domingo, 25 de setembro de 2011

Guido Mantega cobra resposta energética de autoridades para evitar crise



Guido Mantega cobra resposta energética de autoridades para evitar crise












Washington - O ministro da fazenda Guido Mantega disse, durante o comitê financeiro e monetário do Fundo Monetário Internacional, neste sábado, que a responsabilidade de gerenciar os riscos da estabilidade da economia mundial não pode ser apenas dos países desenvolvidos, mas de toda Zona do Euro, segundo informações da Reuters.

Mantega demonstrou preocupação ao afirmar que "a forte turbulência nos mercados financeiros e a queda na confiança podem causar outra recessão, especialmente nos Estados Unidos e na Europa."

- Se não houver uma resposta energética das autoridades, o melhor cenário para estes países parece ser uma estagnação econômica prolongada com alto índice de desemprego- disse Mantega.

O ministro Mantega disse que a situação é bastante parecida com a da crise de 2008. Os comentários de Mantega, ao solicitar decisões rápidas da Europa coincidem com declarações feitas por outros funcionários, como o secretário do tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, que definiu a crise atual como o maior risco à economia mundial.

Geithner interveio na última jornada da reunião anual do FMI, ao final da semana em que índice Dow Jones despencou 6,4%, registrando sua maior perda desde sua entrada no governo, em 10 de outubro de 2008, em plena crise financeira mundial.

O ministro recomendou que os governos europeus adotem políticas de estímulo fiscal que possam incentivar a atividade econômica, como aumentar o seguro desemprego, os gasto com a infraestrutura, e facilitar o refinanciamento hipotecário, sempre que tiverem fôlego fiscal para essas medidas.


Fonte: Jean-Louis Santini | AFP


Nenhum comentário:

Postar um comentário