
A Rússia anunciou nesta quarta-feira que os fragmentos do satélite americano "UARS", que deixou de funcionar em 2005, cairão na próxima sexta no mar de Papua Nova Guiné.
"De acordo com dados que reunimos nesta manhã, a área de queda se encontra a 90 quilômetros ao noroeste de Port Moresby, no Mar de Coral. O tempo calculado é às 00h05 de Moscou (17h05 em Brasília)", disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo Alexei Zolotujin.
Na segunda-feira, os especialistas de um centro de controle do espaço aéreo das Forças Espaciais da Rússia anunciaram que a queda dos fragmentos era esperada para 23 de setembro no Oceano Índico.
O satélite de seis toneladas foi desenhado para medir as mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição. Em 1991 ele foi transportado pela nave Discovery, que voltou para a Terra há seis anos.
Os cientistas da Nasa calculam que o satélite se desintegrará ao entrar na atmosfera. Eles afirmam que embora nem todas as peças se desintegrem, a probabilidade de atingir alguma pessoa é extremamente pequena.
Fonte:EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário