terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Procuradoria-Geral da República arquivou representação da Associação dos Magistrados Brasileiros contra a corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon.


A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou nesta terça-feira(31/01) uma representação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) contra a corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon. A ação também era subscrita pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Os pedidos rejeitados mencionavam uma possível violação de sigilo funcional. O documento foi protocolado no último dia 23 de dezembro pelas três maiores associações de juízes do Brasil - a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

 O Judiciário  mobilizou-se  desde terça-feira (27/9) contra as declarações feitas pela corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, de que diminuir a competência do CNJ é o "primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga". Depois da nota de repúdio lida pelo ministro Cezar Peluso no início da sessão do CNJ, a Associação dos Magistrados Brasileiros, o Tribunal Superior do Trabalho, o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Associação Nacional dos Magistrados Estaduais fizeram o mesmo, criticando a generalização feita pela ministra.

Eliana Calmon criticou a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela AMB que questiona, e pretende esvaziar, os poderes do CNJ de punir juízes. Ela disse que a ADI é o "primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga". 
 
A queda de braço teve início em dezembro, quando a corregedora iniciou inspeções em tribunais pelo Brasil. Com base em dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), ela apurava irregularidades em movimentações financeiras de servidores e magistrados que teriam recebido pagamentos ilegais.

As associações acusavam Eliana Calmon de repassar à imprensa dados sigilosos obtidos durante a apuração. Mas o procurador-geral da República, Roberto Gugel, afirmou que a corregedora sequer teve acesso à identificação dos magistrados investigados. De acordo com o chefe do Ministério Público, ela  “limitou-se a proceder um exame global da movimentação dos magistrados e servidores por estado, sem fazer a indicação do nome ou CPF de qualquer um deles". Para Gurgel, não há provas de violação de sigilo funcional por parte da corregedora.
O debate sobre as atribuições do CNJ ganhou força nos últimos meses porque o Supremo Tribunal Federal (STF) se preparava para julgar uma representação da AMB que limita os poderes do conselho. O caso deve ser analisado pelo plenário do Supremo nesta quarta-feira.
 

Wando continua em estado grave com leve melhora no quadro clínico




















Wando, que passou por uma cirurgia cardíaca, apresentou uma pequena melhora em seu estado clínico. Ele segue internado em estado grave no hospital Biocor, em Nova Lima (MG). A informação é do jornal "O Dia" desta segunda-feira (30).

Wando passou por uma angioplastia coronária para desobstrução das artérias do coração e seu estado é gravíssimo, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Segundo Renata Costa Lana e Souza, esposa do cantor, ele está internado no CTI, sob efeito de sedativos e respira com ajuda de aparelhos.

Otimismo - A irmã do cantor Wando, Maria das Graças Reis, disse que ela e a família estão com esperanças na recuperação do músico. "Estamos confiantes, ele é uma pessoa forte. Ele não fumava, se cuida, tem boa alimentação", disse.

De acordo com a irmã do cantor, outros membros da família já tiveram problemas cardíacos. "Meu pai, um tio e eu já tivemos problemas no coração. Tenho uma boa relação com ele. Prefiro que eu morra no lugar do meu irmão", contou emocionada. Maria das Graças disse que um irmão dos dois e o pai morreram devido a problemas cardíacos. Eles ainda têm outros dois irmãos por parte de pai.

O cantor foi hospitalizado com problemas graves na última sexta-feira (27) e submetido a uma angioplastia coronariana em caráter de urgência, para desobstrução das artérias do coração, no sábado (28).

O artista é conhecido por suas canções brega-românticas. Entre seus sucessos, estão "Fogo e Paixão" e "Gosto de Maçã"

30 pessoas morrem em onda de frio na Ucrânia

Pelo menos 30 pessoas morreram nos últimos cinco dias por causa de uma onda de frio na Ucrânia, que fez com que as temperaturas baixassem para 33 graus Celsius negativos, afirmou o Ministério de Emergências, nesta terça-feira.

A maioria das vítimas era morador de rua, disse o ministério. Outras 500 pessoas foram tratadas em hospitais por enregelamento de membros e outros problemas relacionados ao frio.

A Ucrânia tem experimentado o seu inverno mais rigoroso nos últimos seis anos. As temperaturas no ex-país soviético não costumam cair abaixo de 15 graus Celsius negativos.

O ministério disse que 1.600 centros foram montados para fornecer acomodação, comida e bebida provisoriamente para os desabrigados.

Nova rodada de sanções que têm como alvo o setor de energia iraniano

Membros do Comitê dos Bancos no Senado dos Estados Unidos planejam aprovar uma nova rodada de sanções que têm como alvo o setor de energia iraniano, com o objetivo de cortar os recursos que, segundo suspeitam, o governo do Irã usa para desenvolver armas nucleares.

O comitê divulgou na noite de segunda-feira detalhes de seu projeto bipartidário, de 61 páginas, e os congressistas vão avaliar as medidas e votá-las numa sessão marcada para quinta-feira.

O pacote será mais uma dura medida restritiva, após o embargo aprovado pelas nações europeias e as sanções ao sistema financeiro adotadas pelo governo do presidente Barack Obama.

Romney é de novo favorito das primárias republicanas na Flórida

Os eleitores republicanos da Flórida vão às urnas nesta terça-feira para uma eleição primária que pode ser decisiva no processo de escolha do candidato presidencial do partido para enfrentar o presidente Barack Obama em novembro.

A disputa se restringe cada vez mais a dois candidatos, e a maioria das pesquisas mostra Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, com vantagem superior a dez pontos percentuais sobre Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados.

A Flórida é o maior Estado a realizar eleições primárias até agora, e uma vitória de Romney lhe daria um forte impulso para as etapas seguintes da disputa.

A votação vai das 7h às 19h (hora local - três ou quatro horas a menos do que em Brasília, dependendo da região do Estado).

Há dez dias, tudo parecia favorável a Gingrich, que conseguira reverter o favoritismo de Romney na Carolina do Sul graças à boa atuação nos debates. Mas isso não se refletiu na Flórida, em parte devido a uma leva de anúncios agressivos feitos pela campanha de Romney e por apoiadores independentes.

Na segunda-feira, Romney se mostrava confiante, e Gingrich estava combativo, refletindo os estados das respectivas campanhas. Romney cancelou um evento marcado para a manhã de terça em Tampa; Gingrich percorrerá a região de Orlando em quatro eventos.

A campanha de Romney na Flórida enfatizou o trabalho de Gingrich com a agência hipotecária Freddie Mac, e uma investigação ética e sua renúncia como presidente da Câmara. Os anúncios também zombavam dos esforços de Gingrich para pegar carona na popularidade do ex-presidente Ronald Reagan, herói dos conservadores.

Gingrich admite o impacto desses anúncios. "Nada como 17,5 milhões de dólares em falsos anúncios para fazer uma grande diferença", disse ele na segunda-feira à CNN. "Nunca vi um candidato a presidente tão metodicamente desonesto."

As campanhas oficiais e seus comitês de apoiadores independentes têm até o final da terça-feira para divulgar a origem do seu dinheiro e a forma como ele está sendo gasto.

A popularidade de Gingrich vem caindo nos últimos dias também por causa da sua atuação apagada em dois debates na semana passada. Pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira à noite mostrou Romney com 43 por cento das intenções de voto, contra 28 por cento para Gingrich.

O movimento conservador Tea Party realizou na véspera da primária uma eleição simulada em que Gingrich teve 35 por cento dos votos, contra 31 por cento do ex-senador Rick Santorum, e 18 por cento de Romney.

Mas outros grupos importantes, inclusive os hispânicos, parecem estar fortemente ao lado de Romney.

Mais de 600 mil eleitores da Flórida votaram antecipadamente na primária, e Romney teve ampla maioria entre eles, segundo a pesquisa Reuters/Ipsos.

Reuters

Violência aumenta pressão internacional sobre a Síria

Horas antes de reunião do Conselho de Segurança da ONU, ativistas afirmam que repressão deixou mais de 100 mortos na segunda-feira

A escalada de violência nos últimos dias na Síria aumentou a pressão internacional sobre o regime do presidente Bashar Al-Assad, no momento em que países ocidentais trabalham para aprovar uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o governo sírio.

Nesta terça-feira, ativistas afirmaram que o Exército sírio dá continuidade a uma brutal operação contra desertores nos subúrbios de Damasco. A ação militar começou no sábado, quando as forças de segurança invadiram áreas nos arredores da capital que tinham passado para o controle dos dissidentes.

As forças de segurança teriam conseguido recuperar o controle da maior parte das áreas, mas um “intenso tiroteio” continua nas regiões de Zamalka e Arbeen, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, um grupo com sede em Londres. Há rumores, também, de que os rebeldes tomaram o controle da cidade de Rastan, na província de Homs, centro do país.

Outro grupo de oposição, conhecido como Comitês Locais de Coordenação, afirmou que a repressão deixou mais de 100 mortos em todo o país na segunda-feira, incluindo oito menores e uma mulher. O maior número de vítimas foi registrado em Homs, onde 76 foram mortos.

Os números foram divulgados horas antes de o Conselho de Segurança da ONU se reunir para discutir a situação na Síria. O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, deve comparecer à sede da organização em Nova York e pedir apoio ao plano de paz do grupo que pede a renúncia de Assad.

Os EUA, o Reino Unido e a França vêm defendendo o texto da Liga Árabe, mas a Rússia prometeu usar seu poder de veto para bloquear a iniciativa. Segundo o governo russo, a resolução "deixa aberta a possibilidade de uma intervenção" nas questões internas do país árabe. Damasco rejeitou o plano da Liga, dizendo se tratar de um "ataque à soberania".

Em Londres, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, fez um apelo para que Moscou reconsidere sua posição.

“Chegou a hora de todos os membros do Conselho de Segurança assumirem suas responsabilidades ao invés de se proteger atrás daqueles que têm sangue em suas mãos”, disse Cameron na segunda-feira, em Bruxelas.

Uma autoridade francesa disse que ao menos dez membros do Conselho de Segurança apoiam a medida conclamando Assad a aceitar o plano de paz da Liga Árabe.

Um texto precisa do apoio de nove nações no órgão de 15 membros para ir à votação, mas ainda assim estaria sujeito ao veto de um de seus membros permanentes (EUA, China, Rússia, Reino Unido e França).

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e os chanceleres britânico e francês estão viajando a Nova York para pressionar pelo apoio à medida nas negociações de terça-feira. Em uma declaração, Hillary condenou a escalada de violência do regime, afirmando que o bombardeio contra áreas civis é "brutal".

Há várias semanas, a ONU estimou que a repressão na Síria deixou mais de 5,4 mil mortos desde o início do levante, em março.

Concurso da Secretaria de Educação do Estado da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia determinou o cancelamento das provas dos candidatos as vagas de professor de Física e Química que realizaram o exame no Colégio Polivalente do Cabula, no último domingo, 29. A decisão ocorreu após a Consultec, empresa responsável pela realização das provas, ter problemas com a distribuição do material. O atraso gerou tumulto por parte dos candidatos, que concorrem a uma vaga no Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).


O novo exame será realizado no dia 11 de fevereiro, mas o edital atualizado ainda não foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, a ação visa a garantia de igualdade de condições para todos os candidatos inscritos no concurso.


Após a publicação do edital, os candidatos devem aguardar 72 horas para acessar o site da Consultec e escolher um novo local para a realização do exame.

Confira abaixo os candidatos que irão fazer prova no dia 11 de fevereiro:


Professor de Física, cuja opção de vaga foi feita para um dos municípios abaixo relacionados:

ACAJUTIBA; ALAGOINHAS; AMERICA DOURADA; ARACI; BOM JESUS DA LAPA; BONINAL; CAMACARI; CANDEIAS; ERICO CARDOSO; INHAMBUPE; IRARA; ITABUNA; ITANAGRA; JAGUAQUARA; JUAZEIRO; LAURO DE FREITAS; MATA DE SAO JOAO; MONTE SANTO; PAULO AFONSO; PINDOBACU; PLANALTO; SALVADOR - POLO CIDADE BAIXA; SALVADOR - POLO LIBERDADE; SALVADOR - POLO PAU DA LIMA; SALVADOR - POLO SAO CAETANO; SALVADOR - POLO SUBURBIO; SAO FRANCISCO DO CONDE; SAO SEBASTIAO DO PASSE; SEABRA; SIMOES FILHO; TANQUE NOVO e TEIXEIRA DE FREITAS.

Professor de Química, cuja opção de vaga foi feita para um dos municípios abaixo relacionados:

ACAJUTIBA; BREJOES; CAMACARI; CAMAMU; CAMPO FORMOSO; CANARANA; CANDEIAS; CATU; DIAS DAVILA; ENTRE RIOS; FEIRA DE SANTANA; IGRAPIUNA; IPECAETA; ITANAGRA; ITAPARICA; MADRE DE DEUS; MATA DE SAO JOAO; MONTE SANTO; NAZARE; PIATA; POCOES; RIO REAL; SANTANA; SANTO AMARO; SAO DESIDERIO; SERRA PRETA; TAPIRAMUTA.

Dilma chega a Cuba

A presidente Dilma Rousseff chegou nesta segunda-feira a Cuba em sua primeira visita oficial à ilha onde se reunirá com seu colega, Raúl Castro, para analisar a relação bilateral, com enfoque especial nos temas econômicos.

A bordo de um avião das Forças Armadas, Dilma aterrissou no aeroporto internacional José Martí de Havana, onde foi recebida pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez, que lhe ofereceu um buquê de flores.

A agenda oficial de Dilma começará amanhã com a habitual homenagem ao herói nacional José Martí antes de reunir-se com Raúl Castro, com quem repassará a relação bilateral.

Visitará também na terça-feira a ampliação do porto de Mariel, obra efetuada pela Odebrecht com um orçamento de US$ 686 milhões e cujo 80% do custo será financiado pelo Brasil.

A expectativa é que a participação brasileira na indústria açucareira cubana seja outro dos temas da visita depois que a Odebrecht anunciou hoje a assinatura de um contrato com a estatal Azcuba para a gestão produtiva de uma fábrica em Cienfuegos.

Os intercâmbios comerciais entre Brasil e Cuba alcançaram os US$ 642 milhões em 2011, 31% a mais que no ano anterior.

A visita de Dilma tem como cenário de fundo a situação dos direitos humanos em Cuba embora não esteja previsto que a presidente aborde esse tema durante sua estadia em Cuba.

Há poucos dias, o Brasil concedeu visto de turista à blogueira cubana Yoani Sánchez, depois que esta enviou uma carta para pedir a Dilma que intercedesse para obter a permissão de saída e poder assistir no Brasil à estreia do documentário "Conexão Cuba-Honduras", que relata as dificuldades para exercer a liberdade de expressão na ilha.

A viagem de Sánchez ao Brasil depende, portanto, que o Governo cubano lhe outorgue a permissão de saída do país. Nesta segunda-feira, dissidentes cubanos afirmaram que não esperam nada relevante da visita de Dilma no que diz respeito à situação dos direitos humanos na ilha.

Produção industrial sobe 0,9% em dezembro segundo IBGE

A produção industrial brasileira cresceu 0,9% em dezembro ante novembro do ano passado, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de 0,50% a 2,00%, mas abaixo da mediana prevista, de 1,00%.

Na comparação com dezembro de 2010, a produção nacional caiu 1,2% em dezembro do ano passado. Nesta comparação, as estimativas do mercado variavam de -1,80% a 0,80%, com mediana negativa de 0,60%.

Com o fechamento do desempenho de dezembro do ano passado, a produção industrial brasileira fechou 2011 com ligeira alta de 0,3%, bem inferior ao aumento de 10,5% da atividade verificado em 2010. O resultado acumulado de 2011 ficou dentro do esperado por analistas consultados pelo AE Projeções, que previam aumentos de 0,20% a 0,50%, e em linha com a mediana projetada para o período, de +0,30%.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Imagem da Terra com maior definição já feita e divulgada pela NASA

A Nasa (Agência Espacial Americana) divulgou nesta quarta-feira (25) uma imagem da Terra com a mais alta resolução já feita: 8000 por 8000 pixels. A foto, uma nova edição da famosa “Blue Marble” (“Bola de Gude Azul" ou "Mármore Azul", em inglês), foi captada no dia 4 de janeiro pelo satélite de observação Suomi NPP e retrata a América do Norte e América Central. Segundo a Nasa, a “Blue Marble 2012” é a “mais incrível imagem em alta definição da Terra”.



A primeira imagem do tipo foi tirada em 1972 pela Apollo 17 e destaca o continente africano e a Península Arábica. Famosa até hoje, a foto é usada como plano de fundo de produtos da Apple, como iPhones e iPads.

Bebê encontrado mastigando cabeça de serpente

Um bebê mastigou a cabeça de uma serpente em semi-hibernação, numa ação perigosa da qual o réptil não saiu ileso, informou nesta sexta-feira sua família, que mora em um povoado árabe do norte de Israel.

Ghadir Aleeyan, mãe do pequeno Imad, de 13 meses e seis dentes, ainda não pode acreditar: "estava preparando a mamadeira dele, e ao dar uma olhada para ele, vi que tinha uma serpente na boca. Comecei a gritar de terror", contou à AFP.

Alertados por seus gritos, outros membros da família e vários vizinhos foram ajudar, mas ninguém se atrevia a intervir, até que um vizinho decidiu tirar da boca da criança a serpente, que já estava meio morta.

"Quando a tiramos da boca, Imad começou a chorar", contou Yasmin Shahin, tia do bebê, que acrescentou que a cabeça da serpente tinha sido "seriamente mastigada".

O bebê foi levado para exame ao hospital Ramban de Haifa (norte), onde os médicos comprovaram que a serpente não o picou.

Segundo o médico Boaz Shacham, especialista da Universidade Hebraica de Jerusalém, se tratava de uma "hemorrhois nummifer" - conhecida como cobra corredora-, da família das colubridae, uma espécie não venenosa apesar de ter comportamento agressivo, pelo menos quando está acordada.

"Se não mordeu o bebê, provavelmente foi por causa do frio. No inverno, esses répteis não são muito ativos", explicou à AFP.

Transformações extremas do corpo em evento de tatuagens em Caracas

 
Argentina Gabriela Peralta.Cerca de 200 tatuadores de quase dez países expõem em Caracas sua arte contestadora, que também utiliza extremas transformações como a inserção de implantes no rosto e cortes na pele, um modo de expressão que rompe tabus e supera a dor, disseram à AFP os expositores.
"Minha transformação corporal tem sido parte de levar meu gosto ao extremo, de dizer: bom, a vida é muito curta e às vezes a desperdiçamos com muitas coisas, finalmente eu escolhi a beleza e, para mim, é bonito ser assim, por isso eu faço isso", disse à AFP a tatuadora mexicana Mary José Cristerna, que está no livro Guiness por ser a mulher com mais modificações em seu corpo na América.
Cristerna, de 36 anos e mãe de quatro filhos, é a participante mais chamativa do 'Venezuela Expotatoo 2012' -que termina neste domingo-, pois durante mais de duas décadas fez tatuagens, piercings, inseriu caninos e aplicou várias próteses em seu rosto até chegar a ser vista a 'mulher vampiro', apelido pelo qual ela é mais conhecida.
"Sou uma artista e me expresso assim, sei que há pessoas a quem não agrado, mas, para mim, esta é uma arte que rompe tabus", afirma esta mulher, bastante afável no trato, apesar de ser consciente de que seu aspecto "às vezes impressiona ou assusta".
A exposição, que foi inaugurada na quinta-feira, recebeu tatuadores de Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Itália, México, Peru, Uruguai e Venezuela.



 
Mary Cristerna, conhecida como Mulher Vampiro.Para alguns dos jovens que visitaram a exposição, em que também foram exibidas pessoas suspensas pela pele com grandes ganchos de metal e a aplicação de piercings e anéis para estender os lóbulos, o estilo de vida que os amantes das mudanças no corpo levam é "bastante extremo", mas merece respeito.

"Wow!!! Eu não faria mudanças assim, como ela (Cristerna), mas a admiro muito porque tem a coragem de enfrentar a sociedade desta maneira. Eles têm o meu respeito", disse à AFP Yeline López, uma publicitária de 32 anos, enquanto tirava fotos da 'mulher vampiro'.

"Parece-me exagerado, não me dá aversão, mas me impressiona", comentou Elizabeth, de 16 anos. "Gosto de tudo, já me animei a fazer uma tatuagem", acrescentou Luisa Fernanda, de 22 anos.

Seguindo o estilo de Cristerna, o venezuelano Joaquín De Lima, um engenheiro de 26 anos, começou a se submeter a modificações corporais há sete meses, superando o medo da dor, com a vontade de imitar a aparência dos personagens do filme de ficção Avatar, do canadense James Cameron.

De Lima, que assegura ser o primeiro latinoamericano a ter tatuado de preto a esclerótica (parte branca do olho), tem implantes de silicone no rosto, colocou caninos, dividiu a língua e possui várias tatuagens no corpo.


 
Tatuador uruguaio Víctor Peralta."Esta mudança é um processo um pouco incômodo, não é tão doloroso", explicou este jovem, que investiu cerca de 4.300 dólares nas próteses e nos caninos e que espera continuar sua transformação.

Para o tatuador uruguaio Víctor Peralta, de 40 anos, fazer mudanças na aparência "não envia mensagem a ninguém" porque, para ele, é parte de sua identidade.

"Gosto disso esteticamente, não me interessa o que as pessoas pensam. As mudanças doem em mim, como em qualquer ser humano, o que acontece é que talvez eu goste mais e esta é a minha forma de me expressar", acrescentou Peralta, com dois implantes no rosto em forma de estrela e "escarificações" (cortes na pele com desenhos).

domingo, 29 de janeiro de 2012

Rita Lee é levada à delegacia após show

A cantora Rita Lee foi levada à Delegacia Plantonista de Aracaju na madrugada de hoje, após seu show de despedida, em Sergipe. Ela se apresentava no Festival de Verão do Estado na cidade de Barra dos Coqueiros, a 2 km da capital (Aracaju).

Por volta das 3h da manhã, a cantora avisou em seu Twitter sobre a ação da Polícia Militar (PM). "Polícia dando trabalho p/ mim, quer me prender, embasamento legal ñ há, ñ retiro uma palavra do q disse, o show era meu! [sic]".

Em seguida, ela reclamou da ação da Polícia Militar. "Alô twittlawyers, polícia abusiva e abusada, não sou obrigada a fazer o q me pedem: ir à delegacia agora, ou amanhã às 9. Último show e ela vai presa? Não poderia ser mais la cantante, afff [sic]".

A cantora também informou sobre sua ida à delegacia pelo microblog. "Tô indo p/ a delegacia...a polícia d Aju ñ gosta d mim mas Sergipe gosta, estou dentro do carro, eles estaaoentravv [sic]"

Por fim, na manhã de hoje, a cantora agradeceu à vereadora Heloísa Helena, de Maceió (AL), por prestar depoimento. "Sôlta graças à vereadora Heloísa Helena q estava na platéia e prestou idêntica versão 3 [sic]"

A confusão teria começado após Rita Lee ficar incomodada com a atuação dos policiais que abordavam as pessoas que fumavam maconha na plateia.

Segundo o assessor de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Lucas Rosário, que estava presente no show, Rita Lee chamou os policiais de "cachorros" e "filhos da puta".

"Faltando cerca de 40 minutos para acabar o show, Rita Lee começou a se dirigir aos policiais", disse Lucas. "Ela dizia que o show era dela e, em um determinado momento, ela disse: 'Me dê um baseado para eu fumar aqui em cima'".

O assessor ainda contou que a polícia se aproximou do palco formando um cordão, mas que ela só foi abordada após o término do show.

Rita Lee foi enquadrada no crime de "desacato e apologia ao crime ou ao criminoso" art. 287 do Código Penal.

A redação do jornal O Estado de S. Paulo tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da cantora, mas não houve resposta.

300 pessoas foram presas em protesto Ocupe Oakland

Dezenas de policiais montaram guarda durante toda a noite de ontem na prefeitura de Oakland, Califórnia, após os protestos que resultaram na prisão de 300 pessoas. No sábado, manifestantes do Ocupe Oakland tentaram invadir um edifício histórico e queimaram a bandeira dos EUA. Os policiais usaram gás para dispersar os manifestantes.

Os protestos de sábado, que foram os mais violentos desde que a polícia desmobilizou o acampamento do movimento Ocupe Oakland em novembro, ocorreram dias após o grupo dizer que havia planejado usar o um prédio público desocupado como centro social e sede do movimento e ameaçaram paralisar o porto, ocupar o aeroporto e tomar a prefeitura.

A prefeita, Jean Quan, que ficou conhecida pelas críticas pesadas às ações dos policiais no último outono, pediu ao movimento para "parar de usar Oakland como parque de diversões". "As pessoas na comunidade e no movimento precisam parar usar desculpas para seu comportamento", afirmou Quan.

Manifestantes entraram em confronto com os policiais durante todo o dia de ontem, usando algumas vezes pedras e garrafas. Os policiais responderam com lançamento de gás lacrimogêneo. O grupo reunido em frente à prefeitura de Oakland marchou pelas ruas da cidade, interrompeu o tráfico e ameaçou tomar o Centro de Convenção Henry Kaiser, que está desocupado.

Oakland, Nova York e Los Angeles estão entre as cidades que registraram os maiores protestos na linha "Ocupe". Os protestos diminuíram depois que estas cidades usaram de força para retirar centenas de manifestantes acampados em ruas destas cidades.

Em Oakland, a política foi duramente criticada por ter usado a força para interromper os protestos anteriores. A prefeita estava entre os que fizeram críticas, mas hoje ela mostrou ter mudado o tom de suas criticas. "Nossos policiais cometeram erros, mas os manifestantes que desafiaram a polícia ontem não fizeram isso pacificamente", afirmou Quan.

Preços do Petróleo poderão atingir 150 dólares por barril

O presidente da petrolífera iraniana, Ahmad Qalehbani, informou que o preço do crude poderá atingir entre 120 a 150 dólares por barril.

Segundo a agência oficial IRNA, o mesmo responsável revelou que o Irão vai aumentar a sua capacidade de refinar petróleo a nível interno em vez das vendas internacionais.

Ontem, o Parlamento iraniano pediu ao Governo de Teerão para um embargo imediato de petróleo à Europa.

Antigo presidente italiano Oscar Luigi Scalfaro morreu

O antigo presidente italiano Luigi Scalfaro morreu este domingo em Roma, aos 93 anos de idade, de acordo com os média italianos.

A agência espanhola EFE lembra que Scalfaro foi chefe de Estado (1992-99) num dos períodos mais duros de Itália, perante os ataques da máfia siciliana «Cosa Nostra» contra os juízes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino.

Natural de Novara no Piemonte, Scalfaro ocupava o cargo de senador vitalício, tal como todos os ex-Presidentes.

Suspensão de buscas no Costa Concordia

As buscas no navio Costa Concordia foram suspensas devido às condições meteorológicas adversas registadas ao largo da ilha de Giglio.

Os trabalhos de resgate dos corpos pararam devido às ondas altas e ao forte vento sentido na zona do Mediterrâneo onde a embarcação se encontra parcialmente submersa.

Até ao momento, existem 17 mortos confirmados e 16 desaparecidos.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Tropas britânicas deixarão o Afeganistão no fim de 2014

O primeiro-ministro britânico David Cameron confirmou neste sábado que estava fixando como prazo para o final 2014 a retirada das tropas de combate da Grã-Bretanha do Afeganistão.

"Nós... queremos uma relação de longo prazo com o Afeganistão, muito tempo depois das nossas tropas de combate voltarem para casa, o que acontecerá no final de 2014", disse Cameron durante um encontro com o presidente afegão Hamid Karzai na casa de campo do primeiro-ministro, fora de Londres.

O presidente francês Nicolas Sarkozy disse na sexta-feira que as tropas da França poderiam sair do Afeganistão ao fim de 2013, e que Paris iria propor à Otan que todas as operações de combate naquele país fossem entregues no ano que vem, um ano antes dos atuais planos da aliança.

Trabalhos em navio naufragado na Itália foram paralisados

GIGLIO, Itália, 28 Jan (Reuters) - Equipes de resgate que estão preparando para bombear milhares de toneladas de combustível e óleo diesel do navio de cruzeiro naufragado Costa Concordia na costa italiana suspenderam os trabalhos neste sábado devido ao mau tempo, que pode durar até a próxima semana, disseram autoridades.

Com o mar agitado e fortes ventos devendo continuar, os trabalhos de remoção de mais de 2,3 mil toneladas de diesel pode atrasar dias, de acordo com a porta-voz da Smit, companhia holandesa que está administrando a operação.

"O início das operações depende das condições climáticas", disse Martijn Schuttevaer à jornalistas. "A estimativa é de que o clima ruim dure até terça-feira e nós não esperamos ser capazes de recomeçar as atividades até o meio da semana."

Uma barcaça transportando equipamento de bombeamento, que foi anexada ao navio naufragado, foi retirada depois que ventos fortes e ondas altas pioraram as condições para os mergulhadores que estão trabalhando nos destroços.

Apesar da interrupção, a busca continua por corpos na embarcação semi-submersa na costa da Toscana.

Mergulhadores encontraram o corpo de uma mulher neste sábado, elevando o número de mortos conhecidos para 17. As autoridades também disseram terem identificado o corpo de uma mulher alemã recuperado na semana passada.

Dois dos corpos encontrados depois do naufrágio não foram identificados e 15 pessoas ainda estão desaparecidas.

Sem esperanças de encontrarem sobreviventes, o foco mudou para prevenir um desastre ambiental em Giglio, popular ilha de férias em uma reserva natural marinha.

Antes dos trabalhos serem suspensos, as equipes estavam instalando válvulas para ajudar no bombeamento de seis tanques de combustível em direção à frente do navio, que detém a maior parte do diesel. A operação de bombeamento é esperada para levar de três semanas a um mês.

O Concordia, um resort flutuante de 290 metros, com mais de 4,2 mil passageiros e equipe, afundou há mais de duas semanas após bater em uma pedra perto da costa, que fez um corte longo em seu casco.

O acidente, que deve provocar a reivindicação de seguro marítimo mais cara já vista, desencadeou uma batalha jurídica na qual advogados norte-americanos e italianos estão preparando ações coletivas e individuais contra o operador, a Costa Cruzeiros.

Em uma tentativa de limitar as consequências, a Costa, unidade da Carnival Corp, maior operadora do mundo de navios de cruzeiro, ofereceu aos mais de 3 mil passageiros 14,5 mil dólares cada como compensação, na condição de abandonarem qualquer ação legal.

O capitão do Concórdia, Francesco Schettino, está sob prisão domiciliar, suspeito de causar o acidente por dirigir muito perto da costa, e enfrenta acusações de homicídio múltiplo e de abandonar o navio antes da evacuação terminar.

O primeiro oficial do navio, Ciro Ambrosio, também tem sido questionado pelo Ministério Público, mas a empresa em si não tem sido envolvida na investigação nesta fase.

Quatro pessoas de equipe de tablóide de Murdoch foram presas

LONDRES (Reuters) - A política prendeu quatro funcionários atuais e antigos da equipe do mais vendido tablóide de Rupert Murdoch, o Sun, e um policial neste sábado, em uma investigação sobre suspeita de pagamentos por parte dos jornalistas a autoridades da polícia por informação, disse a polícia e o editor do jornal.

A polícia também visitou o escritório em Londres da editora do Sun, News International, braço britânico da News Corp, em uma investigação de corrupção relacionada à outra investigação em andamento sobre escutas telefônicas nas notícias do agora fechado tablóide News of the World.

O Comitê de Gestão e Normas da News Corp, criado em meio ao escândalo de escutas telefônicas, disse que operação de sábado foi o resultado de informações que tinha passado para a polícia.

"A News Corporation fez um compromisso no verão passado de que as práticas inaceitáveis de coleta de notícias por pessoas no passado não se repetiriam", disse o comitê em um comunicado confirmando a prisão de quatro "atuais e antigos funcionários" do Sun.

Três dos empregados, todos presos em suas casas, eram um homem de 48 anos do norte de Londres e dois homens de Essex, a leste da capital, com idade entre 48 e 56 anos.

O quarto homem, de 42 anos, foi preso após reportar para uma delegacia de polícia a leste de Londres.

O quinto preso foi um policial de 29 anos, que servia o Comando Territorial da Polícia de Met, que foi preso na delegacia central de Londres, onde trabalhava.

Todos os cinco estavam sendo questionados sob suspeita de corrupção.

Um repórter do Sun, que pediu para não ser identificado, disse que "todo mundo está um pouco chocado, há descrença na verdade. Mas há uma grande diferença entre escuta telefônica e pagamentos à polícia."

As prisões incluem o editor de crimes do Sun, Mike Sullivan, seu chefe de notícias Chris Pharo, e o ex-editor-adjunto Fergus Shanahan, disse à Reuters uma fonte familiarizada com a situação.

Também foi preso o ex-editor executivo Graham Dudman, agora colunista e escritor de mídia, disse a fonte.

Buscas em escritórios do News International em Wapping, a leste de Londres, e nas residências dos homens presos, devem continuar até a tarde, disse a polícia.

A operação eleva para 13 o número de detenções na investigação, sob alegações de que jornalistas pagaram a polícia em troca de informações, conhecida como Operação Elveden, uma das três investigações criminais sobre as práticas de coleta de notícias do News of the World.

Na semana passada, o News International estabeleceu uma série de ações judiciais após ter admitido que pessoas trabalhando para o tablóide hackearam telefones privados de celebridades e outros para criar histórias.

O escândalo de escutas telefônicas chamou a atenção para o nível de influência política de editores e executivos do News International e outros jornais na Grã-Bretanha.

Ele envergonhou políticos britânicos por seus laços estreitos com executivos de jornais e também a polícia, que falhou repetidas vezes em investigar as alegações de rastreamento telefônico.

Síria lamenta suspensão de monitoramento da Liga Árabe

A Síria disse lamentar e estar surpresa pela decisão da Liga Árabe de interromper sua missão de monitoramento de um plano de paz no país, disse a televisão estatal oficial neste sábado.

"A Síria lamenta e está surpresa com a decisão árabe de paralisar o trabalho de missão de monitoramento após pedir a extensão de um mês de seu trabalho", reportou a televisão Síria.

A Liga Árabe disse neste sábado estar suspendendo sua missão devido à deterioração das condições e o aumento da violência na Síria, que enfrenta uma revolta de 10 meses contra o mandato do presidente Bashar al-Assad.

(Reportagem de Erika Solomon)

Bombeiros procuram corpos em edifício vizinho

O Corpo de Bombeiros informou neste sábado que realiza buscas por desaparecidos em um edifício vizinho aos três que desabaram no Centro do Rio de Janeiro, na última quarta-feira. A decisão foi tomada após uma vistoria da Defesa Civil constatar a presença de escombros nos dutos de ventilação e nas escadas do edifício. Segundo Márcio Motta, subsecretário municipal do órgão, isso é um indício de que cadáveres podem estar no local. Por medida de segurança, o prédio e os fundos do Theatro Municipal permanecem interditados.

Depois do resgate do 17º corpo de mais uma vítima dos desabamentos de três prédios no Centro do Rio, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Sergio Simões, informou que cinco pessoas seguem desaparecidas na manhã deste sábado (28). As buscas no local continuam e devem terminar até amanhã (29).

Até o momento foram encontrados 17 corpos, enquanto outras sete vítimas seguem desaparecidas. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas, mas não tem risco de vida. Os últimos corpos resgatados estavam em péssimo estado de preservação, segundo informações do coronel Sérgio Simões.

O Corpo de Bombeiros informou neste sábado que realiza buscas por desaparecidos em um edifício vizinho aos três que desabaram no Centro do Rio de Janeiro, na última quarta-feira. A decisão foi tomada após uma vistoria da Defesa Civil constatar a presença de escombros nos dutos de ventilação e nas escadas do edifício. Segundo Márcio Motta, subsecretário municipal do órgão, isso é um indício de que cadáveres podem estar no local. Por medida de segurança, o prédio e os fundos do Theatro Municipal permanecem interditados.

Depois do resgate do 17º corpo de mais uma vítima dos desabamentos de três prédios no Centro do Rio, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Sergio Simões, informou que cinco pessoas seguem desaparecidas na manhã deste sábado (28). As buscas no local continuam e devem terminar até amanhã (29).
Até o momento foram encontrados 17 corpos, enquanto outras sete vítimas seguem desaparecidas. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas, mas não tem risco de vida. Os últimos corpos resgatados estavam em péssimo estado de preservação, segundo informações do coronel Sérgio Simões.

O 13º corpo, inclusive, foi levado como entulho, na noite da última quinta-feira (27). A falha não foi classificada por Simões como um erro da tropa. Para ele, o fato do trabalho adentrar a madrugada abriu espaço para o despejo do corpo no depósito.

A identidade do 16º e 17º corpo não foi revelada pelas autoridades. Informações dão conta que seriam dois homens.

“A operação entra numa fase de busca minuciosa, devemos considerar os detalhes. As buscas serão muito mais manual, sem as máquinas", afirmou Sergio Simões. “Não encontramos a quantidade de corpos que procurávamos, portanto vamos voltar a revirar os escombros, os cães farejadores já estão aqui e vão começar a agir pela manhã. A maioria dos corpos estavam próximos das escadas, o que indica que tentaram se salvar", completou.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

32 mortos na capital do Iraque em ataque durante funeral

Pouco após explosão de carro-bomba em Zafaraniyah, região de maioria sunita, atiradores abrem fogo e matam dois policiais

Um ataque suicida durante um funeral deixou ao menos 32 mortos nesta sexta-feira em Bagdá, capital do Iraque. A explosão de um carro-bomba aconteceu perto de uma loja na região de Zafaraniyah, predominantemente sunita, deixando mais de 60 feridos.

Muitos dos mortos são policiais que cuidavam da segurança do funeral, realizado para um homem morto na quinta-feira.

Salam Hussein, 42 anos, observava a marcha fúnebre quando uma explosão quebrou o vidro da janela de seu armazém, ferindo um funcionário. “Foi muito forte. Pedaços de corpo e poças de sangue estavam por todas a parte”, afirmou.

Minutos após a explosão, homens armados abriram fogo em um posto de controle em Zafaraniyah, matando dois policiais. Nenhum grupo assumiu responsabilidade pelos ataques.

Pelo menos 200 mortes foram registradas desde o início do ano no Iraque, fazendo crescer as preocupações em relação a um aumento de violência após a retirada americana, finalizada em dezembro.

Na quinta-feira, explosões ao redor do país deixaram 17 mortos, sendo sete em distritos predominantemente sunitas de Bagdá.

No dia 14, pelo menos 53 morreram em um atentado contra peregrinos xiitas no país.

Os ataques acontecem em meio a uma crise política entre xiitas e sunitas.

No centro da crise está um mandato de prisão emitido pelo governo de maioria xiita contra o vice-presidente sunita Tareq al-Hashemi.

O governo do primeiro-ministro Nouri al-Maliki acusa Hashemi de ter pago seguranças para assassinar autoridades do governo – o que ele nega. Malili também pressiona pela destituição do vice-premiê, o sunita Saleh al-Mutlaq, por tê-lo comparado a Saddam Hussein.

Com isso, muitos sunitas acusam Maliki de estar agindo para tirá-los do poder. Pelo sistema de divisão de poderes instituído pelos EUA, o Iraque tem um primeiro-ministro xiita, presidente curdo e presidente do Parlamento sunita.

Celso Renato Braga Cabral primeira vítima da tragédia do desabamento no RJ a ser enterrada

O clima de comoção tomou conta do cemitério de Maruí, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde foi sepultado, nesta sexta-feira, o corpo de Celso Renato Braga Cabral, de 46 anos, um dos mortos no desabamento de três edifícios no Centro da cidade, na última quarta-feira. Celso foi a primeira vítima da tragédia a ser enterrada. Além dele, pelo menos oito pessoas morreram e cerca de 20 permanecem desaparecidas.

Sob chuva fina, os mais de 200 amigos e familiares que compareceram à cerimônia contavam, saudosos, as histórias do administrador, classificados por todos como uma pessoa doce e responsável. "Era um menino trabalhador, nunca reclamava, não merecia morrer. Ainda mais desta forma", disse, comovido, o pai Celso Renato, 55 anos. Ao seu lado,a mãe Eunice Cunha e os dois filhos demonstraram, com lágrimas e silêncio, a dor pela perda do ente querido.

O consultor organizacional José Affonso Barbosa, 81 anos, padrinho de Celso, ressalta o caráter e a força do afilhado, que, apesar das dificuldades, jamais cometeu qualquer desvio de conduta. Segundo ele, um exemplo para qualquer um.

"Sou espírita e, seguindo os preceitos da minha religião, o vejo como um homem elevado. Simples, trabalhador, não teve luxos na infância, mas recebeu de sua mãe os maiores valores que uma pessoa pode receber: a moral e a ética. Esforçou-se e conseguiu se graduar em administração", conta. "Ele costumava ficar até mais tarde no trabalho. Fazia questão de realizar todas as suas tarefas. Por isso morreu", lamenta.

Amiga de Celso, a quem descreve como um excelente pai e marido, a corretora de imóveis Rosa Ribeiro, 45 anos, cobra explicações das autoridades. "O mínimo que a gente espera é que as circunstâncias do desabamento sejam esclarecidas. Não só para nos dar um pouco de conforto, como para evitar que o mesmo ocorra com outras famílias. Nessas horas me pergunto: será que estamos preparados para receber uma Copa do Mundo?", questiona. Infelizmente, no nosso país as providências só são tomadas depois das tragédias", lamenta.

Até agora, foram identificados Celso Renato Braga Cabral, Cornélio Ribeiro Lopes, Margarida Vieira de Carvalho e Nilson de Assunção Ferreira. Parentes também identificaram o corpo do catador de lixo Moiséis Moraes da Silva. Foram encontrados ainda outros quatro corpos do sexo feminino e um carbonizado, cujo sexo não foi identificado.

Segundo a Defesa Civil, as buscas na área dos escombros continuarão até este domingo. O trabalho está sendo feito com muito cuidado, para preservar a integridade dos corpos soterrados. A todo o momento, saem caminhões carregados de entulho da área onde ocorreu o desabamento dos três prédios, na Avenida Treze de Maio.

Suspendidos 37 contratos de obras em hospitais federais do Rio

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (27) mais uma etapa da reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro. Serão suspensos, a partir de publicação de portaria, 37 contratos de obras e engenharia nos hospitais Andaraí, Lagoa, Ipanema, Cardoso Fontes, Servidores do Estado e Bonsucesso. Também serão cancelados de imediato quatro contratos de locação de equipamentos de videocirurgia e endoscopias digestivas e respiratórias. A determinação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi anunciada em entrevista coletiva realizada em Brasília.

O Ministério da Saúde também decidiu iniciar novo processo licitatório para substituir 18 contratos de serviços continuados – vigilância, limpeza, lavanderia, alimentação e apoio administrativo. Grupo de Trabalho irá avaliar cada um destes itens. Caso a decisão seja pela rescisão ou mesmo pela nulidade, serão feitas seleções emergenciais até que o processo licitatório seja concluído.

A ação, realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União, analisa um total de 99 contratos, firmados entre 2008 e 2010, sendo 30 de serviços continuados, 41 de insumos e medicamentos, 16 de aluguel de equipamentos e 12 de obras. As auditorias foram solicitadas pelo ministro da Saúde em abril do ano passado. Na mesma data, também foi pedido o acompanhamento do Ministério da Justiça.

As auditorias ainda não chegaram à sua conclusão final, mas as análises preliminares apontam para desperdício de recursos públicos, seja por deficiências de gestão, sem necessariamente indicar má fé, seja por indícios de irregularidades. Entre as suspeitas apontadas pelas auditorias estão formação de cartel entre fornecedores, direcionamento de licitações e sobrepreço.

“Apesar de as auditorias ainda não estarem concluídas - todos os hospitais têm até a próxima semana para apresentar os seus posicionamentos-, o Ministério da Saúde resolveu adotar medidas com o objetivo de evitar o desperdício de recursos públicos”, explicou Padilha.

Para revisar e adequar cada um destes contratos, conforme critérios de economicidade, eficiência e transparência, serão criados dois grupos de trabalho – um que analisará todas as obras; e outro que revisará a locação dos alugueis de equipamentos, a prestação de serviços e a aquisição de insumos hospitalares.O trabalho de campo do Ministério da Saúde e da CGU foi realizado a partir de junho do ano passado. Os resultados parciais foram entregues em etapas, sendo que a última delas, a respeito de insumos e equipamentos, foi encaminhada ao ministério em dezembro.Os processos em andamento ainda vão verificar as responsabilidades, além de dar suporte para adoção de providências, visando a recuperação dos pagamentos indevidos. Isso só será possível após a conclusão das auditorias.

O ministro Alexandre Padilha também anunciou a implementação de sistema informatizado online nos hospitais federais, capaz de registrar os estoques, controlar o almoxarifado e as farmácias, monitorar os atendimentos realizados e elaborar o prontuário eletrônico dos pacientes. O sistema também fará o rastreamento de insumos distribuídos, desde a hora da compra até o uso pelo paciente.

O sistema já está em funcionamento no hospital da Lagoa e começa a funcionar, ainda nesta semana, em Ipanema. O próximo será o Cardoso Fontes. Até o fim deste ano, todos estarão informatizados.Também foi anunciada a instituição de programa permanente de avaliação da satisfação do usuário, que servirá de base para a elaboração de relatórios semestrais de avaliação da qualidade do atendimento.

11ª vítima do desabamento encontrada

Na tarde desta sexta-feira (27), foi localizado o 11º corpo vítima do desabamento de três prédios, na última quarta-feira (25), no Centro do Rio.

Os dois últimos corpos resgatados ainda não foram identificados, o nono é de uma mulher e o oitavo estava totalmente carbonizado, não sendo possível a identificação. Segundo o coronel Sérgio Simões, deve haver mais vítimas no local em que os últimos corpos foram encontrados.

O nono corpo foi localizado por volta das 12h50 de hoje. Ja são cinco mulheres e três homens. A Defesa Civil do Estado disse que o corpo da oitava vítima do desabamento foi resgatado por volta do meio-dia.

O sétimo corpo foi localizado no início da manhã e um outro, durante a madrugada.

Até agora, foram identificados Celso Renato Braga Cabral, Cornélio Ribeiro Lopes, Margarida Vieira de Carvalho e Nilson de Assunção Ferreira. Parentes também identificaram o corpo do catador de lixo Moisés Moraes da Silva.

Segundo a Defesa Civil, as buscas na área dos escombros continuarão até este sábado. O trabalho está sendo feito com muito cuidado, para preservar a integridade dos corpos soterrados.

A todo o momento, saem caminhões carregados de entulho da área onde ocorreu o desabamento dos três prédios, na Avenida Treze de Maio. Os bombeiros já retiraram seis caixas eletrônicos do banco Itaú que ficava no andar térreo do prédio, e três cofres que seriam do edifício.

Amaury Ribeiro Jr. prepara outro livro e Privataria pode virar filme

Com jeitão caipira – até certa semelhança com o personagem Nelson da Capitinga – e a fala confusa, afobada, o jornalista Amaury Ribeiro Júnior, autor do best-seller A Privataria Tucana, revelou que já investiga mil coisas e que deve escrever um novo livro. Entre os temas que ele demonstra interesse – em terceira pessoa – está a famigerada Lista de Furnas. “A gente está trabalhando nisto sim. Tem alguns focos aí. Tem a Lista de Furnas. Sempre que a Veja começa a inventar que algo é falso é porque está pegando fogo. A gente quer saber se é verdadeiro”.

Ao lado do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), proponente de uma CPI na Câmara dos Deputados para apurar as denúncias contidas no livro, Amaury participou de entrevista coletiva na tarde desta quarta (25), no Sindicato dos Bancários, em Porto Alegre, onde ambos participariam de debate sobre as privatizações. O jornalista explicou que o novo trabalho deve levar tempo. “O Protógenes sabe como é inteligência financeira. Tem que seguir a movimentação do dinheiro”, explicou.

Entre as informações novas que tem apurado, Amaury revelou que muitas são contadas por integrantes do PSDB. “Tucanos têm falado comigo”. O jornalista disse que uma das coisas que lhe confidenciaram foi que um grande jornal de São Paulo queria entrar na farra das privatizações sem gastar um tostão. “Um jornal de São Paulo queria entrar nas privatizações sem pagar nada. Queria cobrar pelo lobby que estava fazendo”.

Amauri também revelou que negocia com mais de uma empresa os direitos do livro para virar filme. — Quem vai fazer o papel do Serra? – brincou um integrante do sindicato, arrancando risadas do jornalista e do deputado.

“Esta CPI nasce com um diferencial”, diz Protógenes

O deputado Protógenes Queiroz se mostrou confiante com a concretização da CPI, cujo pedido deve ser analisado no início do ano legislativo em fevereiro. O parlamentar revelou que o pedido conta com 206 assinaturas (são necessárias 171) e que quem já assinou não pode retirar seu apoio, porque o pedido já foi protocolado. Só uma manobra da diretoria da Casa poderia evitar a comissão. “A expectativa é real. Há um compromisso da Câmara dos Deputados”, disse.

Protógenes acredita que esta CPI não será bloqueada, mesmo que a CPI do Banestado, em 2004, cujos documentos foram importantíssimos para a obra de Amaury, tenha sido abafada em um “acordão” entre os blocos de oposição e situação. “A CPI do Banestado é diferente desta. É só olhar o histórico das duas. Está já nasce com um diferencial, com documentos publicados, com um debate público muito grande, com muitos pedidos de instalação e surge logo no início de um ano legislativo. Dentro do Congresso nunca teve isto”, disse o deputado. Ele disse ainda que deputados de oposição têm apoiado a investigação, porque “não têm compromisso histórico com o conteúdo da CPI”.

O ex-delegado da Polícia Federal explicou que a CPI não deve revisar o processo de privatizações, mas sim os prejuízos que causou aos cofres públicos e a terceiros. “Não se trata de revisar as privatizações, mas de analisar os prejuízos decorrentes destes processos. Tem pessoas que ficaram milionárias da noite o dia no país e ficou por isto mesmo. E outras empobreceram”, afirmou.

Protógenes contou que o objetivo da comissão deve ser identificar as “irregularidades e ilícitos e sugerir a recomposição dos prejuízos”. “A União vai ter que estudar como compor no orçamento a indenização a estas pessoas”. O parlamentar não descartou, contudo, que o Estado reverta alguma privatização. “Outro ponto é que se algum serviço desta estatal tiver fraude tão desproporcional, tão imensa, entendo que tem que voltar para o Estado”.

Amaury diz que “a roubalheira foi muito maior” do que aparece no livro

Amaury, que fez reportagens sobre a CPI do Banestado, afirma que, de fato, o acordão ocorreu quando se descobriu que ninguém menos que o então presidente do Banco Central – autoridade máxima nas questões financeiras no país – Henrique Meirelles também utilizava os serviços de um doleiro investigado pela comissão de inquérito. “Todo mundo sabe que houve acordão. Eu falei isso e ninguém nunca contestou. Descobriram que o presidente do Banco Central estava operando com um doleiro. Isto faltou colocar no livro. Foi uma matéria que foi de colegas da Isto É e ganhou Prêmio Esso de Economia”.

O jornalista acredita que novo acordão poderá ocorrer, mas com o objetivo de que a CPI nem seja instalada. “Se instalar, a casa vai cair. O que eu mostrei aqui foi pequeninho, foi o que eu consegui pegar. A roubalheira foi muito maior”, disse. Revelou também que já entregou documentos para a PF e que se a CPI não sair entrará com uma ação no Ministério Público.

Amaury afirmou que o julgamento do Mensalão pode ser um exemplo de algo que desmotive a base governista em atacar seus adversários. O jornalista disse que vai haver movimentos populares em todo o país pressionando pela criação da CPI quando o Congresso sair do recesso. Ele avaliou que a repercussão do livro é muito grande, porque as privatizações afetaram diretamente a vida de muitas pessoas, o que ele tem percebido em suas andanças pelo país para lançar o livro. “Achei que o livro não faria este sucesso, porque trata de economia. Andando pelo país percebo que as privatizações afetaram a vida das pessoas. Acabaram com a vida de algumas pessoas”.

Ele também avaliou que o livro mudou o quadro político nacional. “Até a publicação, os tucanos eram heróis que viviam caçando ministros. Percebi que serviu também para unificar esquerdas, que perceberam que o inimigo era outro”. O jornalista revelou que ficou nervoso com a reação que poderia sofrer com o livro, mas que a resposta dos denunciados no livro foi pífia. “Eu fiquei nervoso, mas quando vi que as acusações para desqualificar o livro eram fraquinhas demais, a sensação foi de nocaute”.

Jornalista diz que não recebeu nenhum processo após o livro

“Nenhuma. Nenhuma. Nenhuma”. Assim Amaury Ribeiro Júnior garantiu que não recebeu qualquer notificação de processo contra si em decorrência do lançamento de A Privataria Tucana. Ele disse que foi processado pelo presidente do PT, Rui Falcão, antes de lançar o livro, por um depoimento que deu na Polícia Federal, acusando o dirigente de ter sido a fonte de Veja para o “caso do dossiê”. “O Rui Falcão me meteu um processo, gastei R$ 10 mil com advogados. A ação é tão fajuta que ele vai ter que pagar tudo. Eu fui prestar depoimento na Polícia Federal e contei a história da briga interna que aconteceu. Ele mandou também um criminal, que o juiz mandou trancar, de tão ruim que era a inicial”, disse.

O jornalista também fez troça dos demais envolvidos no livro, os acusados de terem se beneficiado com propinas durante as privatizações do Governo FHC. Parte importante dos documentos que obteve para escrever o trabalho jornalístico foi com autorização judicial por exceção da verdade, depois de ser processado pelo ex-presidente do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio. Assim, Amaury parece confiante de que não será processado novamente. “Agora o pessoal está com medo deste negócio de exceção da verdade”.

No despacho para reintegração previa confronto entre polícias militar e federal

Ao ordenar a reintegração de posse do assentamento Pinheirinho, no município de São José dos Campos (SP), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Ricardo Garisio Sartori, previu a possibilidade de enfrentamento entre a Polícia Militar e a Polícia Federal. É o que revela a leitura do despacho assinado pelo desembargador no sábado 21.




Ao autorizar o despejo das 1,3 mil famílias que ocupavam a área, Sartori destacou a necessidade de a PM paulista repelir “qualquer óbice que venha a surgir no curso da execução, inclusive a oposição de corporação policial federal, somente passível de utilização quando de intervenção federal decretada nos termos do art. 36 da Constituição Federal e mediante requisição do Supremo Tribunal Federal, o que inexiste (grifo do desembargador).”

Na ocasião, havia uma disputa entre as Justiças estadual e federal pela competência de decidir sobre o impasse. Somente na noite da segunda-feira 23 o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, considerou legal a decisão da Justiça paulista, que ordenou a reintegração de posse. O ministro negou o pedido de liminar feito pela União para validar uma decisão da Justiça federal que impedia a remoção das famílias.

No sábado 21, no entanto, o impasse ainda não estava resolvido. A 6ª Vara Cível de São José dos Campos havia decidido pela reintegração de posse, mas ainda era válida a decisão da Justiça Federal pela suspensão do despejo.

Mesmo antes de o STJ, a instância superior, decidir sobre a competência do caso, o desembargador Sartori ordenou o “imediato cumprimento” da ordem expedida pela Justiça paulista, ainda que a Polícia Federal pudesse se colocar contra a remoção das famílias.

O desfecho da história é conhecido: às seis da manhã de domingo, os policiais militares pegaram os moradores desprevenidos e ordenaram, com uso da força e de bombas de efeito moral, a remoção das famílias – a maioria, apenas com a roupa do corpo, levada a abrigos improvisados. Até agora nem estado nem a prefeitura explicaram aos moradores por que a área deveria ser evacuada naquelas condições.

CartaCapital procurou o desembargador Sartori para pedir esclarecimentos sobre o despacho, que indica a possibilidade de enfrentamento entre as forças de segurança do estado e da União.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo informou que apenas o desembargador Rodrigo Capez, designado por Sartori para acompanhar a reintegração de posse, poderia se pronunciar sobre o caso.

A assessoria de Capez ainda não respondeu ao pedido de entrevista.
Fonte: Rodrido Martins/ Carta Capital

SEXALESCENTES


CONSTATAÇÃO / MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ….

“Sexalescentes”.
Se estivermos atentos, podemos notar que está aparecendo uma nova franja social: a das pessoas que andam à volta dos sessenta anos de idade, os sexalescentes : é a geração que rejeita a palavra “sexagenário”, porque simplesmente não está nos seus planos deixar-se envelhecer.
Trata-se de uma verdadeira novidade demográfica – parecida com a que, em meados do século XX, se deu com a consciência da idade da adolescência, que deu identidade a uma massa de jovens oprimidos em corpos desenvolvidos, que até então não sabiam onde meter-se nem como vestir-se.
Este novo grupo humano, que hoje ronda os sessenta, teve uma vida razoavelmente satisfatória.
São homens e mulheres independentes que trabalham há muitos anos e que conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram durante décadas ao conceito de trabalho. Que procuraram e encontraram, há muito, a atividade de que mais gostavam e que com ela ganharam a vida.
Talvez seja por isso que se sentem realizados… Alguns nem sonham em aposentar-se.
E os que já se aposentaram, gozam plenamente cada dia, sem medo do ócio ou da solidão, crescem por dentro, quer num, quer na outra.
Desfrutam a situação, porque, depois de anos de trabalho, criação dos filhos, preocupações, fracassos e sucessos, sabem bem olhar para o mar, sem pensar em mais nada, ou seguir o voo de um pássaro da janela de um 5.º andar…
Neste universo de pessoas saudáveis, curiosas e ativas, a mulher tem um papel destacado. Traz décadas de experiência de fazer a sua vontade, quando as suas mães só podiam obedecer, e de ocupar lugares na sociedade que as suas mães nem tinham sonhado ocupar.
Esta mulher sexalescente sobreviveu à bebedeira de poder que lhe deu o feminismo dos anos 60. Naqueles momentos da sua juventude, em que eram tantas as mudanças, parou e refletiu sobre o que, na realidade, queria.
Algumas optaram por viver sozinhas, outras fizeram carreiras que sempre tinham sido exclusivamente para homens, outras escolheram ter filhos, outras não, foram jornalistas, atletas, juízas, médicas, diplomatas …
Mas cada uma fez o que quis : reconheçamos que não foi fácil e, no entanto, continuam a fazê-lo todos os dias.
Algumas coisas podem dar-se por adquiridas.
Por exemplo, não são pessoas que estejam paradas no tempo: a geração dos “sessenta”, homens e mulheres, lida com o computador como se o tivesse feito toda a vida. Escrevem aos filhos que estão longe (e veem-se), e até se esquecem do velho telefone para contactar os amigos – mandam e-mails com suas notícias, ideias e vivências.
De uma maneira geral, estão satisfeitos com o seu estado civil e, quando não estão, não se conformam e procuram mudá-lo. Raramente se desfazem em prantos sentimentais.
Ao contrário dos jovens, os sexalescentes conhecem e pesam todos os riscos. Ninguém se põe a chorar quando perde: apenas reflete, toma nota, e parte para outra …
Os maiores partilham a devoção pela juventude e as suas formas superlativas, quase insolentes de beleza ; mas não se sentem em retirada. Competem de outra forma, cultivam o seu próprio estilo … Os homens não invejam a aparência das jovens estrelas do desporto, ou dos que ostentam um Armani, nem as mulheres sonham em ter as formas perfeitas de uma modelo. Em vez disso, conhecem a importância de um olhar cúmplice, de uma frase inteligente ou de um sorriso iluminado pela experiência.
Hoje, as pessoas na década dos sessenta estreiam uma idade que não tem nome. Antes seriam velhos, e agora já não o são. Hoje têm boa saúde, física e mental, recordam a juventude, mas sem nostalgias, porque a juventude ela própria também está cheia de nostalgias e de problemas.
Celebram o sol em cada manhã e sorriem para si próprios…
Talvez por alguma secreta razão, que só sabem e saberão os que chegam aos 60 no século XXI …
(Autor desconhecido )

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Presidenta Dilma manifesta solidariedade às vítimas de desabamento no Rio




A presidenta Dilma Rousseff manifestou solidariedade à população do Rio de Janeiro e aos familiares das vítimas do desabamento de três prédios do centro da capital fluminense. Em Porto Alegre, a presidenta afirmou que está em contato com o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.

“Eu tenho certeza que a população gaúcha se une a mim para se solidarizar com a população carioca. Eu acompanhei no dia de hoje com o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral todo o esforço que o município e o estado estão fazendo e transmiti a eles meus sentimentos e a esperança de que as pessoas sejam encontradas com vida.”

Aos urubus: o Brasil tem pleno emprego

Autor: Fernando Brito

A taxa de desemprego no Brasil, medida pelo IBGE nas regiões metropolitanas, ficou abaixo de 5%: 4,7% em dezembro, queda de 0,5% em relação a novembro, que já era a menor registrada em toda a série de pesquisas, desde 2002.

Cinco por cento é, cabalismos à parte, o número que se convenciona atribuir à condição de pleno emprego, pois representaria a rotatividade natural da mão-de-obra.
















É um desempenho diante do qual nem a Miriam Leitão consegue ser pessimista. Embora a Folha praticamente esconda a notícia e destaque que o rendimento “perdeu ritmo” em 2011 pois ao crescer 2,7% reais (descontada a inflação) na média anual, isso foi “quase um ponto percentual a menos do que em 2010, quando o avanço havia sido de 3,8%.”

Embora, lá no último parágrafo da matéria, acabe por registrar o que diz o coordenador da pesquisa de emprego do IBGE, Cimar Azeredo Pereira que “o aumento da renda (ainda que mais modesto), a queda da taxa de desemprego e o avanço da formalização mostram que o mercado de trabalho pouco sentiu os reflexos da atual crise, diferentemente do que ocorreu em 2009″.

Satisfação do usuário com o atendimento na rede pública de saúde é consultado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde iniciou ontem (25) a distribuição da Carta SUS aos estados, que vai permitir ao governo saber a satisfação do usuário com o atendimento na rede pública de saúde do país.

Anunciada em novembro passado pela pasta, cerca de 1 milhão de correspondências serão enviadas, por mês, a casa de pacientes que foram internados em hospitais públicos. Em Curitiba, no Paraná, onde todas as cartas serão impressas, a entrega já começou. Em outros estados, a previsão é que tenha início a partir de amanhã (26), de acordo com o ministério.

O usuário poderá opinar sobre a instalação do hospital, o atendimento prestado pelos médicos e enfermeiros e se recomendaria o hospital a um amigo ou parente. Os critérios de avaliação são: muito bom, bom, regular, ruim a muito ruim. O questionário pode ser respondido pelo paciente ou algum membro da família.

A carta deve ser enviada pelos Correios sem nenhum custo, pois o selo já vem pago.

Com as respostas dos usuários, o ministério quer identificar como está o atendimento nas unidades de saúde e também denúncias de abuso ou desvio de dinheiro público. A satisfação do paciente é um dos requisitos para a concessão de verba extra para prefeituras, estados e o Distrito Federal.

Da Agência Brasil

Percentual de crianças com sobrepeso e obesidade no Brasil

Obesidade cresce mais entre crianças brasileiras na faixa de 5 a 9 anos.

Números divulgados ontem (25) pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam aumento do percentual de crianças com sobrepeso e obesidade no Brasil, principalmente na faixa de 5 a 9 anos. Os números referem-se a levantamento de 2010.

O sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas nessa faixa etária. Já a obesidade foi constatada entre 16,6% dos meninos e entre 11,8% das meninas. De acordo com a presidenta do Departamento de Obesidade da SBEM, Rosana Radominski, esse quadro é alarmante.

Já entre as crianças a partir de 10 anos e jovens de até 19 anos, o excesso de peso atinge 21,7% do total dos meninos e a obesidade, 5,9%. Entre as meninas nessa faixa etária, 15,4% mostravam sobrepeso e 4,2%, obesidade.

“Houve um aumento muito grande [do aumento de peso] nesse grupo de crianças [de 5 a 9 anos] quando a gente considera o período de 1989 para 2009”, observou a médica. De acordo com os dados, o sobrepeso nessa faixa etária atingia 15% dos meninos em 1989 e 11,9% das meninas. Já a obesidade tinha 4,1% de índice entre os meninos naquele ano e 2,4%, entre as meninas de 5 a 9 anos.

“Nas crianças de modo geral, a velocidade, em termos de excesso de peso e obesidade, está muito maior do que nos adultos. Isso tem a ver com a mudança da cultura. Hoje, tem uma inversão nutricional”, analisou a especialista, que vê também a influência de programas assistenciais, como o Bolsa Família, na mudança dos hábitos alimentares.

“Começou-se a aumentar a renda das famílias, mas não a educação familiar para que a alimentação fosse corrigida”, estimou Rosana. Com mais dinheiro no bolso, as famílias estão adquirindo maior quantidade de alimentos e não necessariamente os mais saudáveis. Segundo ela, há atualmente maior ingestão de açúcar, de alimentos gordurosos e industrializados, em vez de alimentos naturais.

Outro problema, conforme apontou a médica, é a redução da prática de atividades físicas, “por causa da violência, da dificuldade de transporte e até pelo currículo escolar”. Ela lembrou que as crianças acabam mais confinadas em casa, diante da televisão, do computador e dos videogames e, com isso, ganham sobrepeso.

Segundo Rosana Radominski, entre os adultos os percentuais são maiores: 48,5% apresentavam sobrepeso, em 2010, e 15%, obesidade. Entre os homens, 52,1% tinham excesso de peso e 14,4%, obesidade, enquanto os índices nas mulheres eram, respectivamente, 44,3% e 15,5%.

De acordo com a médica, o Brasil e a China são os países em que a obesidade está aumentando de forma mais rápida no mundo. “Se não houver programas do governo para reprimir a obesidade e uma mobilização de toda a população, a tendência é aumentar [o número de obesos no país]. Acho que é importante o alerta com relação a isso, para que se possa ganhar essa batalha”.

156 produtos ortopédicos suspendidos pela Anvisa

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (26) no Diário Oficial da União determina, como medida de interesse sanitário, a suspensão, em todo o país, da distribuição, comercialização e implantes de 156 produtos ortopédicos.

A Anvisa determina ainda que a empresa promova o recolhimento do remanescente existente no mercado de lotes dos produtos identificados na resolução. Os produtos são fabricados por Biomecânica Indústria e Comércio de Produtos Ortopédicos Ltda, que fica no município de Jaú (SP).

Em outra resolução, a Anvisa determinou que as empresas que detenham o registro de produtos como próteses, equipamentos e material de uso hospitalar, fiquem obrigadas a notificar a agência sobre a realização de recalls em caso de alterações. A norma foi aprovada pela diretoria colegiada da Anvisa em reunião na última terça-feira (24).

Da Agência Brasil

A partir de células-tronco Neurônios de Alzheimer são criados por cientistas

Liderado por pesquisadores da Escola de Medicina de San Diego, vinculada à Universidade da Califórnia, cientistas conseguiram, pela primeira vez, criaram neurônios do mal de Alzheimer a partir de células-tronco pluripotentes, cedidas por pacientes desta doença neurodegenerativa.

"Criar neurônios purificados e funcionais de Alzheimer em um prato é algo inédito", exalta Lawrence Goldstein, diretor do Programa de Células-Tronco da universidade. "Este é o primeiro passo. Ainda não são modelos perfeitos. São provas de um conceito. Mas, agora, sabemos como produzi-las. Requerem cuidado e diligência e um alto controle de qualidade para induzir um comportamento consistente".

O feito, publicado esta quarta-feira na edição online da revista “Nature”, representa um novo e extremamente necessário método para estudar as consequências do mal de Alzheimer, uma demência progressiva que, apenas nos EUA, afeta 5,4 milhões de pessoas. E, mais importante, as células vivas fornecer uma ferramente sem precedentes para o teste e desenvolvimento de drogas que possam servir para o tratamento da doença.

"Estamos lidando com o cérebro humano. Não se pode simplesmente fazer uma biópsia em pacientes vivos", lembra Goldstein. "Por isso os pesquisadores tinham de imitar alguns aspectos da doença em células humanas não-neuronais ou usá-las em modelos animais limitados. Mas nenhuma dessas abordagens eram realmente satisfatória".

Golstein e sua equipe, então, extraíram fibroblastos primários dos tecidos da pele, tirados de dois pacientes que tinham predisposição genética a Alzheimer, dois com a doença esporádica (uma forma comum, cuja causa não é conhecida) e duas pessoas sem problemas neurológicos. Os pesquisadores reprogramaram os fibroblastos em células-tronco pluripotentes e diferenciaram-nas em neurônios ativos.

Os neurônios resultantes tinham atividade eletrofisiológica normal, formaram contatos sinápticos, mas exibiram indicadores de Alzheimer. Neles havia níveis de proteína associados à doença acima do normal.

Agora, os cientistas poderão investigar melhor como o Alzheimer começa e procurar os processos bioquímicos que destroem células do cérebro associadas com funções cognitivas, como a memória.

Organizações denunciam violência na Líbia

Médicos sem Fronteiras suspende trabalho em Misrata enquanto ONU demonstra preocupação com prisioneiros e milícias

A organização Médicos sem Fronteiras anunciou nesta quinta-feira a suspensão de seus trabalhos na cidade de Misrata, na Líbia, após denunciar que prisioneiros estão sendo torturados e impedidos de receber tratamento médico urgente. O anúncio é feito em meio à crescente preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU) com a situação dos presos e a atuação de milícias no país.

De acordo com a Médicos sem Fronteiras, pelo menos 115 pacientes tratados aparentavam ter sofrido tortura durante interrogatório. “As autoridades tentam explorar e impedir nosso trabalho”, disse o diretor-geral do grupo, Christopher Stoker.

“Os pacientes estão sendo trazidos no meio do interrogatório, para que possam receber tratamento e, assim, continuar sendo interrogados”, acrescentou. “Isso é inaceitável. Nosso trabalho não é tratar os mesmos feridos entre sessões de tortura.”

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, demonstrou preocupações similares ao dizer que as autoridades líbias estão permitindo um ambiente que contribui para a tortura e os maus-tratos de prisioneiros.

Segundo ela, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha visitou mais de 8,5 mil detentos em cerca de 60 prisões líbias de março a dezembro do ano passado para chegar a tal conclusão.

“A maioria dos prisioneiros é acusada de ser fiel a (Muamar) Kadafi (líder deposto do país, morto em outubro)”, afirmou Pillay. “Minha equipe tem recebido relatórios alarmantes sobre a situação nas prisões.”

Ela fez um apelo para que autoridades tomem o controle de prisões informais, revisem casos e lidem com os prisioneiros de acordo com a lei.

Na segunda-feira, confrontos deixaram pelo menos quatro mortos em Bani Walid, um antigo reduto de Kadafi. Na quarta-feira, o enviado da ONU à Líbia, Ian Martin, afirmou ao Conselho de Segurança da ONU, com sede em Nova York, que os choques aconteceram entre moradores armados da cidade e rebeldes que ajudaram a derrubar Kadafi.

Segundo Martin, o episódio, assim como outros episódios violentos em diferentes regiões do país, mostram como o novo governo líbio ainda tem o desafio de reconciliar a população. Ele acrescentou que a população ainda está fortemente armada e que as diferentes brigadas armadas não têm uma linha clara de comando e controle.

O ministro líbio da Defesa, Osama al-Juwali, disse na quarta-feira que a situação estava estável em Bani Walid. Um autoridade local afirmou à BBC que cerca de 90% da cidade é atualmente controlada por milícias.

O Brasil fechou o ano com a menor taxa de desemprego da série histórica, iniciada em 2002

Em 2011, o Brasil fechou o ano com a menor taxa de desemprego da série histórica, iniciada em 2002. Taxa ficou em 6% inferior em 0,8 ponto percentual à observada em 2010 (6,7%). Em oito anos, o índice caiu pela metade, uma vez que em 2003 estava em 12,4%.

Em dezembro, taxa ficou em 4,7% também a menor para este mês desde que o IBGE começou a fazer a Pesquisa Mensal do Emprego (PME). No mês, população desocupada caiu 9,5% ante novembro. Já a população ocupada manteve-se estável frente a novemnto e apresentou um aumento de 1,3% ante dezembro de 2010.

No ano de 2011 também houve um recorde na proporção de trabalhadores com carteira assinada em relação ao total de oculados:48,5%, frente a 46,3% em 2010 e 39,7% em 2003. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado não registrou variação na comparação com novembro e teve elevação de 6,0% na comparação com dezembro de 2010, o que representou um adicional de 638 mil postos de trabalho com carteira assinada no período de um ano.

Nas Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre o nível da ocupação foi superior ao do conjunto das seis regiões metropolitanas, respectivamente, 57,0%, 55,8% e 55,1%, enquanto em Recife foi registrado o menor, de 46,6%.

Em 2011 a população ocupada estava distribuída entre 54,6% de homens e 45,4% de mulhere. Como já observado em anos anteriores, as mulheres continuam sendo minoria na população ocupada e maioria na população em idade ativa. Contudo, a participação da mulher na população ocupada, embora não tenha variado em relação a 2011 (de 45,3% em 2010, para 45,4% em 2011), apresenta tendência de aumento (2,4 pontos percentuais em relação a 2003, quando era 43,0%).

População economicamente ativa

De 2010 para 2011, houve um aumento de 4% da participação da população de 50 anos ou mais de idade na população em idade ativa, alcançando o contingente 12,6 milhões. Nos grupos de 25 a 49 anos e 15 a 17 anos de idade, também houve crescimento, porém com menor intensidade - 0,9% e 0,7%, respectivamente - enquanto nas demais faixas etárias analisadas houve queda ou estabilidade.

Renda média

A renda média real dos trabalhadores no mês passado, de R$ 1.650,00, foi o valor mais elevado para meses de dezembro da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, iniciada em 2002.

Segundo o instituto, a média anual do rendimento médio mensal habitualmente recebido no trabalho principal foi estimada em R$ 1.625,46 (aproximadamente três salários mínimos) em 2011. Isso representou crescimento de 2,7% em relação a 2010. Entre 2003 e 2011, o poder de compra do rendimento de trabalho aumentou em 22,2%, de acordo com cálculos do instituto.

Já o rendimento domiciliar per capita aumentou de 2010 para 2011 em 3,8%. De 2003 para 2011, o crescimento chegou a 35,5%.

Massa de renda

A massa de renda média real habitual dos ocupados somou R$ 37,8 bilhões em dezembro do ano passado, com alta de 0,7% ante novembro e aumento de 3,4% em relação a dezembro de 2010.

Já a massa de renda média real efetiva dos ocupados chegou a R$ 40,9 bilhões em novembro do ano passado, com alta de 9,3% ante outubro e aumento de 7,1% na comparação com novembro de 2010. O rendimento médio real efetivo sempre se refere ao mês anterior ao da Pesquisa Mensal de Emprego.

Dois executivos do Megaupload conseguem liberdade

Dois executivos do Megaupload, que estavam presos, conseguiram liberdade sob o pagamento de fiança. Bram Van Der Kolk e Finn Batato tiveram seus pedidos de liberdade aceitos pelo Juiz da Nova Zelândia e agora aguardam uma possível extradição para os Estados Unidos

Dois executivos do Megaupload, que estavam presos, conseguiram liberdade sob o pagamento de fiança. Bram Van Der Kolk e Finn Batato tiveram seus pedidos de liberdade aceitos pelo Juiz da Nova Zelândia e agora aguardam uma possível extradição para os Estados Unidos.

Van der Kolk, de 29 anos, e Finn Batato, de 38 anos, foram presos juntamente com o fundador do Megaupload, Kim Schmitz, de 38 anos, e o diretor-técnico e cofundador do site de compartilhamento de arquivos, Mathias Ortmann, de 40 anos, a uma semana atrás em Auckland, com a acusação de violar os direitos autorais pelo FBI.

O juiz, por sua vez, considerou que Van der Kolk e Finn Batato oferecem risco mínimo de fuga. O Juiz que obteve a liberdade para os diretores do Megaupload disse que ambos representam um risco mínimo de evasão e que esses riscos poderiam ser compensados com o pagamento da fiança proposta. "Entretanto, como observado em minha decisão anterior, a possibilidade de reviver o negócio a partir de outro local fora da jurisdição dos Estados Unidos é um fator que foge completamente ao controle do Tribunal", disse o Juiz.

Kim Schimitz, fundador do site de compartilhamento, teve o pedido de soltura negado pelo mesmo Juiz na quarta-feira, este que alegou que havia risco de uma possível fuga. De acordo com o Dow Jones, os advogados já recorreram a decisão.

Mulheres Americanas que serviram nas guerras do Iraque e Afeganistão foram mais a campo do que em outras guerras anteriores

As mulheres americanas que serviram nas guerras do Iraque e Afeganistão participaram de mais combates do que em outras guerras anteriores e apresentam a mesma taxa de síndrome de estresse pós-traumático que os homens, de acordo com um estudo recente.

Para esse estudo, pesquisadores analisaram mais de 7 mil soldados que serviram nas guerras e descobriram que 4% das mulheres relataram ter matado, 9% relataram ter testemunhado mortes, 31% relataram ter tido contato com mortes ao seu redor e 7% foram feridas em combate.

Em comparação, os pesquisadores relataram que apenas 1% das soldadas que lutaram na Guerra do Golfo entre 1990 e 1991 disseram ter matado alguém, 14% testemunharam uma morte e 2% sofreram um ferimento em combate.

Na maioria das categorias de estresse de combate, seus efeitos na saúde mental em soldados do sexo masculino e feminino que serviram no Iraque e no Afeganistão foram os mesmos. Ambos tiveram a mesma taxa de síndrome de estresse pós-traumático (18%), mas as mulheres feridas em combate foram as mais propensas a desenvolver a doença do que os homens feridos.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, São Francisco, descobriram que as mulheres tiveram mais probabilidade de relatar sintomas de depressão, enquanto os homens foram mais propensos a desenvolver problemas com a bebida.

O trauma sexual militar - definido como uma agressão sexual ou assédio sexual constante - foi relatado por 12% das mulheres e 1% dos homens. O trauma sexual militar foi fortemente associado com a síndrome de estresse pós-traumático e depressão em homens e mulheres, de acordo com o relatório da pesquisa divulgado na revista Jornal de Pesquisa Psiquiátrica.

Os resultados têm implicações importantes para o sistema de cuidados de saúde dos veteranos de guerra, de acordo com a autora do estudo, Maguen Shira, uma professora e auxiliar clínica de psiquiatria na Universidade da Califórnia, São Francisco, e psicóloga clínica do Centro Médico para Veteranos de São Francisco.

"Se as mulheres estão de fato sendo mais expostas ao estresse do combate do que antes, temos que estar preparados para fornecer os serviços de que elas precisam e levar em consideração o impacto que esses fatores podem ter sobre o funcionamento de sua saúde mental”, ela disse em um comunicado de imprensa feito pela universidade.

"Nós também precisamos analisar os danos corporais e verificar seu potencial impacto sobre a saúde psicológica das mulheres", acrescentou Maguen.

Presidenta Dilma participa hoje do Fórum Social Mundial

presidenta Dilma Rousseff participa hoje de uma sessão especial do Fórum Social Temático (FST), que integra as atividades do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. No evento "Diálogos entre sociedade civil e governos", Dilma deve tratar de temas como a crise financeira, políticas públicas de combate à pobreza e diretrizes brasileiras para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho no Rio de Janeiro.

Dilma está em Porto Alegre desde o fim da tarde de ontem (25). A agenda da presidenta na capital gaúcha começa oficialmente com uma cerimônia no Palácio Piratini, sede do governo do Estado. Em seguida, Dilma recebe representantes do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial. O ponto alto da participação da presidenta no fórum será o encontro com a sociedade civil no Ginásio Gigantinho, marcado para as 19 horas.

Será a primeira vez de Dilma como chefe de Estado em um evento ligado ao FSM. A vinda a Porto Alegre dá continuidade ao histórico de participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente em todas as edições do Fórum no Brasil e em algumas no exterior. Em 2011, Dilma foi representada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, no FSM em Dacar, no Senegal.

Dilma não irá ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, antagônico histórico do FSM. A presidenta deverá ser representada pelos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

A presidenta deverá receber da sociedade civil cobranças para que o Brasil, como anfitrião da Rio+20, trabalhe para que a conferência tenha resultados efetivos. Movimentos sociais e ambientalistas têm se mostrado preocupados com a possibilidade de esvaziamento da reunião da ONU, sem a adoção de compromissos que levem a mudanças no atual padrão de desenvolvimento.

Os movimentos sociais também deverão aproveitar a oportunidade para pedir à presidenta que vete o novo Código Florestal, aprovado no Senado, caso não haja melhorias no texto que na passagem pela Câmara dos Deputados.

Segunda chamada do Sisu

Candidatos selecionados devem fazer matrículas nas instituições de ensino superior nos dia 30 e 31 deste mês

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, dia 26, a lista da segunda chamada dos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os estudantes selecionados têm os dias 30 e 31 deste mês para realizar as matrículas. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. Quem estiver interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão até 1° de fevereiro.

Para se inscrever, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e recebido nota diferente de zero na redação. No ato da inscrição, o aluno deve apresentar os documentos relacionados em seu boletim de acompanhamento, disponível na página do Sisu na internet  e na própria instituição de ensino.

Pelos dados do Ministério da Educação, 108 mil candidatos passaram pelo processo de seleção. Se não fizer a matrícula, o participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga.

O Sisu é uma ferramenta criada pelo MEC para unificar o processo seletivo de universidades públicas por meio das notas do Enem. Por esse sistema, as instituições públicas de ensino oferecem vagas para candidatos que participaram do exame. O processo seletivo deste ano se refere a matrículas para o primeiro e o segundo semestres de 2012.

Encontrados três corpos entre escombros de prédios no Rio de Janeiro



Três corpos foram encontrados na manhã desta quinta-feira (26) entre os escombros dos três prédios que desabaram no centro do Rio de Janeiro. Os corpos são de homens e apenas um foi identificado. O nome dele seria Celso e teria entre 40 e 50 anos. De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, os corpos vão ser encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

Bombeiros de quatro quartéis continuam o trabalho de buscas por pessoas que estejam soterradas. Tratores e retroescavadeiras ajudam na operação. Segundo o coronel Sérgio Simões é pouco provável que existam pessoas vivas embaixo dos entulhos. Vinte e uma pessoas estão desaparecidas.

Os três prédios - um com 10 andares, outros com 18 pavimentos e um sobrado localizado entre os dois com quatro andares - desabaram por volta das 20h30 de quinta-feira (25) na Rua Treze de Maio, no centro da capital fluminense. Os três prédios que desabaram ficavam perto do Theatro Municipal. No edifício de 18 pavimentos, funcionavam salas comerciais e, no térreo, havia uma agência bancária.

Seis pessoas feridas foram resgatadas ontem à noite com vida. Cinco delas foram levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, e duas receberam alta. A sexta vítima procurou socorro por conta própria no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, zona norte, e também já foi liberada.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, por causa do incidente, o trânsito na região dos desabamentos sofreu alterações. Estão interditadas a Rua Treze de Maio e a Avenida Almirante Barroso entre a Avenida Rio Branco e a Rua Senador Dantas - que funciona com mão invertida entre Avenida Almirante Barroso e a Rua Evaristo da Veiga. Agentes da CET-Rio estão no local orientando os motoristas.



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Naji Nahas, amigo de Tucanos e de certos Jornalistas








por Fernando Vives

O conflito fundiário em Pinheirinho, São José dos Campos (SP), teve seu ponto de partida com dois mistérios que já duram em torno de 30 anos.

O primeiro: as terras, que medem mais de 1 milhão de metros quadrados e atualmente são avaliadas em 180 milhões de reais, pertenciam a um casal de alemães assassinados em circunstâncias até hoje não esclarecidas. Eles não possuíam herdeiros.

O segundo mistério: ninguém ainda soube desvendar como a área passou das mãos do Estado, responsável automaticamente pelas terras após a morte do casal, para a gama de propriedades da Selecta, a empresa do megaespeculador Naji Nahas.

Após 1989, a Selecta faliu a partir das operações malsucedidas de Nahas na Bolsa do Rio. A área do Pinheirinho passou a ser parte da enorme massa falida da empresa. Responsável por levar Nahas à prisão, em 2008, o delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), hoje deputado federal, visitou o Pinheirinho no último domingo 22 para acompanhar a expulsão dos moradores do terreno.

Segundo ele, a relação entre o megaespeculador e a massa falida é fundamental para entender a desocupação violenta ocorrida no fim de semana.

“Se a região por vendida, esse valor será descontado da massa falida da Selecta, que se abaterá das dívidas que estão no nome de Naji Nahas. Ele é interessado direto em desalojar as pessoas que estão lá”, afirma.

O deputado, que articulou a Operação Satiagraha em 2008, na qual Naji Nahas foi preso por evasão de divisas e lavagem de dinheiro, acredita que o poder de influência do empresário foi fundamental para a ação de despejo da polícia no local.

“Ele [Nahas] tem muita influência, sabe se mover entre autoridades, sempre foi assim. As circunstâncias desse desalojamento foram estranhas. A massa falida que detém oficialmente os direitos da área era judicialmente obrigada a fornecer local seguro aos habitantes do Pinheirinho. Isso não foi providenciado. E as autoridades mesmo assim cumpriram a ordem de despejo”.

O deputado disse também que vai pedir na Câmara Federal a criação de uma comissão para investigar se houve grilagem na passagem do nome da área para a Selecta.