sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A melhor maneira de fazer Omeletes

 


Hoje vamos falar de omelete. Quando faço esse prato em casa, vai meio no chute, sabe? Junto uns ovos, um pouco de leite, queijo, orégano, ou o que estiver dando sopa.
Como não tinha uma receitinha pronta para passar para vocês, fui consultar quem entende do assunto. A chef Renata Abdalla, proprietária e professora do Basicamente Simples, empresa que promove cursos e comercializa pratos congelados, ensina aqui os segredinhos para sua omelete ficar deliciosa.
O primeiro toque que ela me deu foi para deixar o leite de lado. Assim a omelete fica mais consistente, mais estruturada.
Outro ponto importantíssimo: o fogo tem que ser médio mesmo. Fogo alto tosta as bordas e queima o fundo.
Por fim, ela me ensinou e não exagerar no recheio e untar bem a frigideira com manteiga antes de cozinhar a omelete.
Vamos ao passo a passo?
Rendimento
1 porção
Ingredientes
3 ovos
1 fatia e 1/2 de queijo prato picado (esse tipo de queijo é melhor. A mussarela fica borrachenta quando a omelete esfria, e o queijo branco não derrete direito)
1 fatia e 1/2 de presunto picado
Uma "pontinha" de uma colher de café de fermento (menos que a metade)
Salsinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer
- Bata todos os ingredientes com um garfo, em uma tigela.
- Despeje a mistura na frigideira.
- Em fogo médio, cozinhe a omelete. A parte da borda fica pronta mais rapidamente, então, com uma espátula resistente ao calor (como as de silicone - não use as de plástico), vá "puxando" a parte das bordas para o centro conforme ela fica cozida. Puxe também a parte mais crua do centro para as bordas. O segredo é ir nivelando sua omelete.
- Agora vem outro truque. Quando o lado de baixo da omelete estiver cozido, está na hora de virá-la para terminar de cozinhar o outro lado. Para que a sua omelete fiquei inteirona na hora de virar, siga esse procedimento:
- Tire a frigideira do fogo. "Escorregue" a omelete para um prato. Coloque a frigideira de cabeça para baixo em cima da omelete, "tapando" o prato. Vire o prato para o outro lado, colocando a parte menos cozida da omelete em contato com a superfície da frigideira.
- Leve a frigideira de volta ao fogo por mais um tempinho, só até a parte de baixo terminar de cozinhar.
E é isso!
Quem tentar, me conta se funcionou.

Juliana Tiraboschi - Prato feito

Nenhum comentário:

Postar um comentário