Os eleitores republicanos da Flórida vão às urnas nesta terça-feira para uma eleição primária que pode ser decisiva no processo de escolha do candidato presidencial do partido para enfrentar o presidente Barack Obama em novembro.
A disputa se restringe cada vez mais a dois candidatos, e a maioria das pesquisas mostra Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, com vantagem superior a dez pontos percentuais sobre Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados.
A Flórida é o maior Estado a realizar eleições primárias até agora, e uma vitória de Romney lhe daria um forte impulso para as etapas seguintes da disputa.
A votação vai das 7h às 19h (hora local - três ou quatro horas a menos do que em Brasília, dependendo da região do Estado).
Há dez dias, tudo parecia favorável a Gingrich, que conseguira reverter o favoritismo de Romney na Carolina do Sul graças à boa atuação nos debates. Mas isso não se refletiu na Flórida, em parte devido a uma leva de anúncios agressivos feitos pela campanha de Romney e por apoiadores independentes.
Na segunda-feira, Romney se mostrava confiante, e Gingrich estava combativo, refletindo os estados das respectivas campanhas. Romney cancelou um evento marcado para a manhã de terça em Tampa; Gingrich percorrerá a região de Orlando em quatro eventos.
A campanha de Romney na Flórida enfatizou o trabalho de Gingrich com a agência hipotecária Freddie Mac, e uma investigação ética e sua renúncia como presidente da Câmara. Os anúncios também zombavam dos esforços de Gingrich para pegar carona na popularidade do ex-presidente Ronald Reagan, herói dos conservadores.
Gingrich admite o impacto desses anúncios. "Nada como 17,5 milhões de dólares em falsos anúncios para fazer uma grande diferença", disse ele na segunda-feira à CNN. "Nunca vi um candidato a presidente tão metodicamente desonesto."
As campanhas oficiais e seus comitês de apoiadores independentes têm até o final da terça-feira para divulgar a origem do seu dinheiro e a forma como ele está sendo gasto.
A popularidade de Gingrich vem caindo nos últimos dias também por causa da sua atuação apagada em dois debates na semana passada. Pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira à noite mostrou Romney com 43 por cento das intenções de voto, contra 28 por cento para Gingrich.
O movimento conservador Tea Party realizou na véspera da primária uma eleição simulada em que Gingrich teve 35 por cento dos votos, contra 31 por cento do ex-senador Rick Santorum, e 18 por cento de Romney.
Mas outros grupos importantes, inclusive os hispânicos, parecem estar fortemente ao lado de Romney.
Mais de 600 mil eleitores da Flórida votaram antecipadamente na primária, e Romney teve ampla maioria entre eles, segundo a pesquisa Reuters/Ipsos.
Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário