
MOSCOU (Reuters) - O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, dividiu as funções do ministro das Finanças, Alexei Kudrin, que deixou o cargo, entre dois funcionários nesta terça-feira e apelou aos ministros para mostrar disciplina até que um novo governo seja formado.
Putin nomeou Anton Siluanov, um burocrata que foi vice de Kudrin, como ministro das Finanças interino e disse que o primeiro vice-premiê Igor Shuvalov assumirá as tarefas de Kudrin como vice-primeiro-ministro, supervisionando as questões financeiras do governo.
Ao explicar sua escolha por Siluanov, Putin disse numa reunião do governo: "ele é um bom especialista, e sua escolha foi, obviamente, acordada com o (presidente) Dmitry Anatolyevich Medvedev.
Esta é a nossa decisão conjunta."
Putin, que pretende voltar à Presidência numa eleição em março, disse no sábado que nomeará Medvedev como primeiro-ministro. Kudrin disse que não via um lugar para si no novo governo, o que levou Medvedev a demiti-lo.
Putin pediu a seus ministros que mostrem moderação antes das eleições parlamentares de dezembro e da votação de março.
"Eu peço a todos vocês para realizar seus deveres até o momento em que o novo governo seja formado, para mostrar disciplina e responsabilidade", disse Putin em seu primeiro encontro governamental desde que ele declarou publicamente suas ambições presidenciais.
Shuvalov, de 44 anos, chefiou a comissão do governo anticrise no auge da crise financeira de 2008-09, gerenciando o socorro estatal a empresas em dificuldades.
Ele é também um ombudsman para investidores estrangeiros.
Shuvalov terá a responsabilidade geral de funcionamento do Ministério das Finanças. As operações do dia-a-dia serão realizadas por Siluanov, que até agora supervisionava os orçamentos das 83 regiões da Rússia.
Kudrin consolidou um enorme poder no Ministério das Finanças, com o Tesouro e o Serviço Federal de Impostos reportando-se ao ministro.
Ele também participava do Conselho Bancário Nacional, órgão que supervisiona as operações do banco central.
A maioria dos analistas vê Siluanov como uma figura interina colocada na função até que Medvedev deixe o cargo de presidente, em março de 2012.
Fonte:Darya Korsunskaya e Gleb Bryanski
Nenhum comentário:
Postar um comentário