Paris, 20 jan (Prensa Latina) Quatro soldados franceses da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) morreram hoje no Afeganistão, território que se encontra sob ocupação militar estrangeira há mais de uma década.
Segundo relatórios preliminares divulgados aqui, um indivíduo com uniforme do exército afegão disparou contra os franceses estacionados no vale de Taghab, da província de Kapisa, e causou também ferimentos a outras 16 pessoas.
O atacante foi detido, confirmou a ISAF.
Em dezembro passado, nessa mesma província, outro soldado afegão abriu fogo contra as tropas ocupantes e causou a morte de dois franceses.
O presidente francês, Nicolás Sarkozy, anunciou hoje a suspensão de todas as operações no Afeganistão e deu instruções ao ministro de Defesa, Gérard Longuet, para ir imediatamente para esse país.
A França tem neste momento 3.600 soldados no Afeganistão e desde o início da agressão, liderada por Estados Unidos e OTAN, morreram ali 82 de seus militares.
Em 2011 as autoridades francesas começaram a retirar seus homens, com o regresso de 400 militares, e prevê-se a saída total das tropas para 2014.
O candidato socialista à presidência, François Hollande, prometeu que se ganhar as eleições antecipará em um ano este cronograma.
lac/car/es
Nenhum comentário:
Postar um comentário