atingida pelo veículo desgovernado.

Embora tenha sido resgatada por um helicóptero da PM, a criança chegou sem vida ao hospital. Segundo testemunhas, a moto aquática era pilotada por um adolescente.


Homem que 'fabricava' cheques em Brasília foi preso pela polícia

A Polícia Civil de Brasília prendeu, nesta quarta-feira, um homem suspeito de aplicar golpes usando cheques de clientes do Banco de Brasília. De acordo com o delegado-chefe da Delegacia de Falsificações e Defraudações, Júlio César de Oliveira, o homem preso durante a Operação Metamorfose foi investigado durante quatro meses e é funcionário de uma empresa terceirizada que fazia a compensação dos cheques para os bancos.

O suspeito desviou as microfilmagens dos cheques compensados pelos clientes e, com elas, fez novos cheques, com valores variados. "Ele roubava as microfilmagens que deveriam ser destruídas. Com elas, ele fazia vários cheques. Hoje, na casa dele, achamos mais de três mil cheques, que variavam de R$ 1 mil a R$ 90 mil. Somando todos eles, chega a quase R$ 1 milhão", disse o delegado.

Ainda segundo as investigações, o suspeito depositava os cheques falsificados em contas de terceiros. "Ele depositava em várias contas diferentes. É bem provável que tenha o envolvimento de outras pessoas no esquema, mas isso só o decorrer da investigação vai poder dizer", falou Oliveira.

Para o delegado, o homem verificava o saldo bancário das vítimas antes de compensar os cheques. A Operação Metamorfose ainda vai investigar outros supostos envolvidos no esquema. De acordo com o delegado responsável pela operação, ainda não é possível afirmar a quantia que já foi compensada pelo suspeito.

Renato Rocha ex-integrante da banda Legião Urbana mora nas ruas

Renato Rocha ex-integrante da banda Legião Urbana mora nas ruas

Renato Rocha, baixista da banda Legião Urbana entre 1984 e 1989, está vivendo como morador de rua no Rio de Janeiro há cinco anos, mostrou uma reportagem do "Domingo Espetacular" exibida nesse domingo (25), na Record.

O músico, que participou dos três primeiros discos da banda, foi encontrado pela equipe de reportagem sentado em frente a uma agência bancária. Ele conta que possuía uma residência fixa na cidade, mas foi perdendo dinheiro, uma vez que a renda provinda de direitos autorais não eram o suficiente. Ele, em seguida, foi morar em um hotel e, finalmente, foi parar nas ruas.

O pai do músico, o advogado e sargento aposentado Sebastião Rocha, que mora em Brasília, afirma que não vê o filho há mais de 10 anos. Ele conta que Renato mudou-se da capital brasileira para o Rio de Janeiro nos anos 90, após ser expulso da Legião.

Ele acredita que, após se separar da mulher, o filho entrou em depressão e virou um dependente de drogas. "Ele ficou desgostoso da vida, mesmo dentro da própria família", disse Sebastião. “A gente sempre procurou aconselhar. Ele não é brigado com nenhum dos irmãos e nem comigo também”, acrescentou.

O pai do músico acredita que as drogas foram responsáveis por levar Renato às ruas. Ele planeja, agora, encontrar o filho no Rio, para comprar um imóvel para ele.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que está muito feliz com a superação do câncer de laringe do ex presidente Lula

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que está muito feliz com a superação do câncer de laringe do ex presidente Lula

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que está muito feliz com a superação do câncer de laringe de seu antecessor no cargo Luiz Inacio Lula da Silva, notícia que ele mesmo se encarregou de transmitir a ela.

"Ele me telefonou há um tempo", disse à imprensa emocionada ao retornar do jantar que inaugurou a 6ª Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na capital indiana, Nova Délhi. O ex-presidente brasileiro telefonou a ela quando saía para este jantar para dar a notícia, explicou.

"Estou muito feliz. Está tudo superado", disse a presidente, antes de acrescentar que "(Lula) deve estar comemorando até agora". "De certa forma eu já esperava, mas ter a certeza é muito bom", disse a presidente, que também superou um câncer linfático diagnosticado em 2009, quando era ministra do governo de Lula.

Recuperação

O tumor de laringe diagnosticado no ex-presidente brasileiro em outubro passado teve "uma remissão completa", disse nesta quarta-feira à AFP o porta-voz de seu Instituto da Cidadania, José Chrispiniano.

"Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia que mostram a ausência de tumor visível", confirmou também em um comunicado o hospital Sírio-Libanês, que atende o ex-presidente de 66 anos que governou o Brasil entre 2003 e 2010. Devido ao câncer, o ex-presidente foi submetido a três ciclos de quimioterapia e a 33 sessões de radioterapia.

Fidel Castro faz três perguntas ao Papa Bento 16

Fidel Castro faz três perguntas ao Papa Bento 16

O pai da revolução cubana, Fidel Castro, teve uma conversa nesta quarta-feira, em Havana, com o Papa Bento 16, a quem fez algumas perguntas, relatou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi.

"Soube pelo próprio Papa como se desenvolveu o encontro. Segundo Bento 16 foi uma conversa muito animada, com muitas trocas de argumentos", disse o padre Lombardi aos jornalistas.

"Fidel queria conhecer o pensamento do Papa sobre diversos temas", disse Lombardi, destacando que o "Comandante", ex-aluno dos jesuítas, leva "uma existência dedicada à reflexão sobre a cultura e o mundo de hoje".

"Ele (Castro) perguntou ao Papa, em primeiro lugar, sobre as mudanças litúrgicas na celebração da missa, ouvindo de Bento 16 as explicações sobre o sentido dessa renovação", segundo o padre Lombardi.

"Depois, Fidel Castro quis saber sobre o trabalho apostólico de um Papa, sua missão e tarefa”.

"No final, ele indagou sobre as dificuldades vividas pela Igreja nos tempos de hoje". O Santo Padre mencionou a complexidade das religiões em responder aos "desafios" da modernidade.

Disse também que as dificuldades enfrentadas pela humanidade são causadas pela ausência de Deus. E expôs seus temas de reflexão: as relações entre a fé e a razão, entre a liberdade e a responsabilidade, acrescentou o porta-voz.

Fidel Castro disse que acompanhou toda a vista pontifical a Cuba pela televisão. Os dois puseram em destaque suas idades avançadas (Castro tem 85 anos e o Papa, 84) e Bento 16 disse a Castro: "já estou velho, mas de qualquer forma, ainda posso cumprir com os meus deveres".

O Vaticano sabia a algum tempo do "grande desejo de Fidel Castro de se encontrar com o Papa", concluiu o porta-voz.

Lula grava vídeo após saber da remissão completa do câncer e diz que está voltando a política

Lula grava vídeo após saber da remissão completa do câncer e diz que está voltando  a política

Veja o Vídeo :



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 66 anos, anunciou nesta quarta-feira sua volta à vida política depois de receber a notícia da remissão completa do câncer de laringe diagnosticado há cinco meses e disse estar preparado para uma volta à vida política.

"Vou voltar à vida política porque acho que Brasil tem que continuar crescendo e se desenvolvendo, gerando emprego, melhorando a vida de milhões e milhões de brasileiros que conseguiram chegar à classe média e não querem retornar, e a daqueles que sonham em vir a se tornar classe média", disse Lula, numa mensagem gravada de vídeo.

Lula, que governou o Brasil de 2003 a 2010, realizou nesta quarta-feira exames de ressonância magnética, tendo sido submetido também a uma laringoscopia, que mostraram "a ausência de tumor visível", segundo um comunicado do hospital Sirio-Libanés.

Os exames mais recentes assinalam "apenas um leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como era esperado", acrescentou a nota. "Foi uma remissão completa" do câncer, disse à AFP José Chrispiniano, porta-voz do Instituto Cidadania, criado por Lula.

Lula "continuará com as sessões de fonoaudiologia e iniciará un programa de revisões médicas periódicas", segundo o hospital. No vídeo, Lula aparece calvo, de bigodes, um tanto mais envelhecido e visivelmente mais magro, vestindo uma camiseta preta.

"Recebi hoje a notícia mais importante que um ser humano pode receber depois de cinco meses de tratamento contra o câncer. Recebi a notícia de que conseguimos vencer a doença, pelo que gostaria, neste momento, de agradecer a Deus, porque sem ele, possivelmente, isto não teria acontecido", afirmou Lula na mensagem.

O ex-presidente agradeceu à mulher Marisa, aos médicos e funcionários do hospital, "ao Brasil inteiro" e à presidente Dilma Rousseff, "que sempre me estimulou, toda a vez que conversávamos, dizendo: 'Força, presidente. O senhor vai vencer'". "Não há outro país no mundo mais preparado para crescer, para vencer que o Brasil", disse Lula.

Durante seu governo, a combinação de bonança econômica e programas sociais permitiu tirar da pobreza 29 milhões de brasileiros.

Em Nova Délhi, onde participa de uma reunião de cúpula de países emergentes, Brics, Dilma Rousseff disse a jornalistas que está "muito feliz" com a notícia, que lhe foi transmitida por telefone pelo próprio Lula. Devido ao câncer, Lula foi submetido a um tratamento de quimioterapia e a 33 sessões de radioterapia.

Papa Bento XVI encontra Fidel Castro em Cuba após missa campal em Havana

Papa Bento XVI encontra Fidel Castro em Cuba após missa campal em Havana

O Papa Bento XVI encontrou-se com o líder cubano Fidel Castro nesta quarta-feira (28) após ter rezado uma missa campal em Havana, capital de Cuba, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Lombardi não disse onde o encontro ocorreu nem quanto tempo durou.

Ele ocorreu perto do fim da visita de três dias do pontífice à ilha comunista. Durante a viagem, Bento XVI pediu mais liberdade e um maior papel para a Igreja Católica na sociedade cubana.
Foi o primeiro encontro entre o líder da Revolução Cubana, de 85 anos, e o Papa, de 84.

Fidel chegou a anunciar à noite o encontro: "vou saudar com prazer Sua Excelência, o Papa Bento XVI, como o fiz com João Paulo II" - escreveu o líder cubano em suas "reflexões", que publica regularmente no site oficial Cubadebate.

Fidel Castro se reuniu duas vezes com João Paulo II, em 1996, no Vaticano, e depois em sua histórica visita a Cuba, em 1998.

Autoridades kuwaitianas prenderam um homem na noite de terça-feira por insultar o profeta Maomé noTwitter

Autoridades kuwaitianas prenderam um homem na noite de terça-feira por insultar o profeta Maomé em sua conta do Twitter, afirmou o Ministério do Interior, em um raro caso de suposta blasfêmia em mídias sociais no Estado do Golfo Árabe.

A blasfêmia é ilegal no Kuwait como consta na legislação de imprensa e publicação de 1961, mas não é punida com morte como no país vizinho Arábia Saudita, onde o caso de um colunista que enfrenta acusações parecidas atraiu a atenção internacional.

O homem, cujo nome não foi divulgado, difamou a fé islâmica, o profeta Maomé, seus companheiros e sua esposa, afirmou o ministério em um comunicado publicado pela agência de notícias estatal KUNA. Ele está sendo interrogado antes dos procedimentos do tribunal.

O ministério "lamentou o abuso das redes sociais por alguns indivíduos para ofender valores básicos e espirituais do Islã e jurou não ter tolerância nenhuma para combater ofensas tão sérias", disse em declaração.

A mídia do país trouxe comentários do homem negando as acusações. "Eu nunca vou atacar o profeta sagrado", ele teria dito, segundo a reportagem, e acrescentou que alguém deve ter hackeado a sua conta e postado os comentários. Seus comentários, replicados em vários grandes jornais do Kuwait, não puderam ser verificados imediatamente.

Papa Bento XVI reza missa e defende espaço maior para sua Igreja em Cuba

Papa reza missa e defende espaço maior para sua  Igreja  em Cuba

Celebração para 500 mil foi acompanhada por Raúl Castro em Havana. Bento XVI deve se encontrar com Fidel Castro ainda nesta quarta.

O Papa Bento XVI pediu nesta quarta-feira (28) a Cuba que continue ampliando o espaço para a ação da Igreja Católica, destacando que a liberdade religiosa é essencial, ao celebrar uma missa na Praça da Revolução de Havana, que teve a presença do presidente cubano, Raúl Castro.

"Reconhecemos com alegria que, em Cuba, estão sendo dados passos para que a Igreja realize sua missão ineludível de expressar pública e abertamente sua fé", afirmou o Papa em sua homilia ante 500 mil cubanos reunidos na praça, que é local de grandes manifestações comunistas.

"Para poder exercer esta tarefa, a Igreja há de contar com a essencial liberdade religiosa", precisou.

"É preciso seguir adiante, e desejo estimular as instâncias governamentais da nação a reforçar o já alcançado e a avançar por este caminho de genuíno serviço ao bem comum de toda a sociedade cubana", acrescentou o Papa na segunda missa que oficia na ilha, na presença de Raúl Castro e do chanceler Bruno Rodríguez.

O pontífice, de 84 anos, foi ouvido sob um sol radiante por meio milhão de fiéis, assim como ateus, comunistas e adeptos da santeria, rito afrocubano que mistura espiritualismo africano com o catolicismo.

O Papa disse que a Igreja busca dar seu testemunho não apenas nas catequeses, como também no âmbito escolar e universitário. As escolas católicas e todos os colégios particulares foram estatizados depois da chegada de Fidel Castro ao poder em 1959.

"Ela (a Igreja) busca dar este testemunho em sua pregação e ensino, tanto na catequese como nos âmbitos escolares e universitários. É de se esperar que logo chegue aqui também o momento de que a Igreja possa levar aos campos do saber os benefícios da missão que seu Senhor encomendou e de que nunca pode descuidar", afirmou o Papa.

Além de agradecer a Deus, "que nos reúne nesta emblemática praça", o pontífice disse que "a verdade é um anseio do ser humano, e buscá-la sempre supõe um exercício de autêntica liberdade".

Bento XVI chegou à praça no "papamóvel" branco, com as janelas abertas, cercado por vários agentes de segurança.

Em 1998, nesse mesmo lugar, na presença de Fidel Castro, João Paulo II, o primeiro Papa a visitar a ilha, celebrou uma histórica missa em que pediu que "Cuba se abra para o mundo para que o mundo se abra para Cuba".

Católicos cubanos partiram da Catedral de Havana ao amanhecer desta quarta-feira em uma procissão com a imagem da Virgem da Caridade do Cobre até a Praça da Revolução.
A imagem iluminada da Virgem, conhecida como "Mambisa", foi saudada com aplausos pelas ruas de Havana, numa procissão que deve percorrer seis quilômetros, a mais longa em décadas em Cuba.

As procissões religiosas estavam proibidas em Cuba desde os anos 60 pelo então governo ateu de Fidel Castro até que foram restituídas pelo líder da Revolução durante a visita do Papa João Paulo II em 1998. O Estado cubano deixou o ateísmo em 1991 e passou a ser simplesmente laico.

"Vim adorar a Virgem da Caridade pela congregação que estamos fazendo pela visita do Papa", afirmou à AFP Ever Marín, de 13 anos, que participa pela primeira vez de uma procissão.

Bento XVI oficiou uma missa campal na segunda-feira, em Santiago de Cuba (sudeste), ante 200 mil pessoas.

Depois do ofício religioso, o Papa se reúne com o pai da revolução cubana, Fidel Castro, antes de deixar a ilha às 17h locais (19h de Brasília), pondo fim a um viagem de seis dias pelo México e Cuba, a primeira que realiza por nações latino-americanas de fala espanhola.

O multi-talentoso Millôr Fernandes morre aos 88 anos

O multi-talentoso Millôr Fernandes morre aos 88 anos

O multi-talentoso Millôr Fernandes - escritor, jornalista, cartunista, dramaturgo, poeta, humorista - morreu na noite dreontem, terça-feira, 27, aos 88 anos, em sua casa em Ipanema, RJ, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

O velório será realizado amanhã, quinta-feira, 29, das 10h às 15h no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio. Após o velório, o corpo será cremado em cerimônia restrita à família.



Saúde abalada

Em novembro de 2011, Millôr recebeu alta depois de quase cinco meses internado na Casa de Saúde São José, RJ, e em fevereiro do ano passado, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico.



Vida e trabalho - obra, não!

Millôr nasceu Milton Fernandes em 16 de agosto de 1923, mas só foi registrado em 27 de maio de 1924, razão pela qual tinha duas datas de aniversário e, nos documentos, ainda tinha 87 anos.

O nome Millôr veio da confusão sugerida pela grafia em sua certidão: o "t" teve seu traço colocado sobre a letra "o" ficando com a aparência de um "l" e o "n" inconcluso, mais parecendo um "r", fizeram com que o nome mais se parecesse Millôr do que com Milton, como era a intenção.

Órfão desde cedo - o pai morreu quando ele tinha um ano e a mãe, quando tinha dez - teve uma infância dura ou "dickensiana", conforme sua própria definição publicada na biografia de sua página no Facebook: "O período dickensiano, vendo o bife ser posto no prato dos primos, sem que o órfão tivesse direito. A família dispersa, os quatro irmãos cada qual pro seu lado, tentando sobreviver."

Com apenas 14 anos, começou a trabalhar como jornalista. Aos 19, foi contratado pela revista "O Cruzeiro". No período em que ficou na publicação, as vendas subiram de 11 mil exemplares para 750 mil. Fez sua primeira exposição de desenhos em 1957, no Museu de Arte Moderna. Foi um dos criadores do "O Pif-Paf". Apesar de ter durado apenas oito edições, o jornal é considerado o início da imprensa alternativa no Brasil. Foi ainda um dos colaboradores de "O Pasquim", reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar. Além disso, foi uma das primeiras personalidades brasileiras a ter espaço de destaque na internet, inaugurando seu site no ano 2000. No Twitter, tem mais de 368 mil seguidores.

Millôr era um intelectual inquieto, porém, avesso a entrevistas, não costumava falar sobre seus trabalhos com jornalistas. Atuou como colaborador em revista e jornais, além de publicar dezenas de livros, como "The Cow Went to the Swamp ou A Vaca Foi para o Brejo" e "Livro Vermelho dos Pensamentos de Millôr" mas dizia que não tinha obra, pois isso seria “coisa de pedreiro”. Seu trabalho como tradutor foi marcante: suas versões de peças de Molière e Shakespeare se tornaram referência, assim como de outros autores, sobretudo de língua inglesa -como Edward Albee, Tennessee Williams e Beckett. Foi também um dramaturgo premiado, autor de peças como "Pigmaleoa" (1962) e "Computa, Computador, Computa" (1972) e, como se não bastasse, foi vice-campeão mundial de pesca ao atum na Nova Escócia, em 1953 e reivindicava o título de inventor do frescobol.


Nota da presidência
Em nota oficial, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de Millôr, a quem se refere como "gênio brasileiro" e "ícone do humanismo", e conclui: "Com sua morte, o Brasil e toda a nossa geração perdem uma referência intelectual."

terça-feira, 27 de março de 2012

Vejam o Heroi He man dando conselhos sobre as drogas

Vejam video do Heroi He man dando conselhos sobre as drogas :

Parapente: Irmã de ator do tropa de elite morreu por erro humano

Parapente: Irmã de ator do tropa de elite morreu por erro humano

Video do despero do irmão da vitimada Isadora Gasparin ao vela morta :



Isadora Gasparin

A morte da nutricionista Priscila Graziela Pereira, 24 anos, que caiu de um parapente no domingo, na zona sul do Rio de Janeiro, foi decorrência de um erro humano, acredita o diretor técnico da Associação Brasileira de Parapente (ABP), Arthur Lewis. Ao ver fotos da vítima momentos antes da decolagem, Lewis diz não ter dúvidas de que ela estava presa ao equipamento apenas pelo peito, com as pernas soltas. "O erro foi humano. Isso é fato. Qualquer profissional olha para aquela foto e diz: 'ela decolou sem as pernas acopladas'", afirmou ao Terra.

Irmã do ator Fabricio Boliveira - do filme Tropa de Elite -, Priscila morava na Bahia e estava de férias no Rio de Janeiro. O instrutor que a acompanhava no voo afirmou que percebeu que a nutricionista estava caindo e que tentou segurá-la, mas não conseguiu. Ela morreu ao cair na areia da praia, após despencar de uma altura estimada em 15 m. O instrutor Allan Figueiredo foi indiciado na segunda-feira por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

Para Lewis, a jovem começou a escorregar assim que deixou a rampa e não teria como se segurar apenas com o equipamento no peito. "Você não aguenta, voando pelo menos quatro ou cinco minutos, segurar seu peso no ar até a praia", afirmou. Segundo o diretor, o piloto errou ao não checar os itens de segurança para verificar se estavam conectados e ao prosseguir com o voo ao perceber que havia algo errado. "Ele deveria ter feito uma manobra evasiva, que é retornar com a passageira, mesmo que corresse o risco de ela quebrar a perna, se chocar forte contra a montanha, corresse o risco, mas um risco muito menor que despencar de muitos metros de altura", disse.

Lewis explicou que, para realizar um voo duplo, é preciso dois anos de prática solo no parapente. Depois, o piloto faz um curso durante um ano, voando sempre com outro profissional, nunca com passageiros. Após um teste prático, ele é homologado para voar com qualquer pessoa e em qualquer rampa do Brasil.

Instrutor não era homologado pela associação
Segundo Lewis, o instrutor que levava Priscila não é homologado pela Associação Brasileira de Parapente, assim como o clube São Conrado Voo Livre não é filiado à entidade, apenas à Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), que abrange também os voos de asa-delta.

De acordo com o diretor, há muitos pilotos operando no mesmo lugar, a rampa da Pedra Bonita. Para ele, a pressa para liberar o espaço para o praticante seguinte pode ter contribuído para a falha no caso de Priscila.

Lewis afirmou, ainda, que há muito assédio a turistas na região de São Conrado, onde ocorreu o acidente, para fazer o voo duplo. "O que falta ali no Rio de Janeiro é consciência, é respeito pelo ser humano. Nós, como esportistas, estamos enojados com essa situação", afirmou. "Então é o Ministério Público local se manifestar e fechar aquela bagunça lá, que é o que deveria ser feito", acrescentou.

A ABP aconselha os que se interessarem pelo voo de parapente a ver se o instrutor é homologado pela entidade e pedir para ver a carteirinha válida para voo duplo.

O clube São Conrado Voo Livre afirmou que a rampa da Pedra Bonita é uma das mais reconhecidas do mundo e que os profissionais que atuam no local são experientes e seguem um rígido protocolo. O clube informou ainda que prestará informações sobre o caso em uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira.



Coronel Lima Ferreira, garantiu nesta quarta-feira que o conjunto de favelas do Alemão e da Penha receberão um total de 13 UPPs

O coordenador operacional das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, coronel Lima Ferreira, garantiu nesta quarta-feira que o conjunto de favelas do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense, receberão um total de 13 UPPs. As duas primeiras, nas comunidades da Fazendinha e Nova Brasília, serão inauguradas em até dez dias, ainda de acordo com o coronel. O processo de transição entre o Exército e a Polícia Militar ocorre desde o fim da madrugada de hoje e tem previsão de término no dia 27 de junho.

"Esperamos implantar duas UPPs a cada final de mês", explicou Lima Ferreira. Ele ressaltou que um terço do efetivo de 300 policiais que atuarão nas duas comunidades, neste início de trabalho de ocupação pela PM, são oriundos de outras unidades em funcionamento - e por isso já têm conhecimento de causa no trabalho de aproximação com os moradores.

"São soldados com experiência neste tipo de trabalho. Estes antigos passam tranquilidade para os novatos e essa é uma experiência que já deu certo no Vidigal e na Mangueira", explicou. Os espaços físicos que servirão de base para as unidades também já estão encaminhados: as UPPs da Vila Cruzeiro, morro da Baiana, do Sereno e da Fé estão 80% concluídas, segundo o coordenador.

Em entrevista à rádio CBN, o governador Sérgio Cabral (PMDB) garantiu que todas as unidades ficarão prontas de acordo com o cronograma traçado pela secretaria de Segurança Pública. "Algumas sedes já estão prontas, outras em construção, tudo seguindo um planejamento feito pelo secretário (José Mariano) Beltrame", afirmou Cabral.

"É evidente que existem as viúvas do tráfico, gente de fora da comunidade, que fica tentando minar o trabalho da polícia e do governo do Estado. Isso quebra uma série de lógicas que permaneceram por anos. Quem é que tem a ilusão que a Rocinha, que depois de quatro meses de retomada apenas, de um território que ficou abandonado por 30 anos, teria uma realidade de paz?", indagou o governador em entrevista a CBN.

Troca nas forças de segurança tem início
A operação no complexo do Alemão envolve 750 homens da Polícia Militar e três helicópteros, sendo um blindado. Até o momento, três suspeitos de ligação com o tráfico foram presos, de acordo com a PM. O Exército, presente no local desde o final de 2010 liderando a força de pacificação, também participa do processo de transição.

De acordo com nota divulgada pelo Comando Militar do Leste, a transição será de forma gradativa, começando pelas comunidades da Fazendinha e Nova Brasília até chegar ao Complexo da Penha.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio toma a decisão de apressar a implantação da UPP do Alemão em momento de instabilidade do sistema. Recentemente foram divulgados vídeos que provam que o tráfico de drogas continua agindo no local. Durante a visita do Príncipe Harry ao local, no início do mês, houve troca de tiros. E outra favela importante que ainda espera um UPP, a Rocinha, tem registrado frequentes distúrbios, como a morte de um líder comunitário acusado de envolvimento com o tráfico na tarde de ontem.

Varreduras
O diretor do Instituto Raízes em Movimento, Alan Brum, questiona a necessidade de varreduras na área. Segundo ele, os moradores das favelas estão apreensivos e temem possíveis violações de direitos. A organização não governamental atua no Alemão há mais de dez anos.

"Se o Exército já está aqui há tanto tempo, nosso questionamento é sobre a necessidade de uma varredura pelo Bope. Os locais mais problemáticos em relação à violência já estão mapeados e são de conhecimento público. Todos aqui estão muito apreensivos e há tensão por parte dos moradores", afirmou.

Nas últimas semanas, o Exército mudou a tática de atuação no Alemão e reforçou as revistas em todos os acessos às favelas da localidade. De acordo com o coronel Fernando Fantazzini, relações públicas da Força de Pacificação, a nova estratégia, no entanto, não estava relacionada à entrada do Bope, mas apenas a uma alteração rotineira para dar mais efetividade às ações.

"Não podemos atuar sempre da mesma forma. Temos que mudar as estratégias para garantir sempre a efetividade e a segurança das nossas ações", disse o policial militar. Ele garantiu também que não houve aumento no número de homens que ocupam o conjunto de favelas, atualmente em 1,6 mil, e disse que a nova tática não trouxe prejuízo ao patrulhamento no interior das comunidades para coibir o comércio de drogas.

Moradores confirmaram que foram intensificadas as revistas nas entradas e saídas das favelas, mas sem registro de agressividade ou abusos de militares do Exército.


Subiu para 15 o número de municípios afetados pelas enchentes no Amazonas

De acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil do Estado nesta terça-feira. Já são mais de 23 mil famílias afetadas.

Os municípios de Benjamim Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Tabatinga, na região do Alto Solimões, decretaram estado de emergência em função das enchentes dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões, segundo a defesa civil.

A assessoria de imprensa da Defesa Civil afirma que o órgão já prepara socorro para as famílias sendo que, do total, 11 municípios já contam com a ajuda humanitária do Governo do Estado, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil-Subcomadec.

Bope prende foragido da Justiça no Complexo do Alemão

Um homem foi preso na manhã desta terça-feira, durante operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, como parte do processo de pacificação dos Complexos do Alemão e da Penha para instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), informou a Polícia Militar.

Segundo a PM, o homem detido era foragido da Justiça, acusado por receptação. Ele foi levado para a sede da Força de Pacificação. A PM não divulgou o nome do preso.

Durante a ocupação, policiais estão fazendo revistas em moradores da região à procura de criminosos que ainda possam estar atuando na área. Ainda não há informação sobre drogas ou armas apreendidas, segundo a PM. As datas de inaugurações dessas novas UPPs ainda serão divulgadas.

Os brasileiros pagaram R$ 71,902 bilhões em impostos federais e contribuições previdenciárias em fevereiro segundo dados da Receita Federal

Os brasileiros pagaram R$ 71,902 bilhões em impostos federais e contribuições previdenciárias em fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Receita Federal. O volume é recorde para o mês, já que é maior que o saldo positivo verificado um ano antes, de R$ 67,891 bilhões (já corrigido pelo IPCA) - até então o maior para meses de fevereiro.

A arrecadação do mês passado registrou alta de 12,10% na comparação com fevereiro de 2011 em termos nominais e de 5,91% ante o mesmo mês, em termos reais. Houve, porém, uma queda real de 30,22% na comparação com janeiro deste ano. No acumulado do primeiro bimestre de 2012, a arrecadação acumula um total de R$ 174,482 bilhões, valor 5,99% maior do que a verificada em igual de 2011, já considerando a correção pelo IPCA.

Assim como em janeiro, o resultado da arrecadação de tributos federais em fevereiro foi "fortemente influenciado" pelo pagamento de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e CSLL relativos ao ajuste anual que apura o lucro das empresas em 2011. Segundo a Receita Federal, foram as empresas do setor financeiro as que optaram pela antecipação do pagamento, já que o prazo legal vence apenas em março.

Pelos dados da Receita, em fevereiro de 2011 o pagamento de IRPJ e CSLL em função da declaração de ajuste anual foi de R$ 634 milhões, ante um volume R$ 1,394 bilhão em fevereiro de 2012. Isso representa um aumento de 119,87%. Do total recolhido em fevereiro deste ano, parcela de R$ 1,098 bilhão foi paga pelos bancos.

Outro fator que influenciou positivamente a arrecadação de fevereiro foi o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito para pessoas físicas e nas operações do mercado de derivativos. Segundo a Receita, a arrecadação de IOF no mês passado subiu 5,23%, ante fevereiro de 2011. Os dados da Receita mostram que em fevereiro foram arrecadados R$ 61 milhões apenas com IOF sobre os contratos de derivativos.

A Receita destaca, também, que a arrecadação de IOF cresceu ainda em função de uma ampliação de 16,59% no volume de operações de crédito. Os dados da Receita ainda mostram que o pagamento do parcelamento dos débitos inscritos no chamado Refis da Crise somou R$ 1,587 bilhão em fevereiro deste ano, atingindo R$ 3,231 bilhões no acumulado do primeiro bimestre de 2012. O Refis da Crise foi importante na arrecadação do ano passado, ao reforçar o caixa em R$ 21,019 bilhões.


Imposto de importação

A arrecadação do Imposto de Importação (II) cresceu 8,64% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, para um total de

R$ 2,172 bilhões. No mesmo período, foi arrecadado R$ 1,233 bilhão de IPI vinculado, o que corresponde a uma alta de 21,34%. A Receita Federal atribuiu o resultado a fatores como elevação de 8,51% no valor em dólar das importações; de 3,06% na alíquota média do Imposto de Importação; de 17,56% na alíquota média do IPI vinculado e de 3,02% na taxa média de câmbio.

Segundo a Receita, ao mesmo tempo que houve uma elevação de 18,11% na arrecadação do IPI do setor de bebidas (R$ 236 milhões), houve uma queda de 21,15% na arrecadação de IPI de automóveis (R$ 404 milhões).

A Receita registrou ainda uma queda de 8,64% (R$ 1,314 bilhão) no IPI cobrado em outros segmentos. O decréscimo foi atribuído à queda de 3,40% no resultado da produção industrial de janeiro deste ano, na comparação com janeiro do ano passado.

Conforme a Receita, os principais segmentos que apresentaram queda de arrecadação em fevereiro foram máquinas, aparelhos e materiais elétricos

(-43,43%); metalurgia (-27,89%); produtos químicos (-23,35%) e fabricação de produtos minerais não metálicos (-9,84%).

Torcedores envolvidos em briga foram presos

Policiais da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) cumpriram seis mandados de prisão e de busca e apreensão nas sedes das torcidas organizadas da Gaviões da Fiel, na região do Bom Retiro, e na Mancha Alviverde, em Perdizes e Barra Funda, segundo o órgão.

Inicialmente, o Decradi tinha sete mandados de prisão, mas somente seis torcedores foram presos, suspeitos de envolvimento no duelo entre integrantes das organizadas no último domingo. A briga generalizada ocorreu na Avenida Inajar de Souza, na Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo.

Outras 11 pessoas, sendo nove torcedores da Mancha Alviverde e dois da Gaviões, foram levados para a sede da Decradi para prestar depoimentos, segundo a delegacia. Entre os objetos apreendidos durante a ação estão celulares, computadores, documentos e fotos, segundo a Decradi.

De acordo com a Secretaria de Segurança de Pública (SSP), os policiais também cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do irmão do estudante de engenharia civil, André Alves, de 21 anos, que morreu em decorrência de um tiro na cabeça durante o confronto.

segunda-feira, 26 de março de 2012

No final de 2011 classes D e E pouparam mais que classe C

No final de 2011 classes D e E pouparam mais que classe C

Pesquisa mostra que brasileiros de renda mais baixa aplicaram R$ 703 em um mês na poupança ou em outros investimentos, acima dos R$ 486 da classe média

A classe média brasileira poupou menos em 2011 do que em 2010. Em média, a classe C brasileira poupou R$ 486 no mês, R$ 98 a menos do que os R$ 584 de 2010. Além disso, o valor que a classe C afirmou ter destinado para a poupança ou outros investimentos foi inferior declarado pelas classes D e E.

É o que mostra a pesquisa "O Observador Brasil 2012", elaborada pela Cetelem BGN, empresa do grupo BNP Paribas, que teve por base o mês de novembro do ano passado.

Enquanto a classe C poupou R$ 486 no mês, a população das classes D e E elevou sua poupança a R$ 703 ao mês, R$ 447 acima do valor do ano anterior, segundo a pesquisa.

A redução da poupança da classe C tem entre suas razões o aumento do gasto, já que os indivíduos de classe média declararam gastos maiores em 2011, com relação ao ano anterior, segundo a Cetelem BGN.

Considerando todas as classes sociais, houve um aumento no valor poupado mensalmente pelos brasileiros no ano passado, para R$ 636, contra uma média de R$ 528 em 2010.

Assim como os indivíduos das classes D e E, os pertencentes às classes A e B também passaram a poupar ou investir mais no ano passado. No total, o valor aplicado subiu R$ 207, para R$ 735 ao mês, de acordo com a pesquisa, que foi feita em dezembro do ano passado.

Veja também: Brasileiros poupam mais e pensam mais no futuro

Apesar do valor médio poupado no país ter aumentado no ano passado, o número de pessoas que declararam terem destinado uma parcela de seu dinheiro à poupança ou a outros investimentos caiu de 8% para 6%, segundo a pesquisa.

A queda foi observada em todas as classes sociais, sendo que a classe C teve a maior perda em pontos percentuais. Em 2010, 7% dos entrevistados da classe média declararam terem poupado. No ano passado, o número baixou para 4%.

Sobrou dinheiro?

Em média, sobrou R$ 246,83 no bolso dos brasileiros ao final do mês, segundo a pesquisa. O valor é superior ao declarado pelos entrevistados no ano anterior, R$ 200,64.

As classes A e B foram as que terminaram o mês com maior sobra de dinheiro, R$ 470, enquanto os indivíduos de classe C que ficaram no azul declararam ter sobrado R$ 217. Nas classes D e E, o valor foi R$ 133.

Dívidas

Os brasileiros que tiveram que atrasar o pagamento de contas de água, luz ou outros itens básicos em novembro do ano passado - mês de referência no levantamento da Cetelem BGN - foram 5% do total. Apesar de o percentual ser superior ao de 2010 (3%), é menos da metade do apurado em 2005 (11%).

A pesquisa mostra ainda que 6% dos brasileiros declararam terem pagado uma prestação que estava em atraso em novembro do ano passado, contra 5% no ano anterior. Também foi 6% o percentual de indivíduos que afirmaram terem adquirido uma nova prestação no mês.

Mais de 30 guerrilheiros das Farc foram mortos em operação na Colômbia

Mais de 30 guerrilheiros das Farc foram mortos em operação na Colômbia
Chefe de polícia da Colômbia, Oscar Narrajo (D), cumprimenta militares que participaram de operação que matou membros das Farc na semana passada (21/3)

Golpe ocorre no mesmo Departamento onde serão libertados dez reféns em poder da guerrilha entre os dias 2 e 4 de abril

Uma operação das forças de segurança da Colômbia capturou matou 32 e capturou outros quatro guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O golpe desta segunda-feira é o segundo mais forte contra a guerrilha nos últimos dias, depois da morte de 33 membros das Farc em combate na última quarta-feira.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou o resultado antes de se reunir com a cúpula militar na base de Apiay, no Departamento de Meta, onde ocorreu a operação. Segundo Santos, trata-se de "uma operação que deu bons resultados até agora, porque ela ainda continua".
A ofensiva ocorre no momento em que se espera que nos próximos dias a guerrilha liberte os últimos dez policiais e militares que diz ter em seu poder. A libertação, prevista para semana que vem, também ocorrerá em Meta.
As Farc devem entregar os reféns entre os dias 2 e 4 de abril em uma operação humanitária que será lançada a partir do aeroporto de Villavicencio com a participação de helicópteros fornecidos pelo governo brasileiro, segundo a ex-senadora e facilitadora Piedad Córdoba.

Segundo golpe
Ao comemorar o saldo da missão, Santos lembrou da operação da semana passada, quando unidades militares de ar e terra mataram 33 guerrilheiros em Arauca, departamento petroleiro na fronteira com a Venezuela.

A operação desta segunda-feira ocorreu nos limites entre os municípios de Vistahermosa e La Macarena, região para onde se dirige o ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón, para terminar de coordenar as ações militares.

Na região operam as Frentes 27 e 43 das Farc, embora ainda não se saiba a qual unidade concretamente pertenciam os guerrilheiros mortos.

Segundo Santos ainda, no mesmo Estado, no município de Restrepo, "foi capturado ontem um ideólogo da Frente 53, com mais cinco membros das Farc. Os seis detidos fazem parte de um total de 42 pessoas presas nas últimas 24 horas no Departamento de Meta.

No ano passado, as Forças Militares mataram Alfonso Cano, que era o comandante máximo das Farc. Em 2010, Jorge Briceño (Mono Jojoy), chefe militar da guerrilha criada há quase meio século, morreu em um bombardeio.

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira que Tuquia e Estados Unidos planejam prover assistência “não letal” para oposição síria

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira que Tuquia e Estados Unidos planejam prover assistência “não letal” para oposição síria
Síria chora depois de ataque contra sua casa por forças leais a Assad em Idlib, no norte do país (24/3)

Anúncio sobre de doação equipamentos de comunicação e suprimentos médicos ocorre no dia em que Ancara declara fechamento de embaixada em Damasco

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira que Tuquia e Estados Unidos planejam prover assistência “não letal”, como equipamentos de comunicação e suprimentos médicos, para grupos de oposição dentro da Síria, e tentará convencer outros aliados a fazer o mesmo, de acordo com o jornal americano The New York Times.

Em mais um sinal de que as relações entre Turquia e Síria não vão bem, o Ministério das Relações Exteriores sírio anunciou nesta segunda-feira que Ancara retirará seu corpo diplomático de Damasco e fechará sua embaixada. Com a medida, a Turquia se junta a um grupo de países, incluindo os EUA, membros da União Europeia e a Liga Árabe, que tomaram passos semelhantes para apofundar o isolamento diplomático do governo do presidente sírio, Bashar al-Assad.

O fechamento da embaixada turca ocorre dias antes da conferência que a Turquia planeja para 1º de abril em Istambul reunindo os chamados “Amigos da Síria”, grupo cujos membros pedem a renúncia de Assad. Oficiais turcos disseram que a embaixada foi fechada devido à deterioração da segurança na capital síria, onde os confrontos entre forças leais a Assad e opositores se intensificaram na última semana.

Autoridades, no entanto, disseram que Ancara não fechará seu consulado na cidade de Aleppo, norte da Síria.

Oposição em acordo

Nesta terça-feira, o Conselho Nacional Sírio (CNS), principal órgão da oposição síria e outros grupos opositores se reúnem nesta segunda e terça-feira em Istambul para tratar de estratégias para conseguir colocar fim ao regime de Assad.

Segundo Emad Hosari, membro do CNS, o encontro tem o objetivo de elaborar um "documento político", no qual a oposição entre em acordo sobre os mecanismos para conseguir a queda do regime de Assad.

Os diferentes grupos opositores também estudarão um projeto político para o próximo período transitório na Síria, acrescentou Hosari. "Não há lugar para as diferenças agora. Todos temos o mesmo desejo que a reunião dos Amigos da Síria, prevista para o dia 1º de abril, tenha sucesso", disse o opositor ao acrescentar que um dos objetivos do encontro de hoje em Istambul é coordenar suas posturas antes da reunião do próximo mês na cidade turca.

Também nesta segunda-feira o enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, disse que a ONU poderia enviar uma missão de observadores para verificar eventuais compromissos entre o governo sírio e a oposição.

"Não descarto que uma missão da ONU possa ser enviada à Síria no futuro para garantir que as partes cumpram com seus compromissos", disse Annan em Moscou.

Um video postado por ativistas nesta segunda-feira mostrou chamas e fumaça preta em duas areas da cidade de Homs. Opositores disseram que ao menos nove pessoas morreram nos confrontos em Homs, enquanto outros dez teriam morrido em outras regiões do país.

O governo americano anunciou que já começou a prover ajuda humanitária a grupos da oposição, inclusive ao Exército Livre da Síria, formado por desertores. O acordo com a Turquia formalizaria e aumentaria a ajuda que já vem sendo fornecida, ainda que autoridades insistam que nenhum tipo de armamento seria enviado.


Dados da OMS mostra que tuberculose mata quase 5.000 brasileiros por ano

Pode parecer doença do passado, mas não é. Só no Brasil, a tuberculose mata quase 5.000 pessoas por ano, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). A doença infectocontagiosa causada por uma bactéria afeta principalmente os pulmões, mas, também pode atingir outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Nos últimos anos, a doença vem caindo no País -– atualmente é 37,7 casos para 100 mil habitantes – , mas muitas mortes continuam a acontecer porque os pacientes não concluem todo o tratamento, que é longo e pode durar seis meses.

Segundo o médico patologista e membro da SBP (Sociedade Brasileira de Patologia), Rimarcs Gomes Ferreira, 80% dos casos de tuberculose no mundo estão localizados nos países em desenvolvimento e são atribuídos a fatores como a falta de infraestrutura das grandes cidades e de saneamento básico.

Crianças morrem de tuberculose todos os anos

- O transmissor da tuberculose, o bacilo de koch, tem uma facilidade maior de se disseminar em ambientes escuros porque é sensível a luz. Por isso ele costuma se multiplicar nas periferias das grandes cidades, onde há grande concentração de favelas.

Segundo o médico, o contágio, que é feito pela respiração, depende das variações do transmissor e do organismo de seu portador.

- O bacilo é "preguiçoso", então, nem sempre ele manifesta a doença no corpo onde ele está alojado. Isso varia de acordo com o organismo e o instante imunológico do indivíduo.

Ainda de acordo com Ferreira, a única vacina existente contra a tuberculose para prevenir os casos mais graves da doença e só pode ser ministrada em crianças até cinco anos de idade.

Crianças com tuberculose
Dados da OMS mostraram na última quarta-feira (21) que 70 mil crianças morrem todos os anos de tuberculose em todo o mundo. Isso acontece devido à dificuldade dos profissionais de saúde reconhecer os sintomas. De acordo com o coordenador do departamento de tuberculose da OMS, Malgosia Grzemska, a tuberculose costuma ser subnotificada em crianças porque os sintomas nelas não são muito específicos.

Brasileiros cadastrados e aprovados em programa poderão evitar a fila de controle de passaporte nos aeroportos norte-americanos

Representantes da missão diplomática norte-americana no Brasil anunciaram nesta segunda-feira que os EUA estão prontos para implementar um projeto-piloto para agilizar a passagem de brasileiros pela imigração dos EUA

De acordo com o consulado dos EUA, o programa conhecido como Global Entry (GEP), ou "Viajante Confiável", permitirá que viajantes cadastrados e aprovados para integrar o programa evitem a fila de controle de passaporte em 20 aeroportos norte-americanos. A implementação desse projeto ainda depende de aprovação do governo brasileiro e não há uma data oficial para o início do programa.

O GEP é um programa do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e hoje está disponível para norte-americanos, holandeses e mexicanos. Para se inscrever no programa, o passageiro precisa se cadastrar no Sistema Global Online de Inscrição (Goes) (site https://goes-app.cbp.dhs.gov/main/goes), pagar uma taxa de US$ 100 e aguardar uma resposta.

Segundo o consulado dos EUA, todos os candidatos passam por uma checagem rigorosa dos dados. Uma vez que a solicitação tenha sido analisada e pré-aprovada, o passageiro recebe uma mensagem com instruções para agendar uma entrevista em um dos pontos de inscrição no programa – tanto no Brasil como nos EUA. A taxa de US$ 100 não será restituída, mesmo que a solicitação seja negada.

Passageiros aprovados para o Global Entry poderão passar por quiosques automatizados que se encontram nos aeroportos americanos antes da área de imigração para apresentarem digitais, passaporte e declaração a alfandega. O quiosque emite um recibo e o passageiro fica liberado para recolher sua bagagem.

Jaime Ransey, do adido de alfândega e proteção de fronteiras, explicou que ao chegar no aeroporto o passageiro colocará os dedos na cabine e irá retirar um papel. "O serviço não irá garantir 100% de aprovação na entrada aos EUA. Nossos oficiais ainda se reservam no direito de solicitar uma entrevista com o viajante caso seja necessário".

Reciprocidade

O acordo com o Brasil envolve também facilitar a entrada de americanos no País. Para isso, os EUA esperam que até as Olimpíadas os aeroportos brasileiros tenham as cabines Global Entry. A estimativa é que o sistema reduza em 70% o tempo em filas de processo alfandegário. Porém, como há uma taxa de US$100 para participar do programa, não é recomendado para pessoas que viajam apenas uma vez por ano para os EUA.

Os Estados Unidos e a China concordaram em coordenar uma resposta ao foguete de longo alcance norte-coreano



Em reunião com Obama paralela à cúpula nuclear, Hu Jintao diz ter expressado 'preocupação' sobre lançamento da Coreia do Norte

Os Estados Unidos e a China concordaram em coordenar uma resposta ao foguete de longo alcance que a Coreia do Norte planeja lançar em abril, informou a Casa Branca nesta segunda-feira. Segundo o governo norte-coreano, o foguete foi colocado em uma plataforma de lançamento enquanto líderes mundiais se reúnem em Seul, na Coreia do Sul, para a segunda edição da Cúpula de Segurança Nuclear.

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da China, Hu Jintao, discutiram a questão norte-coreana durante uma reunião paralela à cúpula. De acordo com a Casa Branca, Obama fez um apelo para que Hu use a influência de seu país sobre a Coreia do Norte para levar o país a cumprir suas “obrigações internacionais”.

De acordo com Bem Rhodes, vice-conselheiro de Obama para assuntos de segurança nacional, o líder chinês indicou que a China encara a questão com seriedade e transmitiu suas preocupações ao governo norte-coreano.

Mas Rhodes foi cauteloso ao responder se as palavras de Hu indicam que a China tomará uma posição mais dura em relação à Coreia do Norte. “Os chineses já expressaram essas preocupações antes e o governo norte-coreano não mudou seu comportamento”, afirmou. “Então, a China precisa analisar se não é preciso fazer mais do que essas mensagens e avisos.”

De acordo com a agência oficial chinesa, a Xinhua, Hu afirmou a Obama que “não quer ver um recuo no momento em que as tensões na península diminuem”, em referência ao anúncio, feito em fevereiro, de que a Coreia do Norte concordou em suspender as atividades nucleares e aceitou uma moratória nos testes.

A Coreia do Norte diz que o foguete carrega um satélite e será lançado entre 12 e 16 de abril para marcar o centésimo aniversário de nascimento do ex-presidente Kim Il-sung. De acordo com anúncio feito pelo governo nesta segunda-feira, o foguete foi colocado em uma plataforma de lançamento em Dongchang-ri, no nordeste do país.

Os Estados Unidos afirmam que qualquer lançamento viola resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem a validade de um teste de míssil. A Coreia do Sul afirmou que vai atirar contra o foguete se ele invadir seu território.

Em discurso em uma universidade de Seul, Obama fez um apelo para que os líderes norte-coreanos “tenham a coragem de buscar a paz”. “Já deve ter ficado claro”, afirmou Obama, “que suas provocações e buscas por armas nucleares não lhe trouxeram mais segurança, mas, sim, menos segurança. Ao invés de conquistarem a dignidade que desejam, vocês estão mais isolados.”

No domingo, ao ladodo presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, Obama disse que a Coreia do Norte corre risco de sofrer novas sanções, incluindo suspensão de ajuda alimentar, se não cancelar os testes com foguetes.

O presidente americano também visitou a zona desmilitarizada que separa as duas Coreias, onde cumprimentou soldados americanos e disse que eles estavam na "fronteira da liberdade". Segundo Obama, o contraste entre os dois lados da fronteira "não poderia ser mais absoluto" e os militares "estão trabalhando para criar o espaço e a oportunidade para a liberdade e prosperidade"

Cúpula nuclear

O plano norte-coreano de lançar o foguete dominou o primeiro dia de cúpula nuclear, um encontro entre líderes de mais 50 países que discute passos a serem tomados para reduzir a ameaça atômica. O Brasil é representado pelo vice-presidente Michel Temer. A Coreia do Norte não participa do encontro.

No discurso desta segunda-feira, Obama afirmou que os Estados Unidos têm mais armas nucleares do que precisam e que é necessário um corte no arsenal que não enfraqueça sua segurança e a de seus aliados. Em tom pessoal, Obama disse que busca um mundo sem armas nucleares como presidente do único país que as usou e como um pai que quer acabar com a ameaça de “aniquilação atômica”.

“Podemos dizer com convicção: temos mais armas nucleares do que precisamos”, afirmou. “Acredito que podemos garantir a segurança dos Estados Unidos e de nossos aliados e, ainda assim, buscar novas reduções no nosso arsenal.”

Embora o foco de seu discurso fosse a Coreia do Norte, Obama também fez advertências ao Irã, dizendo que o país “precisa agir com seriedade e senso de urgência” para “cumprir suas obrigações”. “Tratados têm legalidade e violações terão consequências”, afirmou.

O presidente americano se reuniu com o presidente russo, Dmitri Medvedev, com quem assinou em 2010 um pacto de redução de arsenais. Obama disse que os dois países ainda discutem a eliminação de uma quantidade de plutônio suficiente para 17 mil bombas nucleares, um material que seria usado para produzir eletricidade.

As próximas negociações acontecerão em maio entre Obama e Vladimir Putin, que venceu as eleições presidenciais e substituirá Medvedev. Mas novas reduções dos arsenais devem enfrentar forte resistência da oposição republicana no Congresso americano, principalmente em ano eleitoral.

domingo, 25 de março de 2012

História do dinheiro no mundo

Aqui você confere a história do dinheiro no mundo, desde o seu surgimento, até os dias atuais.
----------------------------------------------------------------------------
Escambo
A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução.
No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.
 

Assim, quem pescasse mais peixe do que o necessário para si e seu grupo trocava este excesso com o de outra pessoa que, por exemplo, tivesse plantado e colhido mais milho do que fosse precisar. Esta elementar forma de comércio foi dominante no início da civilização, podendo ser encontrada, ainda hoje, entre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, há escassez de meio circulante, e até em situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos sem a preocupação de sua equivalência de valor. Este é o caso, por exemplo, da criança que troca com o colega um brinquedo caro por outro de menor valor, que deseja muito.
 

As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros. Nesta forma de troca, no entanto, ocorrem dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados.
Moeda-Mercadoria
Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras.
Aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as moedas–mercadorias.

O gado, principalmente o bovino, foi dos mais utilizados; apresentava vantagens de locomoção própria, reprodução e prestação de serviços, embora ocorresse o risco de doenças e da morte.

O sal foi outra moeda–mercadoria; de difícil obtenção, principalmente no interior dos continentes, era muito utilizado na conservação de alimentos. Ambas deixaram marca de sua função como instrumento de troca em nosso vocabulário, pois, até hoje, empregamos palavras como pecúnia (dinheiro) e pecúlio (dinheiro acumulado) derivadas da palavra latina pecus (gado). A palavra capital (patrimônio) vem do latim capita (cabeça). Da mesma forma, a palavra salário (remuneração, normalmente em dinheiro, devida pelo empregador em face do serviço do empregado) tem como origem a utilização do sal, em Roma, para o pagamento de serviços prestados.

No Brasil, entre outras, circularam o cauri – trazido pelo escravo africano –, o pau-brasil, o açúcar, o cacau, o tabaco e o pano, trocado no Maranhão, no século XVII, devido à quase inexistência de numerário, sendo comercializado sob a forma de novelos, meadas e tecidos.

Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram inconvenientes às transações comerciais, devido à oscilação de seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem facilmente perecíveis, não permitindo o acúmulo de riquezas.
Metal
Quando o homem descobriu o metal, logo passou a utilizá-lo para fabricar seus utensílios e armas anteriormente feitos de pedra.

Por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, facilidade de transporte e beleza, o metal se elegeu como principal padrão de valor. Era trocado sob as formas mais diversas. A princípio, em seu estado natural, depois sob a forma de barras e, ainda, sob a forma de objetos, como anéis, braceletes etc.

O metal comercializado dessa forma exigia aferição de peso e avaliação de seu grau de pureza a cada troca. Mais tarde, ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicativa de valor, que também apontava o responsável pela sua emissão. Essa medida agilizou as transações, dispensando a pesagem e permitindo a imediata identificação da quantidade de metal oferecida para troca.
Moeda em Formato de Objetos
 

Os utensílios de metal passaram a ser mercadorias muito apreciadas.
Como sua produção exigia, além do domínio das técnicas de fundição, o conhecimento dos locais onde o metal poderia ser encontrado, essa tarefa, naturalmente, não estava ao alcance de todos.
A valorização, cada vez maior, destes instrumentos levou à sua utilização como moeda e ao aparecimento de réplicas de objetos metálicos, em pequenas dimensões, que circulavam como dinheiro.

É o caso das moedas faca e chave que eram encontradas no Oriente e do talento, moeda de cobre ou bronze, com o formato de pele de animal, que circulou na Grécia e em Chipre.
 
Moedas Antigas
Surgem, então, no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.
São cunhadas na Grécia moedas de prata e, na Lídia, são utilizados pequenos lingotes ovais de uma liga de ouro e prata chamada eletro.
 

As moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época. Nelas podem ser observados aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e culturais. É pelas impressões encontradas nas moedas que conhecemos, hoje, a efígie de personalidades que viveram há muitos séculos. Provavelmente, a primeira figura histórica a ter sua efígie registrada numa moeda foi Alexandre, o Grande, da Macedônia, por volta do ano 330 a.C.
 

A princípio, as peças eram fabricadas por processos manuais muito rudimentares e tinham seus bordos irregulares, não sendo, como hoje, peças absolutamente iguais umas às outras.
 
Ouro, Prata e Cobre
Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e a prata. O emprego destes metais se impôs, não só pela sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor econômico, mas também por antigos costumes religiosos. Nos primórdios da civilização, os sacerdotes da Babilônia, estudiosos de astronomia, ensinavam ao povo a existência de estreita ligação entre o ouro e o Sol, a prata e a Lua. Isto levou à crença no poder mágico destes metais e no dos objetos com eles confeccionados.
 

A cunhagem de moedas em ouro e prata se manteve durante muitos séculos, sendo as peças garantidas por seu valor intrínseco, isto é, pelo valor comercial do metal utilizado na sua confecção. Assim, uma moeda na qual haviam sido utilizados vinte gramas de ouro, era trocada por mercadorias neste mesmo valor.
 

Durante muitos séculos os países cunharam em ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre para os valores menores. Estes sistemas se mantiveram até o final do século passado, quando o cuproníquel e, posteriormente, outras ligas metálicas passaram a ser muito empregados, passando a moeda a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor gravado em sua face, que independe do metal nela contido.
Com o advento do papel-moeda a cunhagem de moedas metálicas ficou restrita a valores inferiores, necessários para troco. Dentro desta nova função, a durabilidade passou a ser a qualidade mais necessária à moeda. Surgem, em grande diversidade, as ligas modernas, produzidas para suportar a alta rotatividade do numerário de troco.
Moeda de Papel
Na Idade Média, surgiu o costume de se guardarem os valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo. Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem à moeda de papel.
No Brasil, os primeiros bilhetes de banco, precursores das cédulas atuais, foram lançados pelo Banco do Brasil, em 1810. Tinham seu valor preenchido à mão, tal como, hoje, fazemos com os cheques.

Com o tempo, da mesma forma ocorrida com as moedas, os governos passaram a conduzir a emissão de cédulas, controlando as falsificações e garantindo o poder de pagamento.
Atualmente quase todos os países possuem seus bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.

A moeda de papel evoluiu quanto à técnica utilizada na sua impressão. Hoje a confecção de cédulas utiliza papel especialmente preparado e diversos processos de impressão que se complementam, dando ao produto final grande margem de segurança e condições de durabilidade.
Formatos Diversos
O dinheiro variou muito, em seu aspecto físico, ao longo dos séculos.

As moedas já se apresentaram em tamanhos ínfimos, como o stater, que circulou em Aradus, Fenícia, atingindo também grandes dimensões como as do dáler, peça de cobre na Suécia, no século XVII.

Embora, hoje, a forma circular seja adotada em quase todo o mundo, já existiram moedas ovais, quadradas, poligonais etc. Foram, também, cunhadas em materiais não metálicos diversos, como madeira, couro e até porcelana. Moedas de porcelana circularam, neste século, na Alemanha, quando, por causa da guerra, este país enfrentava grave crise econômica.
As cédulas, geralmente, se apresentam no formato retangular e no sentido horizontal, observando-se, no entanto, grande variedade de tamanhos. Existem, ainda, cédulas quadradas e até as que têm suas inscrições no sentido vertical.
As cédulas retratam a cultura do país emissor e nelas podem-se observar motivos característicos muito interessantes como paisagens, tipos humanos, fauna e flora, monumentos de arquitetura antiga e contemporânea, líderes políticos, cenas históricas etc.
As cédulas apresentam, ainda, inscrições, geralmente na língua oficial do país, embora em muitas delas se encontre, também, as mesmas inscrições em outros idiomas. Essas inscrições, quase sempre em inglês, visam a dar à peça leitura para maior número de pessoas.
Sistema Monetário
O conjunto de cédulas e moedas utilizadas por um país forma o seu sistema monetário. Este sistema, regulado através de legislação própria, é organizado a partir de um valor que lhe serve de base e que é sua unidade monetária.

Atualmente, quase todos os países utilizam o sistema monetário de base centesimal, no qual a moeda divisionária da unidade representa um centésimo de seu valor.

Normalmente os valores mais altos são expressos em cédulas e os valores menores em moedas. Atualmente a tendência mundial é no sentido de se suprirem as despesas diárias com moedas. As ligas metálicas modernas proporcionam às moedas durabilidade muito superior à das cédulas, tornando-as mais apropriadas à intensa rotatividade do dinheiro de troco.
Os países, através de seus bancos centrais, controlam e garantem as emissões de dinheiro. O conjunto de moedas e cédulas em circulação, chamado meio circulante, é constantemente renovado através de processo de saneamento, que consiste na substituição das cédulas gastas e rasgadas.
Cheque
Com a supressão da conversibilidade das cédulas e moedas em metal precioso, o dinheiro cada vez mais se desmaterializa, assumindo formas abstratas.
Uma destas formas é o cheque, que, pela simplicidade de seu uso e pela segurança que oferece, está sendo, progressivamente, adotado por número sempre maior de pessoas nas atividades de seu dia-a-dia.

Esse documento, pelo qual se ordena o pagamento de certa quantia ao seu portador ou à pessoa nele citada, visa, primordialmente, à movimentação dos depósitos bancários.

O importante papel que esse meio de pagamento ocupa, hoje, na economia, deve-se às inúmeras vantagens que proporciona, agilizando a movimentação de grandes somas, impedindo o entesouramento do dinheiro em espécie e diminuindo a necessidade de troco, por ser um papel preenchido à mão, com a quantia de que se quer dispor.
O dinheiro, seja em que forma se apresente, não vale por si, mas pelas mercadorias e serviços que pode comprar. É uma espécie de título que dá a seu portador a faculdade de se considerar credor da sociedade e de usufruir, através do poder de compra, de todas as conquistas do homem moderno.
A moeda não foi, pois, genialmente inventada, mas surgiu de uma necessidade e sua evolução reflete, a cada momento, a vontade do homem de adequar seu instrumento monetário à realidade de sua economia.

(Fonte das Informações desta página : Site do BANCO CENTRAL DO BRASIL  (Museu de Valores do Banco Central) -> http://www.bcb.gov.br  )